Existe alguma posição para deitar que ajude a eliminar os gases?


  • +A
  • -A

Por mais que soltar gases seja natural, nem sempre estes são liberados com facilidade, ainda mais quando estão presentes em excesso. Essa dificuldade acaba trazendo incômodo e até mesmo dores abdominais. Para evitar isso, é interessante apostar em alguns métodos simples, como ficar em uma posição que estimule a liberação dos gases.

“Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases. Adotar essas posições ajuda o aumento do trânsito intestinal e a eliminação mais rápida dos flatos”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann.

Posições que ajudam a eliminar os gases


Uma variação dessa posição em que se deita com as pernas para cima e que também apresenta bons resultados, é manter-se deitado, mas dobrando os joelhos em cima da barriga, pressionando-a. A ideia é comprimir mesmo o abdômen, pois isso
estimula a liberação dos gases. Essa posição é indicada também para bebês e crianças, pois não apresenta nenhum tipo de risco.

Outra posição recomendada para eliminar os gases é o oposto das já citadas: deita-se de barriga para baixo, dobrando os joelhos até o peito, mantendo os braços esticados. O quadril ficará levemente inclinado para cima e o abdômen será um pouco comprimido. Essa posição consegue alinhar o fim do intestino com o esfíncter anal, o que facilita a eliminação dos gases.

Métodos simples do dia a dia para facilitar a liberação dos gases


Os gases também
podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.    

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Buchmann

Dra. Amanda Buchmann

Gastroenterologia

CRM: 52918555 / RJ

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Existe alguma posição para deitar que ajude a eliminar os gases?"

Marina nunes

Obrigado pelas dicas ajuda muito sempre tenho dores de excesso de gases e não sei oque fazer.obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marina, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Melhoras.

Danilo

Hj eu quase morro de dor na boca do estômago muintar dor dor de pedir ajudar anter eu praticar alguns exercício pra melhorar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Danilo. Dor intensa no estômago é um dos sintomas de infecção, recomendamos que para o diagnóstico preciso e que possibilite a sua recuperação, procure um médico para investigar a fundo o caso, analisando os sintomas e as melhores formas de combater a doença. Abraços!

Adriana Araújo

Eu gostaria de saber se as fases pode aparecer em várias partes do corpo eu tenho gases frequentes nas costas isso é normal

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Adriana. Conforme a Dra. Amanda Buchmann, os gases podem provocar dores abdominais, mas nada que indique que provoque dor nas costas. Portanto, essas dores podem ter uma outra causa, é importante a Sra. realizar uma consulta médica para que ele possa verificar e prescrever um tratamento. Desejamos melhores. Até breve.

Jhessica

Eu sinto todas as noites queimações no estômago a alguma posição pra dormir ou aliviar a queimação

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Jhessica. Obrigado pelo comentário. Há alguns métodos simples que podem facilitar a liberação de gases como: deitar com membros inferiores elevados, caminhar dentro de casa, outra opção é manter-se deitado mas dobrando os joelhos em cima da barriga, pressionando-a, massagem abdominal, ingerir bastante água, chá de erva-cidreira ou remédios com efeito laxante, aponta a Dra. Amanda Buchmann. Caso o incômodo persista, e se torne demasiadamente estressor, é importante que se dirija a um gastroenterologista, para que realize algumas verificações. Torcemos pela senhora. Até breve!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.