Por que o excesso de gases causa dor na barriga?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que o excesso de gases causa dor na barriga?

Os gases são formados no organismo por fatores diversos e com o propósito de logo serem expelidos. Quando isso não ocorre, o acúmulo dos mesmos na barriga pode trazer dores abdominais como inconvenientes. Este excesso geralmente existe quando a alimentação está “recheada” de itens que naturalmente contribuem bastante para a formação de gases.  

Formação e riscos do excesso de gases no organismo


“O excesso de gases, quando não expelido pelo ânus, pode ficar acumulado no intestino delgado e/ou grosso, levando à hiperinsuflação dos mesmos. Com isso, provoca-se a distensão e desconforto abdominal. Em algumas situações a dor pode até simular doença coronariana (infarto)”, comenta o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

O médico explica que a formação dos gases se dá a partir da fermentação de alguns alimentos digeridos pelas bactérias da flora intestinal. “São compostos de hidrogênio, ácido carbônico, metano e, em alguns casos, de enxofre. Alguns alimentos são mais fermentativos, tendendo à maior formação de gases, principalmente nas pessoas mais predispostas. Outra forma de acúmulo de gases é a aerofagia, comum em pacientes ansiosos e que, ao falar rápido, engolem muito ar”.

Sintomas do excesso de gases e perigos envolvidos


O excesso de gases no intestino e estômago pode gerar sintomas além da dor, tais como arrotos frequentes, azia, falta de ar, prisão de ventre, cólica intestinal, barriga dura, perda de apetite e até uma fisgada no peito. Para evitar tais incômodos, é fundamental se adequar a uma dieta balanceada, com ingestão de alimentos ricos em fibras, além de bastante água. Evitar bebidas gaseificadas, carboidratos, leite e derivados também é interessante.  

As dores abdominais do excesso de gases geralmente são autolimitadas, melhorando rapidamente após a eliminação dos mesmos. “No caso de acúmulo excessivo de gases, o paciente tende a ficar impaciente e desconfortável e desta forma ocorre um ciclo vicioso que não o permite relaxar para eliminar os gases. Em casos muitos raros a distensão do intestino grosso muito intensa pode resultar na perfuração do mesmo, com necessidade de tratamento cirúrgico de urgência”.

Dr. Alexandre de Sousa Carlos é gastroenterologista formado pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-SP: 122226

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
gases
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

89 comentários para "Por que o excesso de gases causa dor na barriga?"

Ana Paula

Sofro muito com esse problema tenho gases excessivo sinto muito desconforto meu estômago vive inchado e minha barriga doendo as vezes para melhorar preciso tomar milanta plus não sei o que fazer TD que como mi dá má digestão o que posso fazer para melhorar esse problema …..

Lucilene

Estou com esesso de gases minha barriga incha muito, meu intestino não funciona direito. Como melhor esse desconforto?

Cuidados Pela Vida

Olá Ana Paula e Lucilene, para evitar tais incômodos, é fundamental se adequar a uma dieta balanceada, com ingestão de alimentos ricos em fibras, além de bastante água. Evitar bebidas gaseificadas, carboidratos, leite e derivados. Como cada caso tem suas particularidades, como a variedade de bactérias na flora intestinal e o nível de intolerância alimentar, somente um profissional capacitado é capaz de avaliar quais alimentos aumentam a produção de gases do paciente, por isso o indicado é realizar uma consulta com um nutricionista.

merecirlei soares

estou á varios anos com problemas de exesso de gases no intestino colicas , dor no estomago e intestino ñ fuciona direito.

Cuidados Pela Vida

Oi Merecirlei, para evitar tais incômodos, é fundamental se adequar a uma dieta balanceada, com ingestão de alimentos ricos em fibras, além de bastante água. Evitar bebidas gaseificadas, carboidratos, leite e derivados também é interessante. Procure também realizar uma consulta com o gastroenterologista para que ele indique uma conduta específica para o seu caso. Melhoras.

Willy

Excesso de gás faz perde o apetite? Não sinto fome e sinto MT dor abdominal, e queimação e ma digestão

Cuidados Pela Vida

Oi Willy, o excesso de gases no intestino e estômago pode gerar dor abdominal e perda de apetite. O recomendado é que você busque o auxílio de um clínico geral ou gastroenterologista para investigar o problema. Abraços.

LAYS

Estou com dor de barriga e gases há 2 dias.Minha barriga dói, e quando solto os gases ainda sinto dores. O que pode ser?Obrigada, abraço!

