Em quanto tempo você passa a sentir os efeitos do tratamento contra parasitoses intestinais?

  • +A
  • -A

As parasitoses intestinais são, segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), um problema de saúde grave entre os países em desenvolvimento. São infecções causadas por vermes e protozoários que se depositam no intestino humano. Para aliviar os sintomas e evitar complicações, é importante procurar ajuda médica para iniciar o tratamento contra parasitoses intestinais, que não costuma demorar muito para fazer efeito.

Tratamento contras parasitoses intestinais promove melhora em poucos dias


“Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.
Diarreia, vômitos, enjoos, febre e dores abdominais são alguns dos sintomas que o tratamento combate.  

Já a duração total do tratamento contra parasitoses intestinais varia de acordo com o tipo de parasita. “Existem tratamentos que são feitos em dose única, ou seja, que duram apenas um dia, e outros que duram três dias. De forma geral, para as principais parasitoses sem complicações, a terapia não ultrapassa cinco dias”, explica a médica.

Medicações e medidas de higiene fazem parte do tratamento


As principais medidas do tratamento das parasitoses intestinais, segundo Doutora Diana, envolvem hábitos para
evitar a autoinfestação. Um dos principais exemplos é manter as mãos sempre higienizadas com água e sabão, mas principalmente antes de comer e manipular alimentos e depois de ir ao banheiro.

No entanto, o uso de medicações também é uma parte importante do tratamento contra parasitoses intestinais. O médico pode indicar antiparasitários específicos, medicações que atacam diretamente os parasitas, e medicamentos para o controle dos sintomas, como antidiarreicos, antigases e antiespasmódicos.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI): https://www.infectologia.org.br/pg/827/parasitoses-intestinais

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Diana Ventura

Dra. Diana Ventura

Infectologia

CRM: 5272472-6 / RJ

TAGS
diarreia
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Em quanto tempo você passa a sentir os efeitos do tratamento contra parasitoses intestinais?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.