Por que é recomendado o uso de cloro na hora de lavar verduras?


  • +A
  • -A

Frutas, legumes e verduras são indispensáveis para a alimentação de qualquer pessoa, tendo em vista os benefícios que promovem à saúde. Contudo, antes de consumi-los, é preciso higienizá-los adequadamente para eliminar os riscos de contaminação por parasitas. Uma das formas mais eficazes de lavar verduras e outros alimentos é utilizar o cloro diluído em água. “Todas as verduras devem ser higienizadas com soluções à base de cloro no intuito de eliminar as bactérias presentes no solo e que podem carregar doenças”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Dicas para lavar verduras

Segundo o especialista, quando não ocorre a adequada higienização das verduras, não há a eliminação de certos organismos ou substâncias potencialmente prejudiciais presentes nos alimentos, os quais podem carregar algumas doenças, tais como as gastroenterites e/ou intoxicações alimentares. Antes de utilizar o cloro, é importante fazer uma primeira lavagem apenas com água, para eliminar a camada mais superficial de impurezas.

No caso das frutas e dos legumes, especialmente, a limpeza pode exigir, de início, uma breve escovação da casca para a retirada das impurezas perceptíveis a olho nu. Já as verduras folhosas, especificamente, devem ser higienizadas com cloro, ficando de molho em uma solução. Esse processo deve durar cerca de 15 minutos.

Tratamento contra parasitoses intestinais

Caso alguém consuma esses alimentos sem a higienização adequada e acabar tendo algum problema intestinal, é importante, primeiramente, procurar um especialista para estabelecer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento. A partir daí, é necessário seguir rigidamente os cuidados de higienização dos alimentos para não voltar a ter problemas, e tratar a situação atual com medicamentos próprios, especialmente nos casos de parasitoses intestinais.     

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que é recomendado o uso de cloro na hora de lavar verduras?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.