A flatulência em excesso pode ser sinal de algum problema de saúde mais grave


  • +A
  • -A
Imagem do post A flatulência em excesso pode ser sinal de algum problema de saúde mais grave

A eliminação de gases em excesso é um prato cheio para piadas, mas além de provocar mau cheiro, é capaz de causar constrangimento em algumas pessoas. Apesar disso, a gastroenterologista Amanda Buchmann tem uma boa notícia para quem convive com este problema. “Embora a passagem excessiva de flatos ou seu mau cheiro possa ser uma fonte de embaraço para o paciente, raramente é associada a uma doença grave”, explica a médica.

 

Parasitoses e crescimento de bactérias podem provocar excesso de gases

 


Entretanto, é sempre importante ficar atento a alguns sinais capazes de indicar que algo está errado. “Devemos suspeitar de alguma doença quando há
febre, perda de peso não explicada, dores abdominais associadas a fezes escuras e mal cheirosas e diarreia por mais de cinco dias“, explica a médica. Diante desses sintomas, é preciso procurar um clínico geral ou gastroenterologista rapidamente.

Entre os problemas que provocam a flatulência em excesso está a intolerância à lactose, substância encontrada no leite e em produtos derivados. A presença de parasitas no intestino, como a giárdia, dificulta a absorção dos alimentos e também pode aumentar a produção de gases. Cirurgias, crescimento exagerado de bactérias e condições como a síndrome do intestino irritável e gastroenterite também são fatores que devem ser considerados.

 

Forte cheiro dos gases é causado por alimentos com enxofre

 


Já para o forte cheiro dos gases, a explicação está na alimentação: “O odor ofensivo, quando presente, pode ser resultado de compostos contendo enxofre, tais como metanotiol, sulfureto de dimetilo e sulfureto de hidrogênio, bem como ácidos graxos de cadeia curta, indóis, aminas voláteis e amônia”, diz a especialista.
Leite, cebola e alho são alguns exemplos.

Existem algumas formas de prevenir e tratar o excesso de flatulência. “Limitar a ingestão de alimentos conhecidos como produtores de gás, como repolho, brócolis, trigo e batata, deve ser recomendado como início à terapia. Medicamentos que fazem com que as bolhas de gás quebrem e se dissolvam são amplamente utilizados”, recomenda a especialista. Já se há suspeita de supercrescimento bacteriano, é possível recorrer ao tratamento com antibióticos. 

 

Dra. Amanda Buchmann é gastroenterologista do Setor de Gastro-hepatologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52918555

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

56 comentários para "A flatulência em excesso pode ser sinal de algum problema de saúde mais grave"

Ademar

Boa tardeTenho tantas gases que as vezes o coracao acelera, aumenta muito os batimentos, desconforto no peito.O que devo fazer

Cesar Higashijima

Ademar, o excesso de gases muitas vezes pode estar relacionado a sua alimentação. O ideal é que você procure um médico gastroenterologista para que ele possa avaliar o seu caso. Abraços

Jozia benedito

E nao tomo leite frutas ,nem mesmo fruta ,carne com frequencia devido minhas condicoes salariais.nao consumo acucar nem adocante por opcao, nem mesmo fritura …..mas em conpensacao eu passo o tempo todo com gasez e e ja esta ficando constrangedor por que sai sem eu sentir …e percebi que passei de 89quilos para 61quilos ..mas achei que foi por causa da eliminCao da fritura ,manteiga e acucar nso sinto vontadr de consumilps …me ajude por favor..

Elisabete silva

Tenho muitos gases sinto muita dor no abdmem chego a desmaiar d dor cresce um caroço do lado do umbigo lado esquerdo o medico diz q meu intestino fermenta por isto o caroço é muita do quando a caroço some a dor tbm os médicos dizem q tenho muito gases

Cuidados Pela Vida

Olá Elizabete. O Excesso de gases realmente gera muito desconforto. Seu médico receitou alguma medicação? Abraços.

Cristiana

Tenho muito gases na boca do estômago as vezes nem consigo respirar . meu abdômen fica bem estendido.

socorro vidal

Sofro com gases desde os 20 anos(hoje tenho 47) È muito dolorido,trava a mandíbula e não consigo falar.Só melhoro quando arroto.Depois de muitos anos de desconforto e medo(no inicio eu achava que era ataque cardíaco)conheci um médico que me receitou Mylicon todos os dias.melhorei bastante.Mas o que fazer pra evitar as crises???