Cuidados Pela Vida

Oi Lays, como cada caso tem suas particularidades, somente um profissional capacitado é capaz de avaliar qual a causa e indicar um tratamento, por isso o indicado é realizar uma consulta com um nutricionista ou um médico gastroenterologista. Melhoras.

Natalia

Sinto muitas dores e fortes na barriga, demoram um minuto mas sao fortes. E tem hora solto o gas e tem hora nao sai nada, mas sao dores fortes. Identifico como gases?

Cuidados Pela Vida

Oi Natalia, um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases no sistema digestivo é a dor que atinge a região abdominal. Como explica a gastroenterologista Mônica Sperandio Romanelli: “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases”. Para evitar tais incômodos, é fundamental se adequar a uma dieta balanceada, com ingestão de alimentos ricos em fibras, além de bastante água. Evitar bebidas gaseificadas, carboidratos, leite e derivados também é interessante. Caso o sintoma persista é importante procurar auxílio médico. Abraços.

Weslley

Oii eu tou sentindo umas dores no coração , minha mão suar e abdômen inchado da até falta de ar porém tem vez que o coração acelera fui no hospital a médica falou que era gazes tou com medo

Neusa

Sinto um incômodo e roncadeira do lado esquerdo da barriga quase perto da verilha e gases pois parece que tem nem sei explicar como de manhã café com leite e pão de forma e qdo é tipo 6 ou 6:30 vou almoçar e jantar, dps não como mas nda, somente de madrugada como um chocolate 🍫 isso é prejudicial à saúde ou as fradulencias que tenho?

Cuidados Pela Vida

Oi Weslley, caso os sintomas persistam, você pode realizar uma consulta com o cardiologista, assim ele poderá averiguar com mais precisão qual o motivo dos sintomas, e te indicar a conduta adequada. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Neusa, segue o link com uma matéria em nosso site que pode esclarecer suas dúvidas:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas-digestivos/alimentos-evitados-gases

Gabriela

Olá. Estou dando de mamar e senti uma dor muito forte como se estivesse acochando minhas costelas doeu muito .dei varios arrotos e melhorei . Como devo fazer? Pois estou com bebe de 2 meses .

Deca

Oi gases fica só de um lado??? Ja tem uns 3 anos que sofro com essa dor so do lado esquerdo da barriga e me incomoda bastante.

Cuidados Pela Vida

Oi Gabriela, um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases no sistema digestivo é a dor que atinge a região abdominal. Caso o sintoma persista, procure realizar uma consulta com o gastroenterologista para que ele indique uma conduta específica para o seu caso. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Deca, o ideal é que você realize uma consulta com o gastroenterologista, assim ele poderá averiguar com mais precisão qual o motivo dos sintomas, e te indicar a conduta adequada. Melhoras.

Adeilton

Sinto dores abdominais e tenho o acumulo de gases principalmente quando de estomágo vazio, pontadas no peito, assim que expelido sinto que estou bem, bebo muito leite, será por causa da alimentação???

Cuidados Pela Vida

Oi Adeilton, o médico Alexandre de Sousa Carlos explica que a formação dos gases se dá a partir da fermentação de alguns alimentos digeridos pelas bactérias da flora intestinal. O ideal é que você realize uma consulta com o gastroenterologista, assim ele poderá averiguar com mais precisão qual o motivo dos sintomas, e te indicar a conduta adequada. Abraços.

Aleff

olá, tenho uma dúvida com relação as dores na barriga que sinto a bastante tempo. Quando a dor aparece faço massagem na barriga, pressionando-a, movimentando os gases até passar a dor. isso é correto de se fazer?

Raquel Andrade

Olá… gostaria de saber se dores no braço esquerdo podem também estar relacionado a excesso de gases.

Cuidados Pela Vida

Oi Aleff, como afirma a Dra. Dra. Amanda Buchmann: “podem ser feitas diversas medidas para minimizar o desconforto e eliminar os gases, que vão desde o uso de medicamentos até massagem no abdome, além de manter os membros inferiores elevados e caminhar”. Como você relata que isso ocorre a bastante tempo, o ideal é realizar uma consulta com o gastroenterologista para que ele possa identificar o motivo da recorrência do problema. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Raquel, a dor causada pelos gases atinge a região abdominal e pode estar acompanhada ainda de arrotos, azia e rigidez abdominal e, geralmente, some em algumas horas ou dias. Em caso de persistência, é importante procurar auxílio médico. A presença de gases junto a sintomas como febre e aperto no peito também deve ser investigada por um especialista. Abraços.

