Uma parasitose intestinal pode atrapalhar o desenvolvimento de uma criança?


  • +A
  • -A

As parasitoses intestinais acometem, principalmente, crianças e adolescentes e são perigosas especialmente perigosas nessas fases iniciais da vida, pois provocam problemas que podem repercutir na vida adulta. Isso está ligado ao fato das doenças causadas pelos parasitas que afetam o intestino atrapalharem o desenvolvimento dos pequenos.

 

Diagnóstico e tratamento devem ser precoces para criança não ter problemas de crescimento

 

Uma parasitose intestinal, quando não tratada, pode levar a algumas hipovitaminoses e deficiências de nutrientes importantes para o bom desenvolvimento das crianças. Exemplos a serem citados são a anemia por deficiência de ferro e/ou vitaminas do complexo B e a deficiência de cálcio, dentre tantas outras”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Segundo o especialista, os riscos são maiores quanto mais precoce for o surgimento da parasitose, ou seja, as crianças mais jovens são as mais vulneráveis. Além disso, quanto mais tempo demorar para se reconhecer a parasitose e para iniciar o tratamento correto, maiores os riscos também. Sendo assim, o ideal é identificar rápido o problema e iniciar o tratamento o quanto antes.

 

Tratamento e prevenção das parasitoses intestinais

 

O tratamento de parasitoses intestinais tem como principal medida o uso de medicamentos específicos. Podem ser usados remédios que combatem a parasitose específica que está acometendo o paciente, ou então produtos que atuam contra parasitas diversos (esses são indicados quando não se sabe exatamente qual parasita está provocando os sintomas do quadro).  

Fora as medicações, o paciente pode e deve evitar esse tipo de infecção com cuidados ligados à higiene e limpeza de alimentos, já que o contágio é feito principalmente pelo contato com sujeira e alimentos contaminados. No caso das crianças, que não conseguem fazer isso por conta própria, fica a cargo dos pais garantir que seus filhos estejam protegidos.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Uma parasitose intestinal pode atrapalhar o desenvolvimento de uma criança?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.