Quais são os tipos de diarreia que existem?


  • +A
  • -A

A diarreia costuma ser classificada em dois tipos: aguda e crônica. Tais denominações se referem ao tempo de duração do quadro. Sendo assim, a diarreia aguda é aquela na qual os sintomas permanecem por até duas semanas, enquanto na crônica o incômodo é prolongado por um período que costuma durar entre três e quatro semanas.

 

Mais classificações e causas da diarreia

 


“Também podemos classificar as diarreias de acordo com as características de local envolvido do intestino, isto é, delgado ou grosso”, completa a gastroenterologista Marta Mitiko Deguti. “Em geral, as diarreias de intestino delgado são mais volumosas, enquanto as de intestino grosso manifestam-se com maior número de evacuações”.

Segundo a médica, a diarreia aguda é causada, geralmente, por vírus, bactérias ou algum outro parasita. Já a crônica pode indicar síndrome do intestino irritado ou até mesmo condições mais graves, como colites ulcerosas e doença de Crohn.

 

Riscos e tratamento da diarreia

 


Apesar de ser algo bastante comum e que, normalmente, não apresenta muitos riscos, a diarreia pode ser perigosa caso venha acompanhada de alguns sinais. “Se houver presença de febre, desidratação intensa, sangramento, prostração e perda de peso, além do tempo prolongado da doença, deve-se ficar preocupado e procurar ajuda médica com urgência”, recomenda Marta.

Como o principal dano causado pela diarreia é a desidratação, a medida mais recomendada para tratar o problema é a ingestão de líquidos, dos mais variados tipos. Água, sucos naturais, chás e água de coco são opções válidas. Além disso, é importante conversar com um médico, para saber se é necessária alguma medicação ou suplemento, que podem ajudar a controlar sintomas ou repor minerais perdidos durante o quadro.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marta Deguti

Dra. Marta Deguti

Gastroenterologia

CRM: 78966 / SP

TAGS
diarreia
suplementos
zinco

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Quais são os tipos de diarreia que existem?"

Marlise Barbosa Pereira

Oi,meu marido tem diarréia todos os dias,uma vez por dia à dois meses, já foi no médico e ele deu um remédio para flora intestinal, será que isso é grave? Preciso procurar um especialista?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marlise, conforme afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos, a duração da diarreia pode “variar entre cinco e sete dias”; contudo, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda. O ideal é que seu esposo continue com o tratamento e consulte com um médico para que ele possa acompanhar o quadro indicar o tratamento adequado. Abraços.

Edna

Estou com diarréia a mais de duas semanas, já tomei reboflor e remédio para vermes e nada dela passar, a única coisa que melhorou foi comer ,vai parecer exagero mas como umas 8 goiabas no dia que ajudou muito pouco, não sei se tem relação mas até minha hemorróida inflamou , tem alguma coisa que possa fazer sem procurar um médico .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edna, é complicado indicar alguma conduta sem acompanhar o caso clínico. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa indicar a conduta mais adequada para o tratamento. Desejamos melhoras.

Elediane

Olá eu estou com diarreias faz 5 dias, a vezes minha diarréia está pastosa e líquida .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elediane, realize uma consulta com o médico gastroenterologista para que ele possa te auxiliar. Melhoras.

Sergio Alberto

Eu estou com diarreia ha 5 dias. Nao sinto dores da barriga. As vezes quando acordo apanho minha roupa suja. O que e?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sergio, o indicado é uma consulta médica, somente com exames poderá ser prescrito o tratamento correto. Desejamos melhoras.

Vanessa

Olá, meu bebe tem 1 ano 04 meses e pesa aprox 12kg, esta com um tipo de diarreia pelo menos 15 dias, antes ela era bem liquida e esfarelenta, agora ela esta pastosa e liquida ao mesmo tempo, já tomou repoflor, depois simbioflora, agora esta tomando remedio para vermes anita, ja consultei dois pediatras e falaram que não precisa se preocupar pois ele é saudavel e esta hidratado, porém marcamos uma consulta com um gastro, mas só pro final do mês.Será que tem algum risco se ele ficar assim até lá? Pensei que podia ser o leite ninho fases mas ele toma ja faz bastante tempo, será pode ser? devo cortar? ele toma 210ml a noite e 210 pela manhã.Desde já agradeço imensamente pela ajuda.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Vanessa. Muito obrigado por compartilhar conosco a sua dúvida. Como a senhora já consultou o seu bebê em 2 pediatras, é recomendado que a senhora siga as orientações dos especialistas. Que bom que houve um diagnóstico positivo, ficamos felizes por saber que seu bebê está saudável e hidratado. Aconselhamos que não tome nenhuma decisão precipitada. Seria interessante a senhora comentar com o gastro sobre essa insegurança, a respeito do leite ninho, ele conseguirá dar uma opinião mais completa. Ficamos felizes que seu bebê já esteja em tratamento. Torcemos pela melhora dele. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.