Miguel Angelo Pellegrino

Ola…muito bom dia..dr é o seguinte tenho 59 anos e meu trabalho exige um certo esforço..reciclagem…ha 5 dias mais ou menos comecaram umas dores envolta e um pouco abaixo do umbigo..dores estas que se em repouso não existem…e tambem quando arroto elas passam mas quando vem sao muito fortes..e minha pressao ate cai…será que pode ser hernia….ou so gases? Desde ja agradeço por uma resposta

Izabel

Muita dor na barriga abaixo do umbigo. Não consigo soltar gases. Inchada. Falta de Ar. Aumentou meu peso. Falta de apetite. Luftal resolve ??

Cuidados Pela Vida

Oi Miguel, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Jessica

Venho sentindo cólicas toda manhã seguido de gases,sempre que faço uma refeição meu intestino fica preso as vezes ate tenho vontade de colocar para fora o que pode ser?

Cuidados Pela Vida

Oi Izabel, para evitar tais incômodos, é fundamental se adequar a uma dieta balanceada, com ingestão de alimentos ricos em fibras, além de bastante água. Procure também realizar uma consulta com o gastroenterologista para que ele indique uma conduta específica para o seu caso. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Jessica, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Derisvalda

Bom dia! As gases podem surgir em qualquer lugar do corpo? Pois estou sentindo muita dor no ombro e pescoço do lado esquerdo punho e é pontadas e quando libero os gases passa mais volta a dor novamente quando dor arrotos ele passa só minutos depois voltar tudo de novo

Edvania

Olá, eu sofro frequentemente com gases, por muitas vezes as dores abdominais vem junta com as fisgadas no peito que são muito frequentes… Estou sem saber o que fazer. Dói bastante 😭

Cuidados Pela Vida

Olá Derisvalda, segundo a especialista Dra. Amanda Buchmann, a sensação de ter gases retidos ocorre quando o ar fica preso nas curvas do intestino. “Nesse momento, você pode sentir cólicas e dores em pontadas. Inchaço ou distensão do abdome também podem se manifestar. Além das dores, náusea, vômitos, perda de apetite e febre podem vir associadas à obstrução intestinal”. Realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa te auxiliar. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Ou Edvania, realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa te auxiliar. Melhoras.

Márcia Macedo

Sinto muita dor no pé da barriga. Já faz algum tempo. As vezes frequentes, as vezes não. Já fiz todos os exames ginecológicos e não deu nada.fiz ultrassom das partes mole ,o médico falou que eu tinha hérnia inguinal. Mais não deu nenhum tratamento. O que fazer?

Robson

Olá Dr. Alexandre,Sinto desde mais novo problemas com gases. Sinto um desconforto na área esquerda do abdômen. Isso tem me gerado desconforto, também, no trabalho e prejudicado minha produtividade. Não tomo leite e evito ao máximo seus derivados. Contudo, fumo e tenho uma mastigação dos alimentos. Estou em tratamento para parar de fumar, isso pode ajudar na melhora desse sintoma?

Rendrik de Souza duarte

Olá dr. minha barriga começou cm esses sintomas a uma semana atras e junto cm esses sintoma meus arrotos saí cm gosto de ovo cozido sente q eu não como ovos cozidos a duas semanas, será q isso é normal ?

Cuidados Pela Vida

Oi Márcia, tente realizar uma consulta com o gastroenterologista para que ele possa indicar a conduta adequada para o seu caso. Melhoras.

Mariana

Eu sou diabética e faz umas duas semanas eu sinto essas dores no estômago, um pouco de falta ar . Esse desconforto melhora quando eu consigo eliminar os gases mais é muito incômodo será que com uma.dieta mais restrita eu consigo melhorar

Aldemir de Oliveira Gomes

Estou sentindo muita Dores no pé da Barriga e ao Redor da Barriga. Já fiz exame mas não Dar nada. Parece que minha Barriga está inchada. Não solto Gases Direito. Vou ao médico tomo medicamentos , mas não passa. Não sei mais o que fazer.

Cuidados Pela Vida

Oi Robson, como afirma o gastroenterologista Quelson Coelho Lisboa: “Ao tragar o cigarro puxamos ar para os pulmões, mas também para o estômago e intestino, aumentando em muito os gases intestinais. Além disso, o tabaco irrita todo o aparelho digestivo aumentando o incômodo provocado pelos gases”. Se a produção de gases não voltar ao normal depois de parar de fumar, é importante considerar outras causas para a flatulência excessiva, por isso o indicado é consultar um especialista. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Rendrik, o recomendado é que você busque o auxílio de um clínico geral ou gastroenterologista para investigar o problema. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Mariana, sim, ao realizar uma consulta com o nutricionista, ele poderá indicar uma dieta balanceada para o seu caso. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Aldemir, tente se atentar se ao consumir determinado alimento, esse desconforto não aumenta, e tente evitá-lo. Melhoras.

