Em quanto tempo você passa a sentir os efeitos do tratamento contra parasitoses intestinais?

  • +A
  • -A

As parasitoses intestinais são, segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), um problema de saúde grave entre os países em desenvolvimento. São infecções causadas por vermes e protozoários que se depositam no intestino humano. Para aliviar os sintomas e evitar complicações, é importante procurar ajuda médica para iniciar o tratamento contra parasitoses intestinais, que não costuma demorar muito para fazer efeito.

Tratamento contras parasitoses intestinais promove melhora em poucos dias


“Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.
Diarreia, vômitos, enjoos, febre e dores abdominais são alguns dos sintomas que o tratamento combate.  

Já a duração total do tratamento contra parasitoses intestinais varia de acordo com o tipo de parasita. “Existem tratamentos que são feitos em dose única, ou seja, que duram apenas um dia, e outros que duram três dias. De forma geral, para as principais parasitoses sem complicações, a terapia não ultrapassa cinco dias”, explica a médica.

Medicações e medidas de higiene fazem parte do tratamento


As principais medidas do tratamento das parasitoses intestinais, segundo Doutora Diana, envolvem hábitos para
evitar a autoinfestação. Um dos principais exemplos é manter as mãos sempre higienizadas com água e sabão, mas principalmente antes de comer e manipular alimentos e depois de ir ao banheiro.

No entanto, o uso de medicações também é uma parte importante do tratamento contra parasitoses intestinais. O médico pode indicar antiparasitários específicos, medicações que atacam diretamente os parasitas, e medicamentos para o controle dos sintomas, como antidiarreicos, antigases e antiespasmódicos.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI): https://www.infectologia.org.br/pg/827/parasitoses-intestinais

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Diana Ventura

Dra. Diana Ventura

Infectologia

CRM: 5272472-6 / RJ

TAGS
diarreia
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

126 comentários para "Em quanto tempo você passa a sentir os efeitos do tratamento contra parasitoses intestinais?"

lays

meu filho de 3 anos tomou o albendazol por 5 dias melhorou o apetite e a coceira , porém já faz 4 dias e ele continua sentindo muita dor abdominal é normal ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Lays. Enviamos um e-mail para ter mais informações sobre seu relato. Até breve!

johnneberg

Então,a minha dúvida é justamente a mesma da participante Lays. Meu filho tem 3 anos de idade e alguns meses,e também tomou Secnidazol e mesmo após dias de ter terminado o tratamento, ele continua vez por outra reclamando de dores abdominais.

Francisco vsilva

Nessesita tomar vitaminas apois o tratamento?

Estou fazendo o tratamento com abendazol, secnidazol pois estou sentindo coceira no anos e a vários dias parece que os vermes estão querendo sair pela boca. Sinto na garganta. Três dias que comecei e não sinto melhora

undefined

CUIDADOS PELA VIDA

Olá. Enviamos um e-mail para ter mais informações sobre seu relato. Até breve!

Daniele

Olá meu nome é Daniele, gostaria de saber se depois de tomar o remédio de verme eu poderia tomar complexo b?

Juliety

Tomei Albenazol por 5 dias mais ainda estou com sintomas, enjoada, dor de barriga com vários pontinhos brancos na fezes e com coceira o que fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Juliety. Lhe enviamos um e-mail para ter mais detalhes sobre seu relato. Até logo.

Severino

Tomei albendazol a 7dias as minhas fezes estão saindo muito escura que tenho que fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Severino. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Severino

Pode

Antonio marcio ferreira de moura

Tenho gastrite refluxo tomei o albendazol deu verme no exame 3 comprimido tomei dois o que sentia sumiu dps voltou tudo de novo falta o nariz entupo sem tá gripado um bolo na garganta dor leve no estômago Esso é o feito do remédio

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Antônio Márcio. Lhe enviamos um e-mail para ter mais informações sobre seu relato. Até logo.

Sidnei M do Nascimento

Olá em véspera de fim do ano de 2019 fiz uns exame de sangue fezes e urina e constou verme eu tomei o vermifungo Annita..e posteriormente a esse tratamento até a realidade atual passei a ter sérios sintomas intestinal..muitos alimentos que consumia hoje se insistir tenho mau estar e ao mesmo tempo vontade de ir ao banheiro..sinto fadiga. Moleza.Fazendo uma pesquisa referindo 9 sintomas que possa ser causado por verme.Resumindo como eu havia dito isso tudo começou após tomar vermifungo.Gostaria de saber se existe possibilidade de tomar lombrigueiro..e ser ineficiente ao tratamento, Ou possa ser uma salutaria ..Gostaria de uma análise sobre esses relato.

UECICLEI RIBEIRO BORGES

Tou sentindo muita dor abdominal pode ser verme?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.