O que é a síndrome do intestino irritável?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Caroline Camargo
- +A
- -A
A síndrome do intestino irritável é um distúrbio digestivo e caracterizado por alterações motoras e sensitivas do intestino, ligadas ao sistema nervoso central. Por se tratar de um distúrbio funcional, a gastroenterologista Caroline Camargo afirma que o problema não é frequentemente observado em exames laboratoriais, radiografias nem em endoscopias.
Síndrome do intestino irritável provoca dor e diarreia
A síndrome altera as contrações dos músculos que revestem o intestino, que podem ser mais fracas ou mais fortes, além de aumentar sua duração, interferindo na digestão do alimento. “O principal sintoma da síndrome do intestino irritável é a dor abdominal crônica e recorrente, associada à alteração do hábito intestinal, podendo ter padrão de diarreia ou de constipação”, aponta a médica. Outro sintoma do problema é o aumento da flatulência.
A síndrome do intestino irritável é uma doença cujas causas ainda não foram totalmente esclarecidas. “Entretanto, admite-se que o distúrbio tenha um caráter multifatorial, consequente a anormalidades do eixo cérebro-intestino, como hipersensibilidade visceral, alteração da microbiota intestinal, fatores psicossociais e imunológicos”, explica Caroline. Alguns alimentos, como feijão, leite, chocolate e especiarias, também costumam estar envolvidos no surgimento de sintomas da síndrome.
Mudanças na alimentação ajudam a tratar a síndrome do intestino irritável
Segundo a profissional, o controle da síndrome do intestino irritável começa com um bom relacionamento entre o médico e o paciente. O especialista deve tranquilizar seu paciente em relação ao caráter benigno da doença. O tratamento da síndrome envolve uma série de medidas que visam aliviar os sintomas e, assim, reduzir o desconforto.
“O tratamento da síndrome é realizado por meio de medicamentos, utilizados nos períodos sintomáticos da doença, visando corrigir alterações da motricidade intestinal e hipersensibilidade visceral, além de probióticos e psicoterapia”, destaca a gastroenterologista. Alguns alimentos que podem desencadear ou contribuir para o surgimento dos sintomas também devem ser evitados.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Caroline Camargo
Gastroenterologia
CRM: 52-92904-2 / RJ
- 8 comentários para "O que é a síndrome do intestino irritável?"
-
Ivonildes Ana da Costa
Bom dia doutoria peço uma ajuda ….faz alguns dias que venho tenho muito cólica no intestino e um barulho na barriga … acompanhado de fortes gases … passei no médico pedir uma colonoscopia … ele achou melhor fazer a tomografia …abedome total …. ele me falou que esse exame ver tudo até o intestino …fiz a tomografia não Deu nada …..e contenui sentindo a mesma coisa … tenho refluxo pode ser do reflexo ….qual exame acharia melhor Eu fazer?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Ivonildes. Os exames devem ser solicitados pelo profissional. Desta forma, o ideal é você retornar em consulta e relatar ao médico que os incômodos ainda persistem, para que seja reavaliado pelo mesmo e analisado meios de tratamento que visa amenizar estes sintomas. Estimamos melhoras!
-
Cristiane
Olá ! Eu tenho diagnóstico anterior a gestação de síndrome do intestino irritável mas agora grávida está pior eu tenho cólicas todos os dias elas vem e vão as vezes fracas e as vezes mais intensas ! Já fui na obstetra e não tem relação com útero ! O que pode ser feito durante a gestação pra aliviar essas cólicas ?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Cristiane. A síndrome do intestino irritável é um distúrbio digestivo e caracterizado por alterações motoras e sensitivas do intestino, ligadas ao sistema nervoso central. “O tratamento da síndrome é realizado por meio de medicamentos, utilizados nos períodos sintomáticos da doença, visando corrigir alterações da motricidade intestinal e hipersensibilidade visceral, além de probióticos e psicoterapia”, destaca a Dra. Carolina Camargo na matéria. Alguns alimentos que podem desencadear ou contribuir para o surgimento dos sintomas também devem ser evitados. Neste caso deve verificar com o especialista o melhor tratamento para seu caso e quais alimentos evitar. Estimamos melhoras.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.