As parasitoses intestinais são mais comuns no verão?


  • +A
  • -A

As parasitoses intestinais são doenças causadas pelo contato dos indivíduos com os ovos e cistos dos agentes infecciosos. Este contato normalmente ocorre pela ingestão de água e alimentos contaminados. Como no verão as pessoas saem mais de casa, estando em maior contato com outras pessoas, natureza, água e alimentos, as chances de contaminação tendem a aumentar.

“Sim, as parasitoses tendem a ser mais frequentes no verão. Isso se deve, principalmente, ao fato das crianças ficarem mais tempo fora de casa, em parques e praias, por exemplo. Desta maneira, podem ingerir alimentos ou bebidas de fontes não confiáveis”, explica o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

 

Prevenção das parasitoses intestinais no verão

 

Segundo o especialista, uma forma de prevenir o problema é ingerir líquidos à base de água potável e ter cuidado quanto à preservação e manipulação dos alimentos. Ou seja, é recomendado levar de casa água tratada e alimentos conservados, ao invés de beber e comer as opções disponíveis na rua, de procedência duvidosa.

Mesmo assim, é importante ter em mente que a infecção por parasitas intestinais pode ocorrer também nas outras estações. Quando os cuidados com a higiene e o saneamento básico disponível são precários, os riscos serão sempre altos. “O problema pode ocorrer da mesma maneira também no inverno, caso os princípios de higiene não sejam seguidos”.

 

Tratamento medicamentoso contra as parasitoses intestinais

 

Além dos cuidados com higiene pessoal e limpeza de bebida e alimentos, que são medidas de prevenção, as parasitoses intestinais também podem e devem ser combatidas com uso de medicamentos, que são a base do tratamento indicado para pacientes que já foram infectados. Podem ser usados produtos que atuam contra diversas parasitoses ou que combatem um agente infeccioso em específico.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "As parasitoses intestinais são mais comuns no verão?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.