Que dificuldades alguém com intolerância à lactose pode ter no dia a dia?

  • +A
  • -A

A intolerância à lactose, segundo o Ministério da Saúde, é caracterizada pela incapacidade de digerir a lactose presente nos alimentos por causa da ausência ou deficiência de uma enzima chamada lactase. De acordo com a gastroenterologista Marta Deguti, uma das maiores dificuldades enfrentadas por uma pessoa intolerante à lactose são os sintomas da condição.

Intolerância à lactose causa diarreia e dores abdominais


“A pessoa intolerante pode ter sintomas como diarreia, gases intestinais e desconforto abdominal após ingerir produtos lácteos”, afirma a especialista. Uma das maneiras de evitar essa situação, segundo a médica, seria evitar o consumo de leite e produtos derivados. Mas, isso nem sempre é possível: “O problema é que eles estão presentes em parte dos alimentos ingeridos rotineiramente, sem que as pessoas se deem conta de que estão consumindo leite ou derivados”.

Bolos, massas, molhos e recheios são apenas alguns exemplos de alimentos que podem conter leite, creme de leite, queijo e manteiga em suas composições. Num encontro com os amigos ou almoço em família, fica difícil evitar esses produtos, especialmente porque o uso de alimentos sem lactose não é tão difundido por quem não tem a condição. 

O que dizer, então, de eventos maiores, como festas de aniversário e festas de casamento, com um cardápio amplo, mas que na maior parte dos casos, não têm refeições livres de lactose? Algumas pessoas conseguem evitar o consumo, mas para outras essa tarefa é mais difícil, o que pode levá-las a episódios de diarreia e dor abdominal.

Suplementação da lactase pode ajudar a evitar desconforto


O ideal, portanto, é que cada pessoa intolerante conheça os limites do próprio corpo. Após o diagnóstico, é possível iniciar uma alimentação mais restritiva e aumentar pouco a pouco a ingestão de lactose, dando preferência aos alimentos com teor mais baixo, como os queijos duros. 

Existe também a opção de consumir suplementos de lactase quando optar por comer ou beber algo com lactose ou for a um restaurante, por exemplo. A enzima lactase irá digerir a lactose e evitar os sintomas da intolerância. Esses suplementos podem ser encontrados na forma de sachês, cápsulas e comprimidos. 

Rótulos dos alimentos atrapalham pessoas intolerantes à lactose


Outra dificuldade encontrada pelas pessoas intolerantes à lactose, segundo a gastroenterologista Aline Gonzaga, é entender os rótulos dos alimentos disponíveis no mercado. Como a condição demanda uma diminuição no consumo de lactose, é preciso ficar atento na hora de comprar produtos alimentícios. 

Para informar o consumidor de forma mais clara, em 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou novas regras para a rotulagem de alimentos. Com a publicação das regras, todos os alimentos com mais de 100 miligramas de lactose para cada 100 gramas ou mililitros de produto devem ter o aviso “contém lactose” na embalagem. Foi criado também o aviso de baixo teor de lactose para aqueles entre 0,1g e 1g a cada 100g ou mililitros do produto, além do já conhecido aviso de “zero lactose” ou “sem lactose”.

No entanto, a reclamação persiste: “Geralmente, as letras são minúsculas e difíceis de ler. Se todos os alimentos viessem escritos em letras maiores com ou sem lactose ajudaria muito esses pacientes”, lamenta a médica. 

 

Dados do Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2199-intolerancia-a-lactose

Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/rotulagem-de-lactose-em-alimentos-tem-regra-publicada/219201/pop_up?inheritRedirect=false

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marta Deguti

Dra. Marta Deguti

Gastroenterologia

CRM: 78966 / SP

Dra. Aline Gonzaga

Dra. Aline Gonzaga

Gastroenterologia

CRM: 8553 / ES

TAGS
intolerancia-a-lactose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Que dificuldades alguém com intolerância à lactose pode ter no dia a dia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.