Qual é a melhor forma de lavar os alimentos para evitar parasitas intestinais?


  • +A
  • -A

As parasitoses estão entre as doenças mais comuns do mundo, atingindo cerca de 25% da população, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Este índice poderia ser menor se todos adotassem simples cuidados com a alimentação, já que a ingestão de alimentos contaminados está entre as principais causas do problema e lavá-los corretamente é uma das atitudes que evitam os parasitas intestinais.

Lavar frutas e verduras com água limpa ajuda a remover parasitas

De acordo com o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano, lavar frutas e verduras adequadamente é a principal forma de se prevenir das parasitoses intestinais. “Essa higienização pode ser feita lavando ou colocando-as de molho em uma solução que contenha cloro por cerca de 15 minutos”, recomenda o médico. A diluição, vale destacar, deve ser realizada conforme as orientações do rótulo do produto escolhido.

Apesar de haver tratamento para as parasitoses, feito com medicações que matam os vermes e protozoários, atitudes simples e práticas do dia a dia já são capazes de ajudar na prevenção. A simples lavagem dos alimentos com água, desde que seja de fonte segura, permite a eliminação mecânica da maioria dos ovos e cistos. Porém, como essa limpeza nem sempre é suficiente, o uso do cloro ou até de vinagre garante uma higienização completa.

Carnes não devem ser consumidas cruas

Outros alimentos que merecem uma atenção especial são as carnes. A ingestão de carnes cruas, principalmente de aves e de porco, deve ser evitada porque elas podem conter parasitas. “Dê preferência ao consumo de alimentos que sofreram algum processo de cozimento quando não puder garantir que foram higienizados da forma adequada”, aconselha o profissional.

Lavar as mãos com água e sabão antes das refeições ou antes de preparar os alimentos também é importante na prevenção das parasitoses, evitando a contaminação dos ingredientes limpos. O hábito de lavar as mãos deve ser reforçado nas crianças, que têm mania de colocar a mão em locais e objetos sujos, que podem conter parasitas, e depois levá-las à boca.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fabio Luiz Maximiano

Dr. Fabio Luiz Maximiano

Gastroenterologia

CRM: 117078 / SP

TAGS
diarreia
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual é a melhor forma de lavar os alimentos para evitar parasitas intestinais?"

CRISTINA SACHS

posso usar vinagre em vez de cloro?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristina, de acordo com o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano a higienização pode ser feita lavando ou colocando-as de molho em uma solução que contenha cloro por cerca de 15 minutos, recomenda o médico. A diluição, vale destacar, deve ser realizada conforme as orientações do rótulo do produto escolhido. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.