O que fazer quem tem intolerância à lactose?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que fazer quem tem intolerância à lactose?

Intolerância à lactose é a incapacidade parcial ou total que o corpo tem de digerir a lactose (açúcar encontrado no leite de origem animal e seus derivados, como queijos e iogurtes).

Quais são as causas?

A intolerância à lactose pode ser causada quando o corpo não produz a enzima lactase (enzima responsável pela digestão do açúcar do leite), quando há uma redução na produção desta enzima ou quando ocorre danos nas paredes do intestino causados por outra doença.

Sintomas

Os principais sintomas são: diarreia, flatulência (alta liberação de gases), distensão e dor abdominal e borborismo (barulho causado pelo deslocamento dos gases).

Diagnóstico

O diagnóstico é feito com base na história clínica e pode incluir alguns testes como:

-Teste de intolerância à lactose;

-Teste de hidrogênio na respiração;

-Teste de acidez nas fezes.

Tratamento

O tratamento é deixar de consumir alimentos como leite de origem animal e seus derivados (queijos e iogurtes), porém estudos mostram que uma dieta totalmente sem lactose é desnecessária, pois a maioria das pessoas toleram alguma quantidade de produtos lácteos sem apresentar nenhum sintoma indesejável.

É importante procurar o auxílio de um nutricionista para verificar o grau de tolerância e completar a alimentação com outros alimentos fonte de cálcio para evitar a deficiência deste mineral no futuro. Além disso, hoje é bastante comum encontrar nos mercados produtos lácteos sem lactose.

Informações: Central Saudável Saber

TAGS
alimentacao
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que fazer quem tem intolerância à lactose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.