Roer as unhas é um fator de risco para a contaminação de parasitas intestinais?


  • +A
  • -A

Os parasitas intestinais acometem o organismo quando o indivíduo entra em contato direto com as larvas infectantes. Estas podem estar presentes em alimentos, água, solo e fezes. Sendo assim, existe a possibilidade de alguém manusear algo que está contaminado, acumular os agentes infectantes embaixo das unhas e, ao roê-las, colocar em risco a saúde.

Importância de manter as mãos sempre higienizadas


“O ato de roer unhas é um fator de risco para contaminação de parasitas intestinais, uma vez que funciona como transporte de germes que vivem embaixo da superfície da unha até a boca”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Por isso, é muito importante ter sempre bastante atenção à higiene das mãos e de todo o corpo.  

“É necessária uma boa higiene das mãos, principalmente após utilizar o banheiro, com o intuito de evitar a inadvertida contaminação com parasitas presentes nas fezes, os quais podem se alojar em superfícies, como embaixo das unhas”, afirma o médico. Após manusear alimentos, objetos e qualquer outra coisa que possa estar contaminada, também é fundamental lavar bem as mãos.

A lavagem das mãos é importante ainda para não contaminar a comida que será posteriormente consumida. Isso porque, durante o preparo, você manuseia os alimentos. Logo, a sujeira das mãos e das unhas afetará diretamente o que se come e, consequentemente, sua própria saúde.

Tratamento medicamentoso contra parasitoses intestinais


Além desses cuidados com a higiene, a prevenção e o
tratamento contra quaisquer tipos de parasitoses intestinais também pode necessitar do uso de medicamentos específicos. Os remédios indicados pelos especialistas são os antiparasitários. A duração desse tratamento medicamentoso vai depender do quadro e será adequadamente estabelecida pelo médico.    

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Roer as unhas é um fator de risco para a contaminação de parasitas intestinais?"

Gi

É um péssimo hábito… Concordo. Recomendo um de nossos conteúdos sobre saúde também> https://www.drentrega.com.br/bem-estar/seu-figado-esta-saudavel

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.