Quais são as principais causas da diarreia?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são as principais causas da diarreia?

A causa mais comum da diarreia é a infecção por vírus, bactérias ou outros parasitas que invadem o organismo, comprometendo os órgãos do sistema gastrointestinal. Contudo, a doença também pode ocorrer por intoxicação alimentar e até mesmo pela ação de medicamentos, como antibióticos ou laxantes que contenham magnésio. Essas causas estão relacionadas aos tipos de diarreia existentes, os quais são diferenciados por sua duração.

Diarreia aguda e diarreia crônica


A diarreia pode ser classificada como aguda ou crônica, sendo a primeira mais breve, ou seja, se manifesta durante poucos dias, e a segunda, mais longa. “A diarreia aguda, com tempo inferior a 15 dias, tem, em sua grande maioria, causa infecciosa viral ou relacionada a alguma intolerância alimentar aguda”, explica o coloproctologista Leonardo Iezzi.

“Já a crônica, com tempo superior a 15 dias, pode ter causa infecciosa também, mas deve-se investigar ainda doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa ou doença de Crohn), fatores alimentares (intolerâncias à lactose, glúten), fatores nutricionais (deficiências proteicas, de minerais) ou doenças crônicas (cirrose hepática, insuficiência pancreática)”, conclui.

Carência de zinco no organismo contribui para manifestação de diarreia


Outra causa de problemas intestinais como a diarreia é a carência de zinco no organismo. “O zinco é um mineral importante que atua como cofator em diversos metabolismos das proteínas, carboidratos e lipídeos. Dessa forma, ele interfere no funcionamento das células, nos processos cicatriciais e imunológicos”, diz o médico. “Sua deficiência torna frágil todos esses mecanismos, podendo interferir na absorção dos alimentos e de água, levando ao aumento do trânsito intestinal, da produção de muco e, consequentemente, à diarreia”.

Segundo Dr. Leonardo, não existe mistério algum para uma suplementação natural de zinco. “Ele está presente em vários alimentos habituais ao brasileiro, como carnes vermelhas, frango, germe de trigo, alguns frutos do mar (lagosta, mariscos), semente de girassol e a tradicional castanha do Brasil (castanha do Pará). Basta manter uma dieta equilibrada em carboidratos, proteínas e lipídios que com certeza haverá a ingestão mínimo necessária por dia”.

Dr. Leonardo Estenio Iezzi é cirurgião geral e coloproctologista formado na Universidade de São Paulo (USP) e atua na capital paulista. CRM-SP: 127995

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
zinco

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as principais causas da diarreia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.