O excesso de gases pode ser um sintoma da intolerância à lactose?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Quelson Coelho
- +A
- -A
A produção excessiva de gases pode se tornar algo bastante incômodo e, dependendo da situação, pode até mesmo ser constrangedor. Os gases são produzidos normalmente pelo organismo, mas em quantidades exageradas são capazes de se transformar em um problema para saúde, indicando erros na alimentação e intolerâncias, como à lactose.
Intolerância à lactose provoca dor, diarreia e náuseas
Segundo o gastroenterologista Quelson Coelho Lisboa, um dos sintomas mais comuns da intolerância à lactose é o excesso de gases intestinais: “Na intolerância à lactose, não se consegue digerir a lactose que é ingerida. Quando essa lactose chega não digerida no intestino ela é fermentada pelas bactérias intestinais. Essa fermentação gera muitos gases, principalmente de hidrogênio”.
O excesso de gases, no entanto, não é o único sintoma da intolerância à lactose. “Os sintomas mais frequentes são dor abdominal, diarreia, náuseas, vômitos e gases. Pode-se usar medicações que atacam os sintomas, como analgésicos para dor abdominal, antiemético para náuseas e simeticona para os gases”, explica o médico, que complementa dizendo que estas medidas são apenas paliativas.
Mudanças na alimentação ajudam a diminuir gases
Para realmente diminuir a quantidade de gases, é preciso mudar a dieta, de modo a retirar a lactose dos pratos consumidos e evitar outros alimentos conhecidos por aumentar a produção de gases, como feijão, ervilha, repolho e refrigerantes – uma nutricionista poderá auxiliá-lo nesta tarefa. Outras atitudes que ajudam são beber água durante a refeição e realizá-las com calma, mastigando bem a comida.
Dr. Quelson considera importante diferenciar a intolerância à lactose da alergia ao leite. “A alergia ao leite é, na verdade, alergia uma proteína presente no leite. Os bebês podem nascer com essa alergia e ter vários sintomas ao ingerir a bebida. O problema pode, com o tempo, ir diminuindo e a criança, já maior, consegue tomar o leite normalmente”, explica. Já a intolerância à lactose acontece, na maioria das vezes, na adolescência ou vida adulta, quando o intestino começa a diminuir a produção da enzima que digere a lactose.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Quelson Coelho
Gastroenterologia
CRM: 45711 / MG
- 46 comentários para "O excesso de gases pode ser um sintoma da intolerância à lactose?"
-
Maria da Conceição Meelhuysen
Eu tenho muitos gases e muita dor abdominal e já fiz exame da lactose e deu negativo, faço vários exames e os resultados não ajudam, isto já vou sofrendo a vários anos, não sei mais o que faço!
-
Maria da Conceição Meelhuysen
Eu já consultei vários especialistas, e já fiz tidos exames possíveis, eu acho que tenho mesmo e que mudar a alimentação! Mas não quero com nutricionista!! O que sei até hoje é que tenho intestino irritável!!
-
Roseleny Auxiliadora de Assunçao
tenho muito gases no estomago fiz endoscopia e foi diaguinosticado gastrite.o que o senhor me aconselha a fazer.qual o tratamento para issoobrigada ! bom dia!!
-
Celeste
Além de ter muitos gases, tenho intestino preso e preguiçoso! Vivo comendo coisas para fazer ele funcionar! O que devo fazer?
-
Luisa Azevedo
Boa tarde. Fiz uma endoscopia e foi diagnosticado apenas refluxo gastroesofágico. Consegui controlar o refluxo com a redução da quantidade de comida e o encurtando o período entre as refeições. O único problema é que como algo derivado do leite e imediatamente ao entrar em contato com meu estômago (no máx. 10 min após) sinto gases horríveis e minha barriga incha. Será que esse sintoma seria sugestivo de intolerância a lactose?
-
Jean
Olá, minha filha tem 1 ano e 7 meses e a uma semana vem apresentando inchaço abdominal, não segura nada no estômago, vomita muito e diarreia. O médico receitou Fagico bromoprida, florax e florality. Não to botando melhora nela.
-
Jhonatan
Olá eu sinto muitos roncos na minha barriga e as vezes dor na barriga e fico me sentindo meio estranho sem vontade pra nada e meio triste o que pode ser?
-
Sidney
A enzima q digere a lactose no nosso organismo, pode ser sintetizada? E é verdade que probióticos podem fazer essa função?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Sidney, também conhecida como hipolactasia, a intolerância à lactose é um transtorno do metabolismo que impede a digestão apropriada de alimentos derivados do leite, pois o organismo não consegue quebrar a lactose, o açúcar presente nesses alimentos. Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, trazendo benefícios como facilitar a digestão da lactose, especialmente em pessoas com intolerância à lactose. Abraços.
-
Cleusa Rodrigues
Nossa! Estou cada vez mais assustada. Amo leite,mas não consigo tomar.hoje a exemplo quase morri de tanta dirreparável e gases com forte odor. Até asei de tanto ir ao banheiro. Acontece sempre com ao tomar leite Seja em pó ou líquido. Também acontece ao igerir iogurtes. Não percebi esses sintomas com o queijo dentre outros derivados. Também ao tomar vinho, comer mamao e laranja. Nem posso sair de casa. O que será que acontece com o meu intestino?
