Quanto tempo costuma durar um surto de diarreia?

  • +A
  • -A

Os casos de diarreia apresentam, em geral, duração curta e são autolimitados. “Este período costuma variar entre cinco e sete dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Contudo, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda.

 

Perigos e causas dos tipos de diarreia

 


Segundo o médico, o tempo não é o maior determinante de gravidade na diarreia. O que faz com que ela seja considerada perigosa é a presença de sinais de alarme, tais como
desidratação, vômitos constantes, febre alta persistente, sangue ou muco nas fezes e perda ponderal importante.

Tanto a diarreia persistente (mais longa) quanto a aguda (mais curta) apresentam causas semelhantes, sendo as infecciosas (por vírus, bactérias e protozoários) as mais frequentes. “Daí a necessidade do tratamento de suporte (hidratação com dieta) e uso de antibióticos e/ou antiparasitários (em casos de giardíase, amebíase)”.

 

Tratamento para diarreia depende da seriedade do quadro

 

Os tratamentos das diarreias de duração breve e prolongada são individualizados, devido às particularidades de cada uma. “A diarreia de curta duração deve ser tratada apenas com medidas de suporte (hidratação, dieta e sintomáticos), enquanto as mais prolongadas necessitam de exames complementares em busca da etiologia específica e do  tratamento direcionado”. A suplementação de zinco também pode ser indicada, para ajudar a repor esse mineral importante no organismo.

A diarreia persistente (ou crônica) costuma durar entre três e quatro semanas e pode indicar males como a síndrome do intestino irritado ou outros mais graves, tais quais a doença de Crohn e colites ulcerosas. Tanto ela quanto a aguda podem ser amenizadas com a adoção de práticas saudáveis. Manter uma dieta balanceada, por exemplo, pode acelerar a recuperação.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
alimentacao
diarreia
zinco

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

66 comentários para "Quanto tempo costuma durar um surto de diarreia?"

Celia

Bom dia doutor. Meu neto de 6 meses esta com virose, ficou 7 dias com diarreia e uma assadura na carne viva, quando estava melhorando começou a vomitar. E agora esta com diarréia de agua e vomitando e chora muito. Vai ao PS faz exame de sangue so da virose toma soro intravenal e volta pra casa isso ja a terceira vez. Por quanto tempo dura essa situação? E oq devemos fazer? Estamos desesperados. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Celia, conforme afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos, a duração da diarreia pode “variar entre cinco e sete dias”; contudo, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda. O ideal é continuar com o tratamento e consulta com o médico para que ele possa acompanhar o quadro indicar o tratamento adequado. Melhoras ao seu neto. Abraços.

Marta

Meu filho tem dois anos e tres meses esta com diarreia ja faiz sete dias ja levei no p a disem que é normal ja tirei alimentos pessados n Sei o que fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marta, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda. O ideal é continuar com o tratamento e consulta com o médico para que ele possa acompanhar o quadro indicar o tratamento adequado. Melhoras para o seu filho.

Tamires lampert

Meu marido está mas de um mês com diarréia e não passa o que podemos fazer já fez uns tratamento e não adiantou.o que faço?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tamires, o ideal é que ele retorne em consulta com o médico para que ele possa acompanhar o quadro indicar o tratamento adequado. Melhoras para o seu esposo.

Caio ryan

Quanto dura uma diarreia simples ???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Caio, conforme afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos, a duração da diarreia pode “variar entre cinco e sete dias”; contudo, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda. Caso a diarreia persista, o ideal é consultar o médico para que ele possa acompanhar o quadro indicar o tratamento adequado. Abraços.

Andréia

Meu bebe tem 5 meses esta com diarréia a 14 dias fui ao pediatra ele passou enterogermina e soro. Como não houve melhora fui na Santa casa o médico passou sulfametoxazol faz 4 dias e não vejo melhora o que devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Andréia, o ideal é que retorne em consulta com o médico pediatra para que ele possa acompanhar o quadro e indicar o tratamento adequado. Melhoras para o seu filho.

Francisca andriella

Estou gestante de 34 semanas,e estou com uma diarreia fortíssima á 5 dias,é o pior são as dores na barriga,q chega até ficar dura,queria saber se é normal,já q fui no PS no primeiro dia,e a Dra.me passou buscopam na veia,e buscoduo p dores,sendo q isso não me ajudou em nada até agora….o q faço???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Francisca, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda. O ideal é realizar uma consulta com o médico para que ele possa acompanhar o quadro indicar o tratamento adequado. Melhoras.

