É necessário ficar de repouso durante a recuperação da diarreia?


  • +A
  • -A

A diarreia é um problema de saúde muito comum em crianças. Causado geralmente por infecções, suas principais características são as evacuações frequentes e a perda da consistência das fezes. Para que o corpo se recupere da diarreia completamente, é necessário adotar alguns cuidados e medidas.

Repouso é recomendado durante tratamento da diarreia em crianças


De acordo com a gastroenterologista Amanda Buchmann, o repouso é uma dessas medidas. “
Quando a diarreia faz parte de um quadro viral, ela pode vir acompanhada de febre ou prostração, impossibilitando que o paciente realize suas atividades normais e, consequentemente, fazendo com que necessite de repouso”.

Além disso, mesmo na ausência de uma infecção viral, o próprio quadro de diarreia já é capaz de atrapalhar uma pessoa a fazer suas atividades habituais, porque será necessário interrompê-las para ir ao banheiro. Caso a situação seja mais intensa, a diarreia poderá ainda desidratar o paciente, o que também demandará repouso.

Cuidados com a alimentação aceleram recuperação da diarreia


Como a desidratação é uma das principais consequências da diarreia, a recuperação do quadro passa necessariamente pelo aumento da ingestão de água. “A hidratação e a reposição adequadas dos eletrólitos e
nutrientes perdidos na diarreia são essenciais para a recuperação do organismo. Algumas vezes, a administração de probióticos e alguns antibióticos se faz necessária”, recomenda a especialista.

A alimentação pode ajudar nesse processo, mas também atrapalhar. Durante o repouso e a recuperação, é necessário evitar certos alimentos que podem piorar a diarreia, como doces e produtos gordurosos, e acrescentar outros, ricos em zinco, que ajudam a acelerar a melhora do corpo, como carnes, leite sem lactose e grãos integrais.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Buchmann

Dra. Amanda Buchmann

Gastroenterologia

CRM: 52918555 / RJ

TAGS
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É necessário ficar de repouso durante a recuperação da diarreia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.