Monica

Sempre sofri com gases,mas agora está em exagero,já tem uns 4 dias que minha barriga e estômago doi demais,estou fazendo lavagem com o chuveiro,solta bastante,mas ainda estou morrendo de dor

Cuidados Pela Vida

Oi Monica, os gases são formados no organismo por fatores diversos, como por exemplo, a partir da fermentação de alguns alimentos digeridos pelas bactérias da flora intestinal. Como informa a nutricionista Dra. Giovana Morbi: “Os alimentos ricos em enxofre favorecem o aumento da flatulência. Entre eles estão maçã, melão, brócolis, couve-flor, alho, cebola, carne bovina, suína e de frango“. Queijos, amendoim e bebidas gasosas também ajudam a produzir mais gases. Se notar que algum alimento aumenta a flatulência de modo exagerado, evite comê-lo e vá ao médico para buscar uma solução. Abraços.

merisvaldo cruz

27/11/2017, de uns 30 dias pra ka meu intestino esta um pouco dolorido e produzindo muitos gases , e pela noite no silencio consigo ouvir o barulho que sai de dentro do intestino ,.parece que fica embrulhando, ja estou ficando incomodado. o que fazer?

Cuidados Pela Vida

Oi Merisvaldo, o ideal é consultar um médico para que ele possa indicar uma forma de eliminar os seus sintomas. Abraços.

Breno Stern

Percebo que ao tomar YAKULT produz muitos gazes 3 horas mais ou menos após. perdurando por 3 semanas ou mais ,de maneira que evito tomar e também yogurte porém causando surgimento de gazes em menor grau.

Antonilda

Sinto muita dor na perna direita e quando solto gazes ou vou fazer minhas necessidades fisiológicos a dor passa imediatamente eu chego quase a dismaiar

Cuidados Pela Vida

Oi Antonilda, realize uma consulta com o gastroenterologista para que ele possa indicar uma forma de eliminar os seus sintomas. Melhoras.

claudiane

Faz 4 dias que estou com muitos gases, de um jeito que eu fico agoniada. Solto muito “pum” mas pq ainda continuo com o estômago borbulhando? To evitando por enquanto comidas que provocam muitos gases.

Cuidados Pela Vida

Olá Claudiane, o ideal é consultar um médico para que ele possa indicar uma forma de eliminar os seus sintomas. Abraços.

Patricia

Eu toda vez que da vontade de ir ao banheiro da uma fraquesa um negocio mesmo bem ruim um emcomodo so passa depois que defevo

Cuidados Pela Vida

Oi Patricia, caso os sintomas persistam é recomendável realizar uma consulta com o médico. Abraços.

Daila

Há alguns anos descobri que tenho refluxo, Em junho/2010 retirei a vesícula e, em dois anos adquiri esteatose hepática, E há alguns dias tenho tido muitos gases à noite. Estou acordando com a barriga cheia de gases! Não tem odor, mas minha barriga fica fazendo muitos barulhos, que chegam a incomodar! Meu marido sempre que ouve, fala e vai me deixando preocupada! O que pode ser???

Roberto Alves

Tenho muitos gases de manhã qdo acordo, acredito ser devido a não acordar no meio da noite p ir ao banheiro, tem como resolver isso?

Cuidados Pela Vida

Oi Daila, realize uma consulta com o gastroenterologista, ele poderá solicitar exames específicos para entender o que está ocasionando esses sintomas, e poderá te orientar quanto a conduta a ser seguida. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Roberto, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Abraços.

Maria

Olá, estou ficando preocupada com a quantidade de flatos fedidos. Tenho 53 anos .

Cuidados Pela Vida

Oi Maria, realize uma consulta com o gastroenterologista, ele poderá solicitar exames específicos para entender o que está ocasionando esses sintomas, e poderá te orientar quanto a conduta a ser seguida. Abraços.

fernando vasconcelos

não tenho dor nenhuma. só gazes. muitos gazes. o dia todo. principalmente quando estou em casa mais relaxado. acho que solto em torno de 50 a 100 jatos de gazes pelo ânus quando estou mais relaxado em casa. sai sem eu querer. normalmente não são gazes silenciosos, nem cheirosos. o que eu faço???

