Quais são os tipos de diarreia que existem?


  • +A
  • -A

A diarreia costuma ser classificada em dois tipos: aguda e crônica. Tais denominações se referem ao tempo de duração do quadro. Sendo assim, a diarreia aguda é aquela na qual os sintomas permanecem por até duas semanas, enquanto na crônica o incômodo é prolongado por um período que costuma durar entre três e quatro semanas.

 

Mais classificações e causas da diarreia

 


“Também podemos classificar as diarreias de acordo com as características de local envolvido do intestino, isto é, delgado ou grosso”, completa a gastroenterologista Marta Mitiko Deguti. “Em geral, as diarreias de intestino delgado são mais volumosas, enquanto as de intestino grosso manifestam-se com maior número de evacuações”.

Segundo a médica, a diarreia aguda é causada, geralmente, por vírus, bactérias ou algum outro parasita. Já a crônica pode indicar síndrome do intestino irritado ou até mesmo condições mais graves, como colites ulcerosas e doença de Crohn.

 

Riscos e tratamento da diarreia

 


Apesar de ser algo bastante comum e que, normalmente, não apresenta muitos riscos, a diarreia pode ser perigosa caso venha acompanhada de alguns sinais. “Se houver presença de febre, desidratação intensa, sangramento, prostração e perda de peso, além do tempo prolongado da doença, deve-se ficar preocupado e procurar ajuda médica com urgência”, recomenda Marta.

Como o principal dano causado pela diarreia é a desidratação, a medida mais recomendada para tratar o problema é a ingestão de líquidos, dos mais variados tipos. Água, sucos naturais, chás e água de coco são opções válidas. Além disso, é importante conversar com um médico, para saber se é necessária alguma medicação ou suplemento, que podem ajudar a controlar sintomas ou repor minerais perdidos durante o quadro.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marta Deguti

Dra. Marta Deguti

Gastroenterologia

CRM: 78966 / SP

TAGS
diarreia
suplementos
zinco

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Quais são os tipos de diarreia que existem?"

Marlise Barbosa Pereira

Oi,meu marido tem diarréia todos os dias,uma vez por dia à dois meses, já foi no médico e ele deu um remédio para flora intestinal, será que isso é grave? Preciso procurar um especialista?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marlise, conforme afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos, a duração da diarreia pode “variar entre cinco e sete dias”; contudo, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda. O ideal é que seu esposo continue com o tratamento e consulte com um médico para que ele possa acompanhar o quadro indicar o tratamento adequado. Abraços.

Edna

Estou com diarréia a mais de duas semanas, já tomei reboflor e remédio para vermes e nada dela passar, a única coisa que melhorou foi comer ,vai parecer exagero mas como umas 8 goiabas no dia que ajudou muito pouco, não sei se tem relação mas até minha hemorróida inflamou , tem alguma coisa que possa fazer sem procurar um médico .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edna, é complicado indicar alguma conduta sem acompanhar o caso clínico. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa indicar a conduta mais adequada para o tratamento. Desejamos melhoras.

Elediane

Olá eu estou com diarreias faz 5 dias, a vezes minha diarréia está pastosa e líquida .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elediane, realize uma consulta com o médico gastroenterologista para que ele possa te auxiliar. Melhoras.

Sergio Alberto

Eu estou com diarreia ha 5 dias. Nao sinto dores da barriga. As vezes quando acordo apanho minha roupa suja. O que e?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sergio, o indicado é uma consulta médica, somente com exames poderá ser prescrito o tratamento correto. Desejamos melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.