Toda parasitose intestinal causa diarreia? Por quê?


  • +A
  • -A

As parasitoses intestinais podem cursar com diarreia, especialmente em crianças, mas nem sempre elas provocam este episódio. Normalmente, as parasitoses intestinais se manifestam sem sintomas, mas tanto a diarreia quanto outros sintomas podem eventualmente aparecer, evidenciando ainda mais o quadro em questão.

 

Parasitoses intestinais e diarreia

 

“Nem toda parasitose causa diarreia. Grande número das parasitoses são assintomáticas ou com sintomas inespecíficos. Contudo, são uma das principais causas de diarreia em crianças”, informa a gastroenterologista Fernanda Oliverio. É importante ter bastante atenção com casos em crianças, pois esse problema é uma das principais causas da mortalidade infantil no mundo.

Segundo a especialista, as características do sintoma (grande ou pequeno volume, com ou sem presença de sangue, se cursa ou não com desidratação importante, emagrecimento ou febre, etc.) vão depender da localização dos parasitas. “Mesmo assim, não existe nada específico. A diarreia causada por parasitoses intestinais pode ser semelhante à diarreia causada por outros motivos”, afirma Fernanda.

 

Outros sintomas que podem ser provocados por parasitoses intestinais

 

As parasitoses intestinais podem provocar ainda sintomas como falta de apetite, náusea, vômito, dor abdominal, anemia e falta de vitaminas, excesso de gases, estufamento, necessidade de evacuar, coceira no ânus e até mesmo vontade de comer coisas incomuns, como tijolo ou terra. Para acabar com esses e outros sintomas, é importante seguir o tratamento medicamentoso.

Em crianças, pode haver também irritabilidade, agitação noturna, dificuldade de ganho de peso, atraso no crescimento e déficit de aprendizagem. “Nos casos mais graves, e dependendo do tipo do parasita, podemos observar aumento do baço e fígado, abscesso hepático, prolapso retal, sangramento nas fezes e até mesmo obstrução intestinal”, completa a gastroenterologista.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda Oliverio

Dra. Fernanda Oliverio

Gastroenterologia

CRM: 17655 / SC

TAGS
diarreia
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Toda parasitose intestinal causa diarreia? Por quê?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.