Como deve ser o tratamento contra os parasitas que causam diarreia?


  • +A
  • -A

Vermes e protozoários são seres vivos pequenos (microscópicos, no caso dos protozoários), mas são capazes de causar graves problemas para o corpo humano. Eles são parasitas que, quando chegam ao intestino, podem dar início a uma infecção e causar azia, distensão abdominal e arroto constante, além de vômito, diarreia e desidratação nos quadros mais preocupantes. Ao perceber os primeiros sintomas, é fundamental procurar um médico para iniciar o tratamento.

Casos de parasitose e diarreia são tratados com medicação

“O tratamento deve ser feito com medicações específicas para o parasita, quando conseguimos identificá-lo, ou com uma medicação polivalente, quando esta identificação não é possível”, afirma o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano. Esses medicamentos começam a agir até quatro horas depois do consumo, impedindo a multiplicação do parasita ou até mesmo interrompendo seu ciclo de vida.

Além do tratamento medicamentoso, é importante também ter cuidado para evitar a chamada autoinfestação, que acontece quando o próprio indivíduo se recontamina. Para isso, é fundamental lembrar dos hábitos de higiene, como lavar as mãos depois de ir ao banheiro, ao chegar da rua e antes de manipular os alimentos na hora de preparar as refeições.

Beber água é importante nos casos de parasitose com diarreia

Caso o paciente contaminado por um parasita tenha diarreia, reforçar o consumo de água tratada também faz parte do tratamento contra parasitoses intestinais, já que a diarreia pode causar desidratação. Para os recém-nascidos, a amamentação deve ser mantida. Já as crianças devem ser ensinadas sobre a importância de lavar as mãos e de não colocar objetos, brinquedos e a mão na boca.

A alimentação, por sua vez, pode evitar agravamento do quadro, como explica o especialista: “A alimentação não ajuda no tratamento, mas o consumo de alimentos gordurosos, leite e derivados deve ser evitado por adultos na presença de qualquer tipo de diarreia, pois podem piorar os sintomas”, completa o médico. O mesmo vale para o café e o chá-mate.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dr. Fabio Luiz Maximiano

Gastroenterologia

CRM: 117078 / SP

TAGS
diarreia
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como deve ser o tratamento contra os parasitas que causam diarreia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.