Nicholas

Oi meu nome é Nicholas e eu estou com um diarreia pra morrer ela começou hoje mesmo e ela começou depois que eu comi um ovo, eu acho q o ovo me deu diarreia o que vocês acham?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nicholas, a causa mais comum da diarreia é a infecção por vírus, bactérias ou outros parasitas que invadem o organismo, comprometendo os órgãos do sistema gastrointestinal. Contudo, a doença também pode ocorrer por intoxicação alimentar e até mesmo pela ação de medicamentos, como antibióticos ou laxantes que contenham magnésio. Tente realizar uma consulta com o médico para que ele possa indicar a conduta adequada para o seu caso. Melhoras.

taylor

oi estou com diarreia faz 4 dias comecei com vomito e diarreia suspeita de virose ja fui ao medico 2 vezes e tomei soro na veia o vomito melhorou no segundo dia mas a diarreia continua estou tomando remedios em casa e de vez em quando eu paro de ir ao banheiro por mais de 5 ou 10 horas porem quando eu vou ao banheiro começo a diarreia denovo{no terceiro dia eu estava tomando o remedio floratil dai eu estava melhorndo ate que tomei o remedio na hora errada sem querer acordei hoje om diarreia denovo}oque acham?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Taylor, conforme afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos, a duração da diarreia pode “variar entre cinco e sete dias”; contudo, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda. O ideal é continuar com o tratamento e consulta com o médico para que ele possa acompanhar o quadro e indicar o tratamento adequado. Melhoras.

Giliarde

Oi estou com muito dor corpo estômago e diarréia febre fui ao medico so passo paracetamol o que devo fazer nao consigo comer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Giliarde, tente realizar uma consulta com o gastroenterologista para que ele possa identificar o quadro que levou à formação deste sintoma e assim te indique um tratamento adequado. Melhoras.

gilberto

To com uma diarreia vou no banheiro e só sai água … dei ate febre e dor no estomago bem depois das refeições. ..oq eu faço ????? ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gilberto, procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta para que o médico possa identificar o motivo dos sintomas e indique a conduta adequada. Melhoras.

Lia

Olá estou com diarréia forte a uma semana , estou fazendo tudo o que o médico indicou, líquido,soro, alimentos leves, medicação pra dor febre e vômitos. Não houve melhora, oque faço

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lia, conforme afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos, a duração da diarreia pode “variar entre cinco e sete dias”; contudo, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda. O ideal é continuar com o tratamento e consulta com o médico para que ele possa acompanhar o quadro e indicar o tratamento adequado. Melhoras.

Jonatas Lima

Olá… Estou com diarréia a quatro dias, tenho tomado soro e muita água. Também tomei um remédio para repor a flora. Devo procurar um médico ou esperar mais um pouco e ver se os sintomas melhoram?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jonatas, tente realizar uma consulta com o gastroenterologista para que ele possa identificar o quadro que levou à formação deste sintoma e assim te indique um tratamento adequado. Melhoras.

Ana Paula Gomide Santos

meu filho tem 10 anos a pouco tempo teve diarreia que durou longos 7 dias com outros sintomas queria saber se é normal ele fica fraco sem forças até pra levantar e ir ao banheiro acelera o coração dele e ele cai precisa da minha ajuda não quero ver ele assim mais o que faço

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana Paula, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas-digestivos/criancas-diarreia-repouso
Lembrando que isso não te isenta de levar seu filho em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Jessica meirielly

Olá..Estou com diarréia faz 6 dias hoje, estou com mal estar, tendo vômito, dores na barriga, nem consigo ficar deitada, nem ao menos dormir 😔. O que pode ser???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jessica, realize uma consulta com o gastroenterologista, ele poderá solicitar exames específicos para entender o que está ocasionando esses sintomas, e poderá te orientar quanto a conduta a ser seguida. Melhoras.

Thiago

Bom dia doutor estou com diarréia já faz 5 dias q estou defecando só água e com alguns desconforto abdominal ,estou tomando um remédio floret100 ah 3 dias e não tá tendo resultado oq pode ser?

Mychely

Bom dia doutor estou com 6 dias com diarreia mais quando vou ao banheiro sinto muitA dor no estomago isso e normal…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mychely, o ideal é realizar uma consulta com o médico especialista, neste caso o gastroenterologista, assim ele irá avaliar os sintomas e indicará o tratamento adequado. Abraços.

Samaria

Olá , mim chamo Samaria eu tenho 19 anos e tô , com diarreia já tá com 7 dias , eu não sinto febre , nem fraqueza, e não tô desidratada, tomo bastante água , eu não sei o que faço , não sinto dor de barriga , minha barriga fica fazendo uma zuada com se estivesse com fome ,mais não é fome eu acho que é verme.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Samaria, marque uma consulta com o gastroenterologista para que ele possa te auxiliar. Melhoras.

