Estou com gases e sem dormir: qual é a melhor posição para pegar no sono?


  • +A
  • -A

A produção de gases em excesso, em alguns casos, pode provocar sintomas tão fortes que acabam atrapalhando uma pessoa a pegar no sono. “O excesso de gases no trato gastrointestinal pode levar a uma sensação de desconforto ou provocar até mesmo dores abdominais do tipo cólica, que podem dificultar o paciente a iniciar o sono ou até mesmo acordá-lo se forem muito intensas”, explica o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases


Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que a posição pode favorecer a saída dos gases e reduzir o desconforto. “Baseado na anatomia do trato gastrointestinal, podemos dizer que dormir de lado pode ajudar o livre trânsito dos gases pelo intestino, favorecendo sua eliminação e aliviando, assim, os sintomas”, afirma o especialista.

Nenhum estudo já feito analisou as melhores posições para dormir diante do excesso de gases. Por outro lado, adotar algumas medidas antes de deitar é uma forma eficaz de aliviar as dores: “É interessante, especialmente nas últimas refeições do dia, que o paciente faça-as sem correria, comendo de forma lenta e tranquila, evitando a deglutição de grandes quantidades de ar”.

Comer feijão no jantar pode atrapalhar


Os cuidados com as refeições devem levar em consideração também o tipo de alimento consumido, o que também influencia na produção de gases e em uma possível má qualidade do sono. Maximiano recomenda evitar a ingestão de feijão, soja, grão-de-bico e outros grãos, em geral, além de frutas com casca, vegetais crus, leite e produtos derivados e bebidas gasosas.

“Estes alimentos têm carboidratos de difícil absorção e, especialmente à noite, não temos a oportunidade de eliminar os gases produzidos por sua digestão porque deitamos pouco depois”, alerta o gastroenterologista. O paciente também pode utilizar medicamentos para tratar o problema, desde que sempre acompanhado por um profissional.

Dr. Fabio Luiz Maximiano é gastroenterologista formado pela Faculdade de Medicina do ABC e atua na BV Especialidades Médicas, em São Paulo, e na Clínica Jardim, em Santo André. CRM-SP: 117078

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gases
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Estou com gases e sem dormir: qual é a melhor posição para pegar no sono?"

Katia maria de jesus

Tenho um filho de 5 anos ele tem muitos gases,eles sente uma dor tão forte que fica totalmente branco parecendo que vai desmaiar.por favor mim agude não aguento ver meu filho assim

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Katia, leve-o para uma consulta com o gastroenterologista, assim ele irá identificar a causa para tratar os sintomas. Melhoras para seu filho.

Rute Freitas de Almeida

Boa noite..percebi q as vezes quando eu como com pressa e deito sim dores no peito,,preciso arrotae

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rute, como afirma a nutricionista Giovana Morbi: “Parte dos gases intestinais formados é proveniente da aerofagia (‘engolir ar’), que acontece quando o indivíduo come muito rápido por ansiedade ou quando fala enquanto se alimenta”. Caso os gases sejam motivo de incômodo, é importante procurar um médico para avaliar a causa e as melhores formas de tratamento. Além disso, é fundamental comer de boca fechada e sem pressa, mastigando bem os alimentos. Abraços.

Emerson da silva almeida

Passou as ferias e bebi e comi bastante. Quarta feira a barriga bagunçou e resolvi tomar diasec e à noite comi 2 salgados e minutos depois fui ao banheiro e fiz cocô e depois a barriga começou a ficar dura e inchar, quando deu umas 23:00 fui ao hospital e me aplicaram um soro com medicação. Logo depois fui pra casa. Passei à noite sem dormir direito privado. Logo pela manhã fui para o hospital novamente e o médico por volta das 9:00 me atendeu e disse que era melhor ir para hospital geral. Chegando la a médica disse que pra fazer um ultra-som pra ver o que eu tinha, só que não fazia lá, só em últimos casos. Então me passou um remédio pra tomar em casa e resolvi voltar novamente para o hospital. Passei quinta e sexta feira em casa e hoje sábado resolvi ir ao hospital geral no intuito de fazer uma ultra-som mais médico passou uma medicação novamente e estava passando mal resolvi vir casa que graças à Deus almocei, peitei. Agora é pedir a Deus Saúde pq nos hospitais de Grajaú-Ma paciente chega doente e sai morto. Me ajudem por favor!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.