Quais são os principais sintomas das parasitoses intestinais?


  • +A
  • -A

As parasitoses intestinais são infecções causadas por protozoários e helmintos, como amebas, lombrigas e giárdias, que costumam entrar no corpo humano na forma de cistos e ovos, principalmente, através da água e de alimentos contaminados. Ao chegar no intestino, esses parasitas se desenvolvem e se multiplicam, causando sintomas bastante incômodos.

Vômitos e diarreia são alguns dos sintomas das parasitoses intestinais


As parasitoses intestinais podem provocar uma grande variedade de sintomas. “O quadro clínico varia desde nenhum sintoma, passando por discretos sintomas digestivos, como leve distensão abdominal, azia e eructações (arrotos), até cólicas abdominais, dor epigástrica (dor abdominal logo abaixo das costelas),
diarreia e vômitos, em casos mais agudos e extremos”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Febre, tosse, anemia, perda de peso, falta de ar, falta de apetite e coceira no ânus também estão entre os principais sintomas das parasitoses intestinais. “Em crianças e adolescentes, a infestação crônica pode acarretar retardo no desenvolvimento, déficit cognitivo, baixa estatura, falta de vitaminas e desnutrição, que são graves problemas de saúde”, complementa a médica.

Nos adultos, as parasitoses intestinais também podem levar a algumas complicações quando não são tratadas corretamente: “Podemos citar como exemplos: diarreia crônica, anemia, obstrução das vias biliares, obstrução intestinal, que também pode ocorrer em crianças, quadros respiratórios, apendicite aguda e abscesso hepático”, lista Diana.

Tratamento das parasitoses inclui remédios que matam os vermes


O tratamento das parasitoses é feito com medicações antiparasitárias. O tempo de tratamento, assim como o medicamento prescrito pelo médico, pode variar de acordo com o tipo de parasita e o perfil do paciente. Há medicações disponíveis no mercado que são efetivas contra vários tipos de parasitas, sendo opção, inclusive, quando não há diagnóstico específico de um agente causador ou nos casos em que é indicado o tratamento empírico de parasitoses, como pode ser o caso das crianças pré-escolares e escolares. 
Além do tratamento com remédios, as mudanças nos hábitos alimentares são fundamentais para garantir a recuperação do paciente.

Dra. Diana Galvão Ventura é especialista em doenças Infecto-parasitárias e mestre em microbiologia médica humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além de chefe do serviço de controle de infecção hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fiocruz-RJ. CRM-RJ: 5272472-6

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Diana Ventura

Dra. Diana Ventura

Infectologia

CRM: 5272472-6 / RJ

TAGS
diarreia
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Quais são os principais sintomas das parasitoses intestinais?"

Paulo Sérgio Alves Teixeira

Estou com una apresentação de coceira em certas partes do corpo e fica manchas , como tenho uso de omeprazol e também tomando cápsulas de Espinheira Santa , não seria por problemas estomacal ou por estar com triglicerídeos altos ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Paulo. É importante que não se auto medique e relate esses sintomas ao seu médico de confiança, caso necessário sejam realizados exames para um diagnóstico correto. Abraços!

CARLOS DANIEL

Eu sinto coisas andando na minha barriga e espetando quando eu bebo água meche muito e eu sinto muita fome foda bora eu como é dos e minutos ainda fico com fome owue pode ser DR.Diana ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Carlos. Segundo a sociedade Brasileira de medicina de família e comunidade (SBMFC), as parasitoses intestinais tem de diversos tipos e que demonstram diferentes sintomas, então é necessário uma consulta com a infectologista para ela realizar um diagnóstico mais preciso. Desejo melhoras. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.