Helmintíases: Quais as principais características desse tipo de parasitose intestinal?

  • +A
  • -A

Conhecidas popularmente como vermes, os helmintos são os parasitas que provocam as helmintíases. Eles afetam, na maioria das vezes, o intestino e causam diversos sintomas similares aos de outras parasitoses intestinais. O tratamento, assim como em toda parasitose, se baseia no uso de medicamento específico para eliminar o agente infeccioso em questão (antiparasitários).  

Causas, sintomas e tratamento das helmintíases


“As helmintíases são parasitoses provocadas por vermes que, geralmente, habitam o intestino. As principais helmintíases são as seguintes: ascaridíase, enterobíase, estrongiloidíase, ancilostomíase, teníase, himenolepíase e esquistossomose”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Segundo o especialista, os sintomas mais comuns provocados pelas helmintíases são: dor abdominal, diarreia, anemia carencial por deficiência de ferro e prurido anal. “O tratamento recomendado para controle desses sintomas consiste em antiparasitários. A escolha do que usar dependerá de qual helminto seja o responsável pela doença”, explica o profissional.

Principais cuidados de prevenção


Tendo em vista que as
parasitoses intestinais são transmitidas por meio de alimentos, água, objetos e até terra contaminados pelos cistos dos agentes infecciosos, é fundamental estar em estado constante de atenção com a higiene de modo geral. Esse tipo de cuidado auxilia demais na prevenção de infecções do gênero.

Portanto, deve-se lavar sempre as mãos, ao chegar da rua, antes das refeições e antes de colocar as mãos na boca por qualquer razão; limpar bem os alimentos antes de ingeri-los, principalmente verduras, frutas e legumes; e ingerir somente água devidamente filtrada. Não é por acaso que nas regiões onde o saneamento básico é deficiente os riscos de contaminação são maiores.    

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Helmintíases: Quais as principais características desse tipo de parasitose intestinal?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.