Caroline

Olá! Sinto muita dor quando acordo e essas dores passam aqui que solto gases forçados pela manhã, quando evacuou e faço xixi. Sinto a barriga bem dura e só melhora após ir ao banheiro. Não tenho problema nenhum em evacuar, e durante o dia não sinto dores. Marquei uma colonoscopia,fiz certo?

Cuidados Pela Vida

Oi Caroline, se o médico indicou o exame para investigar, faça-o e leve para ele o resultado; assim ele poderá te orientar corretamente. Abraços.

Wellington

Wellingnton quando bebo cerveja e como comidas no outro dia sinto dor no estômago e no o peito e no abdominal e peido muito oque pode se isso

Gabriel

Bom dia, sinto minha barriga inchada acima da linha do umbigo e também ao redor, também sinto muita falta de ar fico até com medo sentir até uma fisgada no peito pemsei até que ia ter um ataque, fui no medico ele me disse que foi efeito do amoxicilina ai ele passou para mim luftal e omeprazol mas isso pode ser gases?

Bárbara

Tenho muitos gazes e por umas três vezes senti dores muito fortes nas costas, e na linha do maxilar.Dai tomei omeprazol com bastante água e aos poucos as dores foram passando isso são sintomas de gazes?

Jefferson

Boa noite , cinto muita dor de barriga ,muito gases e com um mau odor , oque posso tomar pra melhorar esse problema .

Izabela

Boa noite , eu sinto uma dor insuportável ao soltar gases , mas isso só acontece no meu período menstrual, sinto muita dor , muita cólica , e tenho prisão de ventre , não sei oque acontece comigo , mas parece grave pela dor que sinto .

Cuidados Pela Vida

Olá Wellington, o consumo de bebidas gaseificadas como cerveja e refrigerantes, pode levar ao aumento da produção de gases no abdome. Caso o incômodo permaneça, o ideal é realizar uma consulta para que o médico possa indicar uma forma de eliminar os seus sintomas. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Gabriel, como comenta o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos: “O excesso de gases, quando não expelido, pode ficar acumulado no intestino delgado e/ou grosso, levando à hiperinsuflação dos mesmos. Com isso, provoca-se a distensão e desconforto abdominal. Em algumas situações a dor pode até simular doença coronariana (infarto)”. Siga o tratamento prescrito pelo seu médico, e caso os sintomas permaneçam retorne em consulta para que ele indique a conduta a ser seguida. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Bárbara, não é indicado tomar medicamento sem a devida prescrição médica. O ideal é que você realize uma consulta para que o médico possa fazer o diagnóstico e prescreva o tratamento adequado. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Jefferson, somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Fabiana

Ando sentindo muitas dores na barriga principalmente no pé da barriga sinto vontade de solta gases mais nem sempre consigo o que pode ser pq dizem que gazes presos as dores são sentidas em fisgadas

Cuidados Pela Vida

Oi Izabela, relate estes sintomas para sua ginecologista, caso necessário ele poderá te encaminhar para o médico especialista. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Fabiana, o ideal é que você realize uma consulta com o gastroenterologista, assim ele poderá averiguar com mais precisão qual o motivo dos sintomas, e te indicará a conduta adequada. Melhoras.

Gaby

Estou com dores no lado esquerdo próximo a bechiga , será acúmulo de gases ou outra coisa já faz cinco dias

Cuidados Pela Vida

Oi Gaby, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Isabela

Estou sentindo dores no estômago, falta de apetite e dor após a refeição. Você sabe me dizer o exato o que poderia ser ? Muito obrigado 🙂

Cuidados Pela Vida

Oi Isabela, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Angelica

Olá, também sofro com esse desconforto. As vezes as dores são tão fortes que tenho dores na coluna principalmente na torácica e lombar. Sem falar que as vezes mesmo após o episódio de gases terem acabado, fico com o abdômen todo dolorido por vários horas.

Valéria Lopes

Estou com minha barriga doendo não consigo me alimenta direito meus peito doem muito minha barriga ta enchada como eu faço pra melhora

Cuidados Pela Vida

Oi Angelica, realize uma consulta com o gastroenterologista, ele poderá solicitar exames específicos para entender o que está ocasionando esses sintomas, e poderá te orientar quanto a conduta a ser seguida. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Valéria, o excesso de gases no intestino e estômago pode gerar dor abdominal e perda de apetite. O recomendado é que você busque o auxílio de um clínico geral ou gastroenterologista para investigar o problema. Abraços.

