Quais são os riscos de mergulhar em uma praia imprópria para banho?

  • +A
  • -A

Em uma praia imprópria para banho, existe uma quantidade bastante alta de micro-organismos infecciosos, principalmente coliformes fecais (bactérias provenientes de contaminação fecal), o que está diretamente ligado à presença de esgoto. Ao entrar nessa água contaminada, o indivíduo está se colocando em alto risco de adquirir doenças que cursam com sintomas nada agradáveis.  

 

Principais riscos de entrar em contato com água imprópria para banho

 

“Quando se fala em contaminação fecal na água, isso significa que há presença de germes considerados patogênicos, como a salmonela, que pode te deixar com diarreia por uma semana, vômito e febre. Em relação aos vírus, podemos destacar o norovírus e o rotavírus, que também provocam diarreia e vômito, além de dor de cabeça bastante forte”, informa o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o “Doutor Bactéria”.

Segundo o especialista, bactérias como a Escherichia coli encontradas em uma praia imprópria podem provocar até mesmo falência total de órgãos, problemas de hemorragia intestinal e presença de sangue na urina. Quanto à diarreia, a preocupação maior fica por conta das crianças, pois para elas o risco de desidratação é mais grave.

É interessante destacar que a água considerada própria para banho também conta com esses micro-organismos, porém em quantidade menor. Quanto mais baixo for o volume desses agentes na água, melhor é o índice de balneabilidade de determinada praia. “De acordo com o nível da presença desses germes, é que vamos classificar a água como própria ou imprópria”, afirma o profissional.

 

Como evitar os riscos da água de praia imprópria?

 

Para evitar a contaminação e os problemas de saúde consequentes, é importante tomar alguns cuidados, conforme explica o biomédico: “Para começar, não se deve nunca levar animais à praia. Caso haja alguma bandeira indicando que o local é impróprio para banho, jamais entrar na água, especialmente com crianças. Inclusive, é melhor nem frequentar essas praias, pois a água pode também contaminar a areia e aí se alguma criança leva isso à boca pode haver problemas”.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Roberto Figueiredo

Dr. Roberto Figueiredo

Biomedicina

CRM: CRBM: 1003 / SP

TAGS
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os riscos de mergulhar em uma praia imprópria para banho?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.