O que são parasitoses intestinais?


  • +A
  • -A

As parasitoses intestinais são quadros de infecção do tubo digestivo, geralmente crônica e prolongada. Os responsáveis por esses problemas são os helmintos, frequentemente chamados de vermes, como as lombrigas, e os protozoários, microrganismos como as amebas. As infecções mais frequentes são amebíase, giardíase, ascaridíase, estrongiloidíase e ancilostomose.

Água e alimentos contaminados são a principais formas de contato com parasitas


De acordo com a infectologista Diana Ventura, as parasitoses intestinais são um grave problema de saúde pública. “São causas de desnutrição, baixa estatura, atraso no desenvolvimento, déficits cognitivos e outros agravos à saúde humana, acometendo principalmente crianças e adolescentes”, alerta a profissional. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 25% da população mundial é afetada por algum tipo de parasitose.

A principal forma de transmissão das parasitoses intestinais é a via oral-fecal, isto é, através da ingestão de ovos e cistos, que são as formas infectantes dos parasitas. A ingestão pode acontecer por meio da água e de alimentos contaminados, o que mostra a importância dos investimentos em saneamento básico e de lavar verduras e legumes antes de prepará-los.

Crianças e adolescentes são os mais afetados pelas parasitoses


As crianças pequenas de dois a cinco anos representam o grupo mais vulnerável à infestação por parasitas intestinais, pois elas ainda não têm estabelecidos os hábitos de higiene pessoal de forma adequada. No entanto, os adultos também podem ser expostos à água e ao solo contaminado, que são importantes fontes de contaminação, especialmente em regiões de periferia.

Sintomas como diarreia e vômito devem chamar atenção para a suspeita de parasitoses intestinais. No entanto, há um exame específico para fechar o diagnóstico. “É o exame parasitológico de fezes, que identifica ovos e cistos no material fecal obtido do paciente”, informa Diana. Um hemograma (exame de sangue) também pode revelar alterações que sugerem a presença de parasitas no corpo.

Dra. Diana Galvão Ventura é especialista em doenças infecto-parasitárias e mestre em microbiologia médica humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além de chefe do serviço de controle de infecção hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fiocruz-RJ. CRM-RJ: 5272472-6

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que são parasitoses intestinais?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.