Diarreia: Quais são os principais nutrientes que o corpo pode perder após esse quadro?


  • +A
  • -A

Apesar do principal problema da diarreia ser a desidratação, a perda dos eletrólitos também é bastante significativa. Sódio, potássio e cloro são exemplos imediatos de eletrólitos típicos encontrados no organismo. “Nos quadros de diarreia, a perda principal é de água, potássio, sódio e bicarbonato, além de outros eletrólitos”, afirma o gastroenterologista Fábio Luiz Maximiano.

 

Riscos relacionados à perda de água e nutrientes na diarreia

 


O especialista explica que a ausência de outros nutrientes provenientes dos alimentos e que deveriam ser absorvidos pelo intestino delgado, mas que acabam não sendo, contribui para a desnutrição, especialmente nos casos de diarreias crônicas. “Em casos graves o intestino pode não só deixar de absorver, mas também passa a perder pela sua mucosa proteínas. É o caso das chamadas enteropatias perdedoras de proteínas”.

De acordo com o médico, a desidratação pode chegar a prejudicar a função dos rins, enquanto a deficiência de bicarbonato no organismo ocasionada pela perda intestinal pode deixar o sangue ácido, podendo levar o paciente a apresentar respiração acelerada. “A perda do sódio pode causar alterações neurológicas graves, como o coma, e a perda de potássio pode ocasionar fraqueza muscular e até parada cardiorrespiratória”.

 

Como deve ocorrer a reposição dos nutrientes durante um quadro de diarreia?

 


A reposição desses nutrientes perdidos durante o quadro de diarreia começa pela hidratação. “
O principal meio de hidratação é a ingestão de água e eletrólitos por via oral, se assim o paciente tolerar e se a diarreia não for muito intensa. Em casos graves, pode ser necessária a hidratação endovenosa. Para a hidratação endovenosa, o soro caseiro é o mais indicado”, afirma Maximiano.

O consumo de zinco, seja por meio da alimentação ou pela suplementação, que deve ser validada por um médico, também é importante na recuperação de uma diarreia. Frutas, como banana e maçã, sopas e chás também são opções interessantes para hidratar e repor nutrientes fundamentais.   

 

 

Dr. Fabio Luiz Maximiano é gastroenterologista formado pela Faculdade de Medicina do ABC e atua na BV Especialidades Médicas, em São Paulo, e na Clínica Jardim, em Santo André. CRM-SP: 117078

 

Foto: Shutterstock

TAGS
diarreia
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Diarreia: Quais são os principais nutrientes que o corpo pode perder após esse quadro?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.