Quais os riscos que podem surgir se a diarreia não for tratada?

  • +A
  • -A

Apesar de normalmente não ser considerado um problema grave, um quadro de diarreia apresenta alguns riscos, especialmente quando não é tratado. “A diarreia, quando não tratada, pode levar à desidratação e perda de peso importante. Além disso, pode indicar sinais e sintomas de má absorção de alguns nutrientes”, comenta o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Diarreia não tratada pode levar até à morte


Segundo o médico, essa má absorção de nutrientes tende a provocar problemas de saúde, tais como anemia carencial (deficiência de ferro, ácido fólico, vitamina B12), doenças ósseas (deficiência de cálcio) e alterações na pele (deficiência de vitamina B3). “Essas doenças surgem porque a diarreia não tratada deixa o paciente com a imunidade baixa”, completa Carlos.

Um quadro de diarreia pode até mesmo levar uma pessoa à morte, em casos mais graves. “A diarreia, quando não tratada adequadamente e, principalmente, que ocorre em crianças, idosos e imunossuprimidos, pode levar a estados de desidratação grave, com choque hipovolêmico ou outras situações, como choque séptico”, afirma o médico.

Causas e tratamentos da diarreia


Normalmente, a diarreia ocorre pela infecção de vírus, bactérias ou outros parasitas que invadem o organismo, mas também pode ser causada por infecção alimentar e uso de remédios, como antibióticos e laxantes que contenham magnésio. Ingerir água ou alimentos contaminados, além do consumo de álcool e cigarros em excesso também podem contribuir neste sentido.

Como é provocada por diversas causas, o tratamento é definido de acordo com cada situação. No entanto, ele costuma ser paliativo, com a recomendação da ingestão de líquidos a fim de combater a desidratação, o risco mais imediato causado pela diarreia. Ainda assim, é importante conversar com um médico que, dependendo da seriedade do quadro, pode receitar algum medicamento ou suplemento nutricional.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
alimentacao
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "Quais os riscos que podem surgir se a diarreia não for tratada?"

Edimar

Bom dia!!!estou com disitiria pelo terceiro dia, e hj to percebendo que to indo mais ao banheiro..Oque devo fazer para parar com isso?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edimar. De acordo com o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos é muito importante manter-se hidratado e manter uma dieta equilibrada. Lembrando que na persistência dos sintomas deve-se procurar um médico para investigar a causa e o melhor tratamento. Para saber mais recomendamos a leitura da seguinte matéria: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas-digestivos/quanto-tempo-dura-diarreia. Estimamos melhoras!

Leila cordeiro

Estou com diarréia a 2 meses, so agora consegui marcar uma consulta mas acho que vai ser suspensa por causa do coronavirus. Preciso de orientação

Marluce Miranda

Já tomei antibiótico , remédio direcionado à diarréia , remédios caseiros e não houve melhoras . Não sinto nada , somente barulhos na barriga .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marluce. Recomendamos que passe pela avaliação de um especialista para melhor investigação e tratamento no seu caso. Existem vários mecanismos que fazem essas doenças provocarem diarreia. “Resumidamente, temos dois principais: lesão na célula intestinal ou incapacidade na quebra dos nutrientes dos alimentos, o que deixa o conteúdo das fezes rico em substâncias que puxam água para a luz intestinal, levando a uma diarreia”, comenta o Dr. Fabio Luiz Maximiano. Recomendamos a leitura desta matéria sobre o assunto: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas-digestivos/doencas-causar-diarreia. Melhoras.

Sandra Renata de Souza

O pai dos meus filhos está com diarreia há um mês foi internado saiu do hospital e continua a diarreia ele bebe e fuma está muito magro o que fazer nesses casos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sandra. A causa da diarreia, pode está relacionada à vários fatores, como parasitose intestinal, intolerâncias alimentares ou a medicamentos e também pode ser causas inflamatórias. É muito importante que ele retorne ao médico e relate o acontecido, pois desta forma ele terá um diagnóstico preciso. Desejamos melhoras!

Sol

Maravilhoso todos os esclarecimentos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sol. Ficamos felizes que tenha gostado. Continue acompanhando nossas matérias. Abraços!

Eduardo

Boa noite , tô com uma diarréia a meses , as vezes corta e semana depois volta , já cortei o leite e as vezes acumula muito gases , as fezes sai muito escuro liquida

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Eduardo. É imprescindível que você procure ajuda médica para descobrirem a causa dessa diarreia e poder tratá-la adequadamente. A longa duração da diarreia pode causar desidratação, anemia, perda de peso e imunodeficiência. Deixo aqui uma sugestão de leitura: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas-digestivos/desidratacao-sintomas-riscos-diarreia. Estimamos melhoras. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.