Cuidados Pela Vida

Oi Fernando, os gases são formados no organismo por fatores diversos, como por exemplo, a partir da fermentação de alguns alimentos digeridos pelas bactérias da flora intestinal. Como informa a nutricionista Dra. Giovana Morbi: “Os alimentos ricos em enxofre favorecem o aumento da flatulência. Entre eles estão maçã, melão, brócolis, couve-flor, alho, cebola, carne bovina, suína e de frango“. Queijos, amendoim e bebidas gasosas também ajudam a produzir mais gases. Se notar que algum alimento aumenta a flatulência de modo exagerado, evite comê-lo e vá ao médico para buscar uma solução. Abraços.

meu nome é Aparecida Barreto Barbosa

já faz alguns meses que venho com esse problema fui ao médico e fiz uma indoscopia deu uma gastrite leve só que acho os sintomas que sento não só são da gastrite acho que é esse problema ai fui gastro ele passou os exame de lactose eu vivo sentido gasturas, barriga enpachada, é muitas gases,e intestino roçando.na boca do estômago.

Míriam Ferreira de Moraes Nunes Almeida

Bom dia, tenha diverticulite, gastrite, esofagite e gases imensos. O Protctologista passou o Benestare para eu tomar pois meu intestino é muito preso, mesmo assim nada resolve, sinto queimação, asia.

Sônia

Solto gases sem sentir e alto na frente das pessoas, isso me constrague muito, já virei alvo de piadas, indiretas, não tem cheiro mas faz barulho.

Anônimo

Pessoal, não percam tempo escrevendo aqui nos comentários ou fazendo perguntas. Esse espaço não é para consulta. O site está sendo educado e respondendo da melhor forma. Por isso, pela milésima vez a resposta é a mesma. Busquem uma consulta com um gastroenterologista, ele sim poderá solicitar exames específicos para entender o que está acontecendo e orientar quanto a conduta a ser seguida. Vlw!!

Natália

Tenho gases em um volume muito grande desde os 17 anos. Já eliminei vários alimentos da alimentação, fui a diversos médicos e nutricionistas e de nada resolveu. Só gostaria de deixar o meu apoio a todos aqueles que sofrem com isso. E realmente SOFREM. Não há dor maior do que a da humilhação pública.

Milton

h pylori dá gases? Solto muito e sempre sem cheiro nenhum

Cuidados Pela Vida

Olá Sônia, realize uma consulta com o médico gastroenterologista para que ele possa te auxiliar. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Míriam,O ideal é que você converse com o médico que prescreveu o medicamento,somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa.Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Aparecida, realize uma consulta com o médico gastroenterologista para que ele possa te auxiliar. Melhoras.

Vanessa

Tenho um filho de quatro anos e pela terceira vez vou com ele ao hospital e o diagnóstico é sempre o mesmo, febre dores no abdomen. Na primeira vez o medico suspeitou de apéndice fez varios exames e contatou que era gases preso. Ele tem uma alimentacao relativamente saudavel pra uma criança mas tb nao deixa de comer guloseimas. O q pode ser isso? É uma criança saudável quase nem vamos ao hospital com excessao desses eventuais acontecimentos. Pode ajudar a me esclarecer?

Rosanacc

Depois de uma cirurgia para tirar uma hérnia de iato notei que fiquei com muita flatulência, não há cheiro somente ar mesmo, será que há relação com o procedimento??? Ah, o meu intestino funciona muito bem, quase sempre mais para solto…

Giselle Figueiredo

Olá.Estou passando por maus momentos com muitos gases e com intestino preso.Meu Deus.Fui ao hospital há uma semana e fui medicada.Mas , tudo voltou outra vez.Socorro.

Josué Silva

Sempre de madrugada, eu passo a noite toda soltando gazes isso é normal

Cuidados Pela Vida

Oi Josué, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Rosemere Piscioneri

Boa noite…Eu sofro com gases a muito tempo…Se passo muito tempo sem comer sinto gases…Se fico muito apertada para ir ao banheiro sinto gases…Essa dor do desconforto incomoda tanto que no dia seguinte estou com meu abdômen e barriga dolorosos.Percebi que quando almoço arroz com feijão por pouco que seja me da gases…Se eu jantar a noite entre 19:00/30 Mesmo comendo pouco sinto gases…O que devo fazer e qual médico devo procurar.