Dalila

Meu esposo, esta com corpo molhe,dor na barriga,dor nas articulações e esta soltando muito gazes.Oq pode ser?

Samantha Santos

Simto tudo isso qUE a mátria citou, enjoos e vontade de vomitar tbm tem a ver com gases?

Janiely Mendes

Sinto fortes dores no estômago depois de comer ou até mesmo quando não como nada, essa dores me dar falta de ar é são fortes chego a chorar com a dor. O que pode ser isso?

Cuidados Pela Vida

Olá Dalila, é complicado diagnosticar seu esposo apenas com essas informações. É necessário que ele realize avaliação com o médico especialista para que possa ser feito um diagnóstico e, caso seja necessário, o médico irá prescrever um tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Samantha, sim, o desconforto abdominal pode ocasionar este tipo de sintoma. Realize uma consulta com o médico para que ele possa avaliá-la, e assim indicar a conduta adequada para o seu caso. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Janiely, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Geise

Oi! Eu sinto de vez enquanto dor no pé da barriga forte e não consigo peita, não sai e sinto muita dor e qndo isso acontece fico 3 dias com dor é difícil até pra caminhar isso é normal?estou muito preocupada

Simone Virtude

Oi! Eu sinto no pé da barriga um endurecimento tenho medo de estar grávida.. sou uma pessoa anciosa sinto dor no peito falta de ar e formigamento nas mãos .. o que faço ,?

Cuidados Pela Vida

Oi Geise, o excesso de gases no intestino e estômago pode gerar dor abdominal e perda de apetite. O recomendado é que você busque o auxílio de um clínico geral ou gastroenterologista para investigar o problema. Abraços.

Rosângela

Olá…sofro com dores abdominais a tempo tbm tenho dificuldades com o meu intestino… tenho falta de ar uma sensação horrível..Pode ser de gases??

Cuidados Pela Vida

Oi Simone, realize uma consulta com sua ginecologista e relate para ela os seus sintomas, assim ela poderá te orientar adequadamente. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Rosângela, somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Abraços.

Jaqueline

Ola…tem uns tres meses que sinto Uma dor no lado esquerdo,muito gas,e colica e depois aquela vontade de ir a banheiro,e esta saindo um pouco de sangue nas fezes,fiço colonoscopia, endoscopia e n deu nada a door e os sintomas continua o que poderia ser ,Sera cancer,ou doença crow?

Cuidados Pela Vida

Olá Jaqueline, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário continuar em avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Lidiane

Olá tenho as mesmas contrações sinto minha barriga se mexer por dentro dor do lado direito e tenho arrotos e gases !!

Paula

Olá meu nome é Paula sinto dores forte na barriga e solto muito gases muito até com meu cheio e um chegar a doer quando solto meu intestino fica inchado a noite mais durante o dia não sinto nada gostaria de uma opinião

Cuidados Pela Vida

Oi Lidiane,o ideal é que você realize uma consulta com o gastroenterologista, assim ele poderá averiguar com mais precisão qual o motivo dos sintomas, e te indicar a conduta adequada. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Paula, o ideal é que você realize uma consulta com o gastroenterologista, assim ele poderá averiguar com mais precisão qual o motivo dos sintomas, e te indicar a conduta adequada. Melhoras.

Leticia

Estou sentindo muita dor na barriga vou no banheiro toda hora estou comendo toda hora será pq eu não me alimento direito eu tomo muito refri etc…

liliane

Estou com dor no peito esquerdo e na barriga isso que pode ser

Cuidados Pela Vida

Oi Leticia, tente se atentar se ao consumir determinado alimento, esse desconforto não aumenta, e tente evitá-lo. O consumo de bebidas gaseificadas como cerveja e refrigerantes, pode levar ao aumento da produção de gases no abdome. Caso o incômodo permaneça, o ideal é realizar uma consulta para que o médico possa indicar uma forma de eliminar os seus sintomas. Abraços.

Mirian Cristina de oliveira

Olá,fui no clínico por causa de muitos gases e dor onde ocorre todos os dias sempre no entardecer(a barriga incha e dor,às vezes não consigo nem me mexer)e ele me deu remédio para síndrome do intestino irritável,sem nenhum exame!!!e mesmo com esse medicamento não resolve!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.