Vitória santos

Dr. Meu filho tem 10 meses e desdo último sábado ele começou com uma diarreia e em seguida vômitos no domingo a diarreia continuou, levamos ao médico fez exame mais disse q era virose,porém ele não está se alimentando vive no canto ou na cama dormindo esta fzd uso de antibióticos e não melhorou nem 1% oq devo fazer?oq procura?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vitória, termine o tratamento que o médico prescreveu, caso os sintomas persistam é recomendável que você retorne com o médico para uma reavaliação. Melhoras para o seu filho.

juliana

Bom dia,estou com diarreia a mais de uma semana, a mesmas esta liquida e com mucosa, nao consigo me alimentar. ja fui ao hospital duas vezes . o que fazer ??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Juliana, marque uma consulta com o gastroenterologista, assim ele poderá investigar o que está ocasionando estes sintomas. Melhoras.

Flávia

Dr boa tarde .Meu filho tem 1 ano e 10 meses está com quadro de diarreia intercalada ,desde por tanto estou fazendo a hidratação dele com soro , muita água tbm , de primeiro o médico disse q era o leite de caixinha q eu cortasse o leite .Mais ele continua fazendo cocô mais para pastoso muito fedido e com muco .O que devo fazer , só uma observação ele não tem dor e nem está quieto .Ele tá bem ativo .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Flávia, leve-o novamente em consulta para uma reavaliação. Abraços.

Simone

Apresentei esse quadro de diarreia pela manhã, não estou vomitando, mas já fui ao banheiro num total de 4 vezes e sai somente água. Estou bebendo bastante água mas não consigo comer nada. Estou fora do Brasil e confesso que estou um pouco com medo. Tomei um remédio pra flora intestinal, mas não to vendo resultado ainda. Já tomei três. E uma dor de cabeça persistente e estranha.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Simone, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Aly Rajai

Minha filha tem 6 anos fez exames de sangue e urina deu virose bacteriana já tem 5 dias que está com diarreia não tem mais febre e está há 2 dias a tomar antibiótico. Unizinco.enterogermina e soro com quandos dias para a diareia

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aly, conforme afirma o gastroenterologista Dr. Alexandre de Sousa Carlos, a duração da diarreia pode “variar entre cinco e sete dias”. Termine o tratamento que o médico prescreveu a sua filha, caso os sintomas persistam retorne com ele para uma reavaliação. Melhoras para ela. Abraços.

Maria

Ola minha filha tem 5 anos esta a nove dias com diarréia, a medic passou eterogermina e bactrim..tres dias na medicação… esta complicado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, sugerimos que você continue seguindo a prescrição médica. Desejamos boa sorte no tratamento de sua filha. Abraços.

Maria Cassiana

Oi boa tarde! Estou grávida de 4 meses e estou com diarreia a 5 dias tudo que como dar dor na barriga, o que pode ser? Estou preocupada. Mas tenho essas crises de vez em quando

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, nesse caso é necessário que você consulte seu médico ou um gastroenterologista, para que seja realizado exames e a partir dos resultados laboratoriais possa ser iniciado o tratamento mais adequado. Até logo.

Janaína

Oie Boa tarde então meu BB tem 6 meses ele começo com diarreia o dia inteiro levei pro médico umas 4 vezes falaro q era virose so q agr ele toda madrugada ele faz diarreia pelo menos duas vezes e mama o peito a madrugada inteira eu to desperada ja

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Janaína. É importante encaminha-lo a uma consulta presencial com o pediatra para identificar a causa dos sintomas e iniciar o tratamento mais adequado para o seu filho. Continue nos acompanhando para receber mais informações e matérias como essa. Até logo.

Teresa

Boa noite meu filho tem 3 anos apanhpu uma otite anda com antibiotico desde sabado mas na segunda comevou com diarreia e na terca comecou a vomitar e conyinua igual anda a tpmar o atflor em saquetads mas nada de meljoras acha q devo ir ao medico

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Teresa. É de suma importância que você leve seu filho ao pediatra para após exames ser identificado a causa dos sintomas e assim iniciar o tratamento mais adequado. Até a próxima.

