Quais são os principais sintomas da teníase?

  • +A
  • -A

A teníase é uma doença causada pela ingestão da larva da Taenia solium ou da Taenia saginata, as quais evoluem para a forma adulta dentro do intestino delgado. A infecção geralmente é assintomática, mas pode causar algumas manifestações, como dores abdominais, flatulência, náuseas e vômitos.  

“A teníase pode também provocar diarreia ou constipação, alterações no apetite, além de mal estar geral, indisposição, cansaço fácil e perda de peso. Em alguns casos, pode causar retardo no crescimento e no desenvolvimento das crianças, bem como insônia, irritabilidade, inquietação e baixa produtividade no adulto”, informa a gastroenterologista Fernanda Oliverio.

Causa e cuidados para prevenção da teníase


Um indivíduo adquire a tênia ao ingerir carne contaminada crua ou mal cozida contendo os cisticercos (último estágio larvar da tênia). Por isso, os cuidados com a alimentação são essenciais para evitar esse tipo de problema. “Estão mais sujeitas à teníase as pessoas que preparam alimentos e provam a carne antes de cozinhar” afirma a especialista em doenças infectoparasitárias Diana Ventura. Não devemos carne bovina ou suína sem os devidos cuidados de preparo, como congelamento e cozimento.

Para prevenir a teníase, é importante garantir a fiscalização das carnes de porco e de boi e seu cozimento correto. Também é essencial ter saneamento básico adequado, com construção de sanitários com fossa séptica, e realizar o tratamento dos efluentes de esgotos de forma adequada para que estes não contaminem o solo, a água e os alimentos”, afirma Dra. Fernanda.

Tratamento medicamentoso da teníase


Além dos cuidados com limpeza e preparo dos alimentos e com as condições gerais de higiene pessoal e saneamento básico,
o tratamento da teníase se baseia no uso de medicamentos. “Podem ser indicados anti-helmínticos comuns durante três dias em doses adequadas ou em dose única. No caso da cisticercose, costuma-se associar corticoide aos antiparasitários”, informa Dra. Diana.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda Oliverio

Dra. Fernanda Oliverio

Gastroenterologia

CRM: 17655 / SC

Dra. Diana Ventura

Dra. Diana Ventura

Infectologia

CRM: 5272472-6 / RJ

TAGS
diarreia
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Quais são os principais sintomas da teníase?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.