Existe alguma posição para deitar que ajude a eliminar os gases?


  • +A
  • -A

Por mais que soltar gases seja natural, nem sempre estes são liberados com facilidade, ainda mais quando estão presentes em excesso. Essa dificuldade acaba trazendo incômodo e até mesmo dores abdominais. Para evitar isso, é interessante apostar em alguns métodos simples, como ficar em uma posição que estimule a liberação dos gases.

“Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases. Adotar essas posições ajuda o aumento do trânsito intestinal e a eliminação mais rápida dos flatos”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann.

Posições que ajudam a eliminar os gases


Uma variação dessa posição em que se deita com as pernas para cima e que também apresenta bons resultados, é manter-se deitado, mas dobrando os joelhos em cima da barriga, pressionando-a. A ideia é comprimir mesmo o abdômen, pois isso
estimula a liberação dos gases. Essa posição é indicada também para bebês e crianças, pois não apresenta nenhum tipo de risco.

Outra posição recomendada para eliminar os gases é o oposto das já citadas: deita-se de barriga para baixo, dobrando os joelhos até o peito, mantendo os braços esticados. O quadril ficará levemente inclinado para cima e o abdômen será um pouco comprimido. Essa posição consegue alinhar o fim do intestino com o esfíncter anal, o que facilita a eliminação dos gases.

Métodos simples do dia a dia para facilitar a liberação dos gases


Os gases também
podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.    

Dra. Amanda Buchmann é gastroenterologista do Setor de Gastro-hepatologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52918555

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Existe alguma posição para deitar que ajude a eliminar os gases?"

Marina nunes

Obrigado pelas dicas ajuda muito sempre tenho dores de excesso de gases e não sei oque fazer.obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marina, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.