As gastroenterites virais podem ser transmitidas pela água?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Marta Deguti
- +A
- -A
As gastroenterites virais são infecções que afetam o estômago e o intestino, causando dor abdominal, febre, diarreia, náuseas e vômitos. Os principais vírus que causam essas doenças são o norovírus, rotavírus, enterovírus e adenovírus e a transmissão desses micro-organismos pode ocorrer pelo contato com água, saliva, alimentos ou objetos contaminados.
Segundo a gastroenterologista Marta Deguti, alguns cuidados podem evitar a contaminação pela água. “Deve-se ter o cuidado de preparar os alimentos com água potável. Se a região onde a pessoa está não assegurar saneamento básico adequado, deve-se tratar a água com cloro, filtro ou purificador e fervê-la antes de consumir”, recomenda a especialista.
Manter a higiene é fundamental para prevenir infecções
Além de se certificar de que a água é potável, Dra. Marta explica ainda que algumas medidas simples com a higiene podem ajudar na prevenção das gastroenterites virais. Vale lembrar que se trata de uma doença contagiosa e, por isso, é imprescindível não compartilhar copos, talheres, escova de dentes e outros itens pessoais.
“É indicado sempre higienizar os alimentos com água potável antes de consumir, deve-se lavar as mãos toda vez que for preparar alimentos e após utilizar o banheiro e também ter o cuidado de limpar a caixa d’água periodicamente”, cita a médica.
Como é feito o tratamento das gastroenterites virais?
As gastroenterites virais não costumam causar grandes complicações. O tratamento, em geral, inclui repouso e hidratação. É recomendado que o paciente tome bastante líquido, uma vez que a perda de líquido causada pela diarreia e pelo vômito pode levar à desidratação. A hidratação do corpo pode ser feita pela ingestão de água, sucos, água de coco, soro, bebidas isotônicas e sopas.
É recomendado também evitar o consumo de alimentos gordurosos e açucarados. Por outro lado, uma alimentação leve e rica em frutas, legumes e verduras pode ajudar o corpo a restaurar a imunidade e a combater o vírus. Em alguns casos, pode ser indicado o uso de medicamentos específicos, sob orientação médica.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Marta Deguti
Gastroenterologia
CRM: 78966 / SP
- 5 comentários para "As gastroenterites virais podem ser transmitidas pela água?"
-
Maria Lisandra
Olá, bom dia. Desde quarta feira estava com dor de cabeça , suando frio e muitos gases. Tanto arroto quanto gases intestinais. Ânsia de vômito sem apetite . Passei o dia deitada. Em 2 dias ingeriu bastante água de Coco. E chá de boldo. Porque meu estômago estava fraco quando foi na sexta feira fui para urgência. Tomei soro , plasil e daxametasona. Obtive uma melhora significativa. Porém no sábado resolvi comer pizza . Acordei hoje com os mesmos sintomas arroto.em.excesso . Gases intestinais intensos . Estou muito preocupada.
-
Leonardo Pareto
Olá. Se eu beber no copo de alguém infectado, corro o risco de ser infectado. Como é o diagnóstico nesses casos? Até mais.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Leonardo. Conforme mencionado na matéria, objetos que estejam contaminados com os vírus específicos podem transmitir o problema, caso apresente os sintomas, o diagnóstico é feito pela avaliação médica e realização de exames, caso seja necessário. Recomendamos a leitura desta matéria com mais detalhes: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas-digestivos/sintomas-gastroenterite-viral. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.