Como diferenciar uma intoxicação alimentar de uma parasitose intestinal?


  • +A
  • -A

Diferenciar uma intoxicação alimentar de uma parasitose intestinal não é fácil, pois ambos os quadros podem cursar de maneira semelhante. Os dois são causados por infecções resultantes da ingestão de água e alimentos contaminados. Para que haja o diagnóstico exato, a diferenciação deve ser feita nos detalhes.  

 

Diferenças entre intoxicação alimentar e parasitose intestinal

 

Além disso, os sintomas envolvidos em ambos os quadros são semelhantes, o que dificulta ainda mais na hora de definir qual o problema. “Nem sempre é fácil diferenciar a intoxicação alimentar de uma parasitose intestinal, pois ambas podem evoluir com sintomas como dor abdominal, diarreia, náuseas e vômitos”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

O especialista explica que a diferenciação entre os dois quadros pode ser feita, em alguns casos, pelo padrão de ocorrência dos sintomas. No caso da intoxicação alimentar, os sintomas são mais agudos e intensos e ela pode cursar com febre. Já os sintomas das parasitoses intestinais são mais crônicos e raramente cursam com febre.

 

Diferenças e semelhanças na prevenção e tratamento

 

Como os dois quadros estão diretamente relacionados à ingestão de água e alimentos contaminados, a prevenção indicada para ambos é a mesma: ter cuidado constante com a higiene pessoal (lavar sempre as mãos antes de comer, por exemplo), lavar bem os alimentos antes de comê-los e garantir sempre água filtrada para o consumo próprio.

Já o tratamento apresenta diferenças. Nos dois casos é indicado o uso de medicamentos, mas para as parasitoses intestinais os principais remédios são os antiparasitários, ainda que antibióticos também possam ser indicados. Já a intoxicação alimentar muitas vezes não exige o uso de remédios, apenas sintomáticos, para controlar diarreia e vômitos, por exemplo.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como diferenciar uma intoxicação alimentar de uma parasitose intestinal?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.