-
Gabrielle
Eu sinto dores abdominais direito por gases presas, já fui até parar no hospital por causa de gases é uma dor horrível..
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Gabrielle, esse mal afeta muitas pessoas por fatores diversos. Temos mais uma matéria que pode trazer novos conhecimentos sobre o tema abordado confira no link abaixo. Abraços.
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas-digestivos/prender-gases-riscos
-
Tamires Silveira
Boa noite Toda vez como queijo minha barriga enche de gases eu solto muito pum . Me incomoda muito…. mas é só quando como queijo qualquer tipo…. leite e chocolate minha barriga fixa normal. O que vice recomenda pra mim?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Tamires. Referente aos gases, a senhora consegue elimina-los fazendo uma mudança nos hábitos alimentares, evitando algumas comidas que estimule a produção de gases, para isso é necessário uma consulta com a nutricionista. A intolerância a lactose apresenta mais alguns sintomas que vão além dos gases, como dor, diarreia e náusea. É necessário ficar atento caso apareça estes sintomas, entretanto, se a senhora achar necessário, nada impede que consulte um médico para que ele solicite alguns exames e possa dizer, com certeza, se há ou não a intolerância a lactose. Agradecemos o comentário. Abraços!
-
Gisele nunes
Olá boa tarde…Meu filho tem 1ano e seis meses,e desde novinho tem muitos gases,ele chora muito com dor,tirei alguns alimentos que contém a lactose,mas não resolvem.Ele sofre muito.Ele toma o leite ninho zero lactose…O que pode ser?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Gisele. Agradecemos seu comentário. Imaginamos que seja uma situação desconfortável. Para aliviar os gases do bebê é recomendado que a mãe tenha cuidado com a sua alimentação, também massagear a barriga do bebê em movimentos circulares, pode facilitar a liberação dos gases. Caso suspeite que isso realmente é um problema, não deixe de consultar sua pediatra de confiança, para avaliação e se houver necessidade encaminhamento para outras especialidades, afim de obter melhoras para seu bebê. Abraços!
-
Aline
Meu bebe de 6 meses nao dorme a noite toda com gases, nao sei mais o qie fazer. O que pode ser?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Aline. É importante identificar as causas, você pode verificar se seu bebê elimina mais gases quando come algum alimento. A partir daí, será necessário evitar esses alimentos. Na dúvida, recomendamos que consulte um pediatra ou um nutricionista, profissionais que poderão lhe auxiliar, pois será realizado uma avaliação e indicado o melhor tratamento para seu bebê. Desejamos melhoras. Abraços!
-
Tatiana
Bom dia, tenho um bebê de 1 ano que sofre com gases sempre, quase não dormimos a noite. Já fiz tudo que se possa imaginar: tirei o leite da alimentação, tirei o trigo, o ovo, fiz exames de alergia, levei no gastropediatra, mas não detectou nada. Ele não tem sintomas nenhum de que seja alérgico ou tenha intolerância a algum alimento, que apenas o intestino dele não produz as enzimas necessárias para digerir o alimento. Com o passar do tempo os gases não tem passado e eu não sei mais o que fazer. Poderia me ajudar? Abraços
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Tatiana. Sugerimos que procure um médico para novos exames e/ou um nutricionista para ajudá-la em uma dieta que alivie os gases do seu bebê. Temos dicas de massagens para eliminação desses gases, a primeira é colocar o bebê deitado de costas e flexionar as pernas dele, fazendo com que as coxas fiquem sobre a barriga, isso irá pressionar o abdome e facilitará a eliminação dos gases. Outra técnica é fazer massagens circulares suaves na região do abdome com as palmas das mãos de baixo para cima e em sentido horário por entre cinco e dez minutos. Fica aqui uma dica de leitura: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas-digestivos/crianca-excesso-gases-dieta. Estimamos melhoras ao seu bebê. Abraços!
-
Sara
Boa noite tudo que como como queijos leites e seus derivados me fazem mal oque devo fazer?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Sara. De acordo com a especialista Dra Adriana Ávila, uma vez que a deficiência de lactase é detectada, a pessoa deve evitar leite e derivados com lactose, de acordo com o seu grau de intolerância. No caso da alergia ao leite, o indivíduo deve suprimir de sua dieta qualquer resquício da proteína do leite da vaca. Portanto, há uma grande limitação no consumo de alimentos ricos em cálcio. Para que não haja carência do nutriente, suplementos podem ser uma alternativa. No entanto, é importante conversar com seu médico antes de decidir pela suplementação, a fim de evitar possíveis problemas relacionados à alergia ao leite nos suplementos e para que ele prescreva um caminho seguro para a obtenção das doses diárias recomendadas de cálcio. Sugerimos que investigue a causa dos sintomas junto ao seu médico de confiança para ter uma orientação segura conforme o que for diagnosticado em seu caso. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.