Por que bebidas como refrigerantes podem aumentar a produção de gases intestinais?


  • +A
  • -A

Refrigerantes são bebidas que concentram quantidade significativa de gás, então, apenas por essa razão, a ingestão desse tipo de bebida aumenta a produção e liberação de gases pelo corpo. Contudo, este não é o único fator que contribui nesse contexto, já que outros componentes da bebida também propiciam a formação de gases no intestino.  

 

Formação de gases no intestino após o consumo de refrigerante

 


“A formação de gases intestinais
relacionados à ingestão de refrigerantes se deve tanto pela grande quantidade de gás carbônico presente nestas bebidas, quanto pela fermentação de outros componentes, tais como açúcar, que acontece no intestino”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

O especialista explica que o açúcar presente nos refrigerantes, ao ser digerido e chegar no intestino, é fermentado por bactérias, com consequente formação de gases intestinais. “Nos refrigerantes, há grande quantidade de açúcar e também de sódio, os quais podem predispor ou piorar algumas doenças, tais como hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus”, completa Sousa. “O excesso de gases pode causar desconfortos, como dor abdominal, cólicas e flatulência”.

 

Riscos do consumo de refrigerante em excesso

 


Por mais que os refrigerantes contenham diversos elementos que estimulem a produção de gases no corpo, isso não quer dizer que seu consumo deva ser interrompido, especificamente por essa razão. “A produção excessiva de gases não necessariamente estará presente em
todos que ingerem refrigerante. Desta forma, os que não sofrem por excesso de gases podem continuar tomando refrigerante”, afirma.

Mesmo assim, a ingestão de refrigerantes traz uma série de outras consequências negativas, relacionadas à grande quantidade de açúcar e sódio presentes nestes produtos. Por isso, é recomendado reduzir ao máximo o consumo dessa bebida, preferencialmente com a substituição do refrigerante pelo suco natural de frutas ou água.

 

Dr. Alexandre de Sousa Carlos é médico gastroenterologista clínico formado pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-SP: 122226

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que bebidas como refrigerantes podem aumentar a produção de gases intestinais?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.