Por que é comum soltar gases logo após as refeições?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que é comum soltar gases logo após as refeições?

A produção e a eliminação de gases pelo organismo podem até ser constrangedoras, mas são partes da vida e, até certo ponto, são consideradas normais pelos médicos. No entanto, o ato de soltar gases costuma ser mais comum logo depois das refeições, o que está diretamente ligado ao processo de digestão da comida.

 

Fermentação da comida no intestino produz gases

 


O processo digestivo inclui bactérias que compõem a chamada flora intestinal, que fermentam o alimento, já parcialmente digerido pelo ácido do estômago. Como consequência, há formação e liberação de gases, que pode ocorrer em maior ou menor quantidade,
dependendo da alimentação e até de características individuais do paciente.

“Alguns alimentos têm a característica de maior produção de gases devido à sua composição, como as leguminosas, que têm uma maior densidade de massa no grão e também uma película que dificulta a digestão”, explica a nutricionista Leticia Callado.

É o caso do feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico, mas também de alguns legumes, como repolho, brócolis e couve-flor. Alimentos ricos em enxofre também entram na lista: alho, cebola e carnes (bovina, suína e de frango, especialmente) são alguns exemplos.

 

Tipo de bactérias presentes no intestino muda produção de gases

 


O volume produzido de gases intestinais depois de uma refeição varia ainda de acordo com o próprio organismo da pessoa. É possível encontrar bactérias específicas em cada sistema digestivo e até uma mesma espécie em quantidades variadas pode resultar em uma produção maior ou menor de gases intestinais.

A solução seria, portanto, evitar os alimentos que causam mais gases? “Claro que não, apenas optamos por consumi-los em horários em que o metabolismo se encontra ‘mais acelerado’. Neste caso, no almoço”, afirma Leticia. No entanto, se a produção for excessiva e estiver acompanhada de outros sintomas, é importante procurar um médico para avaliar a causa por trás do problema.

 

Leticia Callado é nutricionista clínica e esportiva e atua na BV Especialidades Médicas, em São Paulo. CRN-3: 40990

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Por que é comum soltar gases logo após as refeições?"

Isabel

Muito bom.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.