É possível se prevenir de uma gastroenterite viral?

  • +A
  • -A

A gastroenterite viral é um quadro de inflamação aguda que afeta os órgãos do sistema gastrointestinal, como o estômago e o intestino. Trata-se de uma infecção causada por vírus, que podem estar presentes na água, no ar ou em alimentos. Será que é possível se proteger da ação desses parasitas e prevenir a doença? Descubra!

Gastroenterite é contagiosa e requer cuidados


O gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos, cita algumas medidas que podem ser incorporadas ao dia a dia para a proteção contra o vírus. ”Evitar contato com pessoas que tenham a doença, lavar sempre bem as mãos, não compartilhar seus itens pessoais, como escova de dentes, toalhas e copos, e beber sempre água filtrada são formas de prevenção”, afirma o médico.

Certos cuidados com a alimentação também são indispensáveis para manter um corpo saudável e protegido. É importante lavar bem os alimentos que vão ser consumidos crus, como frutas e vegetais, e também evitar o consumo em restaurantes de alimentos que são altamente perecíveis e necessitam de refrigeração. Ovos, devido ao alto risco de contaminação, devem ser consumidos preferencialmente cozidos.

Quais os sintomas da gastroenterite viral? 


Os principais
sintomas de quem sofre com gastroenterite viral são diarreia, vômitos, dores abdominais, febre, enjoo e perda de apetite. Estima-se que em 10% dos casos pode haver também sintomas respiratórios, como tosse, coriza e dor de garganta. A doença pode causar ainda perda de peso, fadiga e desidratação.

Como parte do tratamento, o especialista recomenda manter o corpo bem hidratado. A hidratação corporal pode ser feita pela ingestão de soro, água de coco, bebidas isotônicas e sopas. “O tratamento, sendo uma diarreia de causa viral, consiste em hidratação, dieta leve e remédios para tratar os sintomas, tais como antiespasmódicos e antieméticos”, cita o médico. Também é indicado repouso e evitar os alimentos com alto teor de gordura e açúcar.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
diarreia
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível se prevenir de uma gastroenterite viral?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.