É possível ter um episódio de fezes com pouca consistência, mas sem caracterizar um quadro de diarreia?


  • +A
  • -A

O aumento do número de evacuações, do volume e a perda da consistência das fezes são, segundo a gastroenterologista Amanda Buchmann, as principais características de um quadro de diarreia. No entanto, existem casos que alguns desses sinais se manifestam sem ser, necessariamente, um quadro de diarreia.

 

Fezes moles não são sempre sinais de diarreia

 


Para a médica, qualquer pessoa pode apresentar um episódio de fezes com pouca consistência, sem que isso indique uma diarreia, desde que seja um caso isolado. De acordo com a especialista, existem vários fatores que contribuem para a alteração da consistência dos excrementos, podendo deixá-los mais duros ou mais moles.

“Hidratação, alimentação, quadro viral, excesso de ingestão de gorduras, certos medicamentos, quadro emocional e velocidade de trânsito intestinal” são citados por Amanda. O consumo excessivo de água, por exemplo, pode amolecer as fezes. O uso de alguns antitérmicos e analgésicos também pode trazer o mesmo efeito, assim como o consumo de leite por pacientes com intolerância à lactose.

 

Qual é a consistência ideal das fezes?

 


Por outro lado, uma ingestão baixa de água pode tornar as fezes mais ressecadas e duras, assim como manter uma alimentação pobre em fibras, não praticar exercícios físicos e segurar a vontade de ir ao banheiro. Até mesmo alterações hormonais são capazes de alterar as evacuações.

As fezes ideais são aquelas em forma de cilindro e com consistência macia. Entretanto, nem sempre isso acontece. Caso essas mudanças comecem a se repetir com certa frequência, é importante procurar a ajuda de um especialista para verificar se há um problema mais sério atrapalhando o funcionamento do intestino.

 

Dra. Amanda Buchmann é gastroenterologista do Setor de Gastro-hepatologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52918555

 

Foto: Shutterstock

TAGS
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível ter um episódio de fezes com pouca consistência, mas sem caracterizar um quadro de diarreia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.