Rodrigo

Oi, tive uma diarreia que perpetuou durante 1 mês, porém não era aguda. Eu fazia geralmente uma ou duas vezes por dia.Já melhorei porém fui no médico e fiz alguns exames e não descobri oq eu tive. Ainda estou tomando maleato de trimebutina, porém ele não corta a diarreia. Serve apenas para normalizar o trânsito intestinal. Gostaria de saber oq aconteceu comigo já que os médicos não viram nada nos exames de sangue, fezes e urina.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rodrigo. O gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos afirma que, a causa mais comum de diarreia é a infecciosa, que pode ser de etiologia parasitária, bacteriana ou viral. Além das causas infecciosas, a diarreia pode ser secundária a medicamentos, intolerâncias alimentares e também causas inflamatórias. Porém só é possível identificar a causa diante de uma consulta presencial com o especialista. Até breve.

Manuela

Boa noite meu bebê tem 3 meses e está a 5 dias com diarreia com presença de sangue na fezes porém ele não tem nenhum outro sintomas aparentemente está bem tudo começou qdo eu dei um pouco de chicória com maná ele estava com catarro

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Manuela. A diarreia com sangue no bebê não é comum, e por isso deve ser rapidamente investigada. Até a consulta e durante o tratamento, é importante manter o bebê bem hidratado e evitar alimentá-lo com comidas que prendam o intestino, pois pode ser que o causador da diarreia seja eliminado nas fezes. Até a próxima!

Erliana Souza

Minha mãe e idosa78 anos,está com diarreia a 6 dias….já está sendo medicada, mas não está se alimentando direito…a diarreia prevalece; nesse caso devo esperar mas um pouco ….quais as medidas que devo tomar…..?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Erliana. A diarreia caracteriza-se pelo aumento da frequência de dejeções – três ou mais vezes ao dia – com fezes líquidas ou pastosas, embora essa frequência e consistência sejam variáveis. Há no entanto várias causas para a diarreia aguda que podem afetar os idosos e o caso deve ser diagnosticado e tratado por um especialista. Até breve!

Taiana

Meu filho de 5 meses e 3 semanas ficou por 4 dias com diarréia água pura com presença de muco parecido com catarro no quinto dia na parte da manhã continuou a diarréia já agora a tarde pra noite ele voltou a evacuar normal no começo houve frente baixa mal estar a barriga do meu bebê estava dura de gases levei no médico e passou remédios e luftal prós gases como foi feriado ontem não pude comprar o remédio so dei o luftal pq eu tinha em casa , eu compro o remédio prescrito pra ele ou deixo como estar?

Everton

Minha mulher faz 1 semana de diarreia o que será?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Everton. A diarreia pode ser causada por vários fatores: Infecções por vírus e bactérias, doenças que causam inflamação do intestino, como Crohn e retocolite ulcerativa, problemas da digestão dos alimentos, como nas pancreatites crônicas e nas intolerâncias alimentares, são alguns deles. O ideal é ficar atento para alguns sinais que indiquem que precise de intervenção clínica, tais como: vômitos, desidratação, febre alta e etc. Desejamos melhoras a sua esposa. Até mais.

Joao Manoel

Estou com diarreia ah 2 dias e 10 horasTenho uma febre beem baixa Coco esta mole e amarelo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, João. A causa da diarreia, pode está relacionada à vários fatores, como parasitose intestinal, intolerâncias alimentares ou a medicamentos, e também pode ser causas inflamatórias. Por isso deve se atentar à alguns sinas, como desidratação, vômitos constantes, febre alta, sangue nas fezes e etc. É importante procurar ajuda médica e relatar o acontecido, pois desta forma terá um diagnóstico preciso. Desejamos melhoras!

Thalita

Estou com diarreia a 4 dias e comecei a fazer o uso do remédio Floratil mas adiantou bem pouco já que a diarreia retornou após ter acabado o remédio.O que eu faço?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Thalita. Algumas medidas podem ser tomadas para auxiliar, como manter-se hidratado, aumentando o consumo de líquidos, fazer 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches nos intervalos, consumir alimentos leves como, biscoito água e sal, arroz, batata, cenoura e macarrão. Recomendamos que retorne ao especialista e informe a ele sobre essa situação, para que ele possa avaliar e realizar alguma alteração, se for necessário. Até breve.

Daniela Lucia Romeiro

Boa noite Dr . meu Filho tem 4 anos faz 3 dias está com diarréia já lavei no médico médico Receito soro hidrata bem ele pois até quando dura essa diarréia?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Daniela. Conforme comenta o Dr. Alexandre de Sousa Carlos: “Os casos de diarreia apresentam, em geral, duração curta. Este período costuma variar entre cinco e sete dias.” Se perceber que os sintomas persistem, é importante retornar com seu filho ao médico. Torcemos pela melhora dele.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.