Cuidados Pela Vida

Oi Rosemere, realize uma consulta com o gastroenterologista. Melhoras.

Maydlon Oliveira

Excesso de gases causa arritmia

Cuidados Pela Vida

Olá Maydlon, muitos desconfortos na região do tórax são sintomas de problemas não diretamente relacionados à saúde cardíaca, mas que precisam ser cuidados e diagnosticados com a mesma atenção. Marque uma avaliação com o médico. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/cardiovascular/dor-no-peito-e-sempre-infarto
Abraços.

Wellington Arrais

Eu peido demais, mais de 20 vezes por dia, algum problema nisso ? Não sinto dor de barriga e nenhum desconforto! Peidar muito tem algum problema ?

Cuidados Pela Vida

Oi Wellington, não há problema desde que não esteja acompanhado de outros sintomas como: febre, perda de peso não explicada, dores abdominais associadas a fezes escuras e mal cheirosas e diarreia por mais de cinco dias. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas-digestivos/regular-intestino-evitar-gases
Abraços.

Marlene

Olha não gostei muito desse dura essa pessoa não é médico porque todas as perguntas feitas ele só responde procure um médico ou seu médico já passou algum remédio , não entendi

Cuidados Pela Vida

Oi Marlene, o próprio Conselho Federal de Medicina proíbe que sejam feitas consultas por telefone e internet, pois a consulta física é insubstituível. O intuito do site é que as pessoas tenham acesso a informações e dicas de saúde. No entanto, como somente o médico está habilitado para a realização de diagnóstico e prescrição de tratamentos, orientamos que você não deixe de ao médico para obter esclarecimentos que se fizerem necessários. Abraços.

Jean Pierre

Boa tardeEstou com excesso de gases peido e arroto. Muito o dia e a noite acordo com peidos o que fazer ?

Cuidados Pela Vida

Olá Jean Pierre, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas-digestivos/alimentos-evitados-gases
Abraços.

Manoel

Pra que mandar relatos, se cuidados pela vida só manda procurar um médico. Nao dá nhm sugestão ou orientação de como aliviar pelo menos as dores. KKKKKK

Cuidados Pela Vida

Oi Manoel, o próprio Conselho Federal de Medicina proíbe que sejam feitas consultas por telefone e internet, pois a consulta física é insubstituível. O intuito do site é que as pessoas tenham acesso a informações e dicas de saúde. No entanto, como somente o médico está habilitado para a realização de diagnóstico e prescrição de tratamentos, orientamos que você não deixe de ao médico para obter esclarecimentos que se fizerem necessários. Abraços.

Benvinda Salamo

Ola por favor pôde me ajudar desde que eu fiquei desde que eu tive a minha filha, em 2015 que sofro com gases já nao aguento mais tem dias que sai o dia todo sem parar e por vezes a Barriga faz aquele barulho estranho o que devo fazer

Maria

Olá meu nome é Maria solto muitos pum e são da aqueles muitos fedidos e altos não sei mais oque fazer eu não aguento mais minha família reclamar as vezes não durmo na msm cama que o meu marido pq ele não agüenta mais o meu intestino ferve muito que eu sinto o barulho. Mim ajude por favor

Cuidados Pela Vida

Olá Benvinda, marque uma consulta com o gastroenterologista, assim ele poderá investigar o que está ocasionando este sintoma. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Maria, os gases são formados no organismo por fatores diversos, como por exemplo, a partir da fermentação de alguns alimentos digeridos pelas bactérias da flora intestinal. Como informa a nutricionista Dra. Giovana Morbi: “Os alimentos ricos em enxofre favorecem o aumento da flatulência. Entre eles estão maçã, melão, brócolis, couve-flor, alho, cebola, carne bovina, suína e de frango“. Queijos, amendoim e bebidas gasosas também ajudam a produzir mais gases. Se notar que algum alimento aumenta a flatulência de modo exagerado, evite comê-lo e vá ao médico para buscar uma solução. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.