As parasitoses intestinais podem danificar algum órgão do corpo?


  • +A
  • -A

As parasitoses intestinais podem danificar órgãos do corpo, mas isso depende do tipo de parasita e da sua evolução clínica. Além disso, a ausência ou não de tratamento adequado e de complicações poderá ter relevância nesse contexto. Ou seja, para evitar que as parasitoses afetem órgãos do corpo, é crucial tratar o problema rapidamente. 

Exemplos de parasitoses intestinais que comprometem órgãos do corpo


“Alguns vermes, como Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercoralis, Necator americanus e Ancylostoma duodenale, podem passar pelos pulmões durante seus ciclos reprodutivos e causar comprometimento respiratório nos pacientes infectados, provocando tosse seca, falta de ar, chiado no peito, desconforto torácico e febre baixa”, informa a gastroenterologista Fernanda Oliverio.

Segundo a Dra. Diana Ventura, especialista em doenças infectoparasitárias, o Ascaris lumbricoides também pode causar obstrução no tubo digestivo e no intestino, afetando, por exemplo, as vias biliares, e desencadeando quadros infecciosos/inflamatórios, como colangite, diverticulite ou apendicite obstrutivos. “Este tipo de complicação (embora rara) é mais comum em crianças”, informa.

Ambas as médicas citam a amebíase (provocada pelo protozoário Entamoeba histolytica), que pode chegar por meio da corrente sanguínea até o fígado, comprometendo-o. Essa parasitose leva à formação de abscesso hepático e causa febre, dor abdominal muito forte e aumento do fígado. “Também pode acometer o pulmão, cérebro, sistema urinário e genital, pele e até osso, porém isso é raramente observado”, completa Oliverio.

Tratamento das parasitoses intestinais


Todas essas complicações devem ser
tratadas com medicamentos antiparasitários específicos para cada parasita que acomete determinado órgão do corpo, ou com agentes de amplo espectro, eficazes contra diversos parasitas.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Diana Ventura

Dra. Diana Ventura

Infectologia

CRM: 5272472-6 / RJ

Dra. Fernanda Oliverio

Dra. Fernanda Oliverio

Gastroenterologia

CRM: 17655 / SC

TAGS
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "As parasitoses intestinais podem danificar algum órgão do corpo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.