É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?


  • +A
  • -A

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização dos alimentos!

Água sanitária também pode ser usada para limpar vegetais


“É recomendado usar uma solução de hipoclorito de sódio para
desinfetar alimentos que são consumidos crus. Essa solução pode ser adquirida pronta no supermercado e, geralmente, fica na seção de hortifrúti. Mas, também é possível usar a água sanitária comum”, afirma o gastroenterologista Stéfano Gonçalves Jorge. 

Caso opte pela água sanitária, deve-se diluir uma colher de chá (5ml) do produto para cada 3 copos de água potável (750ml). “Coloque os alimentos mergulhados completamente na solução por pelo menos 10 minutos, antes de enxaguar com água potável. Não use alvejante, pois embora alguns tenham apenas o hipoclorito da água sanitária, outros têm aditivos que podem ser tóxicos”, alerta o médico. 

Parasitas nem sempre são vistos a olho nu


É importante fazer essa higienização mesmo que você não esteja vendo nada de errado com os vegetais que comprou no mercado ou na feira. “Geralmente, os parasitas são microscópicos: um milhão deles caberia na cabeça de um alfinete. A infecção normalmente ocorre ao se ingerir ovos ou cistos, que são microscópicos, e não o verme em si”, informa o especialista. 

Segundo o gastroenterologista, todos os alimentos ingeridos crus devem ser lavados, incluindo legumes, verduras e frutas. Vale lembrar ainda que produtos crus não devem ser misturados com alimentos cozidos, que a água utilizada na limpeza deve ser potável e que as mãos, o ambiente da cozinha e todos os utensílios devem estar limpos de iniciar o preparo das refeições. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Stéfano Gonçalves Jorge

Dr. Stéfano Gonçalves Jorge

Gastroenterologia

CRM: 88173 / SP

TAGS
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.