Existem doenças que podem causar diarreia? Quais?


  • +A
  • -A

A diarreia é um problema de saúde bastante comum, especialmente entre bebês e crianças. Neste quadro, os pacientes passam a evacuar mais vezes e suas fezes perdem consistência, tornando-se mais líquidas. Vários fatores podem desencadear uma diarreia, como excesso de gorduras na alimentação e algumas doenças.

Doença de Crohn está entre as causas da diarreia


“Inúmeras doenças, desde infecções por vírus e bactérias e doenças que causam inflamação do intestino, como Crohn e retocolite ulcerativa, a problemas da digestão dos alimentos, como nas pancreatites crônicas e nas
intolerâncias alimentares, podem causar diarreia”, afirma o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano.

Existem vários mecanismos que fazem essas doenças provocarem diarreia. “Resumidamente, temos dois principais: lesão na célula intestinal ou incapacidade na quebra dos nutrientes dos alimentos, o que deixa o conteúdo das fezes rico em substâncias que puxam água para a luz intestinal, levando a uma diarreia”, acrescenta o médico.

Alimentos mal lavados podem provocar diarreia


Outra causa bastante frequente da diarreia é a ingestão de toxinas por meio de alimentos ou
água contaminada. Por isso, é sempre importante verificar as condições dos ambientes em que a comida é preparada, assim como lavar as mãos e alguns ingredientes, como verduras, frutas e legumes, antes de utilizá-los no preparo das refeições.

Segundo Maximiano, o tratamento da diarreia deve se basear em dois aspectos: tratar tanto a causa por trás da diarreia quanto suas possíveis complicações, como a desidratação, distúrbios dos eletrólitos e, nos casos de diarreias crônicas, a desnutrição. Um aliado importante do tratamento é o consumo de zinco, capaz de acelerar a recuperação do corpo.

Dr. Fabio Luiz Maximiano é gastroenterologista formado pela Faculdade de Medicina do ABC e atua na BV Especialidades Médicas, em São Paulo, e na Clínica Jardim, em Santo André. CRM-SP: 117078

Foto: Shutterstock

TAGS
diarreia
zinco

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Existem doenças que podem causar diarreia? Quais?"

maria de fatima

ultimamente tudo que como esta me causando diarreia sao varias vezes o que pode ser

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria de Fatima, marque uma consulta com o gastroenterologista, assim ele poderá investigar o que está ocasionando este sintoma. Melhoras.

Lucia

Boa noite, li as matérias relacionadas a diarreia, pois minha mãe está a vários dias com esse desconforto e agora a presão não pra de subir, e estamos investigando se ela teve um AVC a uma semana…. está passando pelos médicos, e busco aqui maiores informações e olha todas as respostas são procure um médico especialista. Ok já sabemos que devemos procurar e estamos procurando… mas gostaria que vcs respondessem com maior detalhes as perguntas feitas. Desculpe o desabafo mas poderia ser mas esclarecedores.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lucia, o próprio Conselho Federal de Medicina proíbe que sejam feitas consultas por telefone e internet, pois a consulta física é insubstituível. O intuito do site é que as pessoas tenham acesso a informações e dicas de saúde. No entanto, como somente o médico está habilitado para a realização de diagnóstico, prescrição de tratamentos e tirar dúvidas específicas sobre o estado de saúde de cada paciente. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.