Diarreia: qual é a forma correta de lavar frutas e verduras?


  • +A
  • -A

A diarreia é caracterizada pelo aumento na quantidade de evacuações diárias e pelas fezes mais líquidas. Parte dos casos é resultado de problemas ligados à alimentação, como o consumo de água e alimentos contaminados por fungos ou bactérias. Estes casos podem ser evitados se alguns cuidados com a higiene forem seguidos, principalmente se o consumidor final for uma criança.

Diarreia é causada por bactérias presentes em alimentos e na água


O risco de contaminação por um alimento é maior quando o assunto é o consumo de frutas e verduras, especialmente em saladas. “Estes alimentos geralmente são ingeridos crus. O
processo de cocção do alimento mata estas bactérias, muitas vezes”, afirma o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano.

Portanto, no caso dos alimentos consumidos crus, a melhor maneira de eliminar riscos de contaminação é higienizá-los. “A forma correta é usando uma solução de água com cloro e deixando estes alimentos de molho entre 15 e 30 minutos”, recomenda o profissional. Outra opção é utilizar gotas de água sanitária ou vinagre misturado em água filtrada.

Lavar as mãos antes de fazer a comida ajuda a evitar contaminações


Os cuidados com a higiene pessoal também são importantes na hora de preparar as refeições.
Lavar bem as mãos com água e sabão ajuda a eliminar as bactérias que estão presentes nos membros e que poderiam contaminar frutas e verduras. Além disso, o Ministério da Saúde aconselha somente manipular os ingredientes após lavá-los.

Prestar atenção ao estado e à validade dos alimentos nas feiras e nos mercados também é essencial para evitar a diarreia. As frutas e as verduras, por exemplo, não devem apresentar alterações na consistência e na cor, excesso de umidade e nem partes mofadas e murchas. O ideal é que estes alimentos sejam consumidos frescos e preparados em um ambiente limpo.

Dr. Fabio Luiz Maximiano é gastroenterologista formado pela Faculdade de Medicina do ABC e atua na BV Especialidades Médicas, em São Paulo, e na Clínica Jardim, em Santo André. CRM-SP: 117078

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Diarreia: qual é a forma correta de lavar frutas e verduras?"

Luís Mário Alves

Muito boa a dica, normalmente a gente lava as verduras em baixo de água corrente não colocando de molho e vamos começar a fazer isso.Posso lavar as frutas desta forma estando de molho e guardá-las na geladeira e consumir direto depois ou tenho que lavar novamente?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luís Mário, se o alimento não estiver completamente seco, a umidade pode acelerar a deterioração, por isso é importante que a fruta não seja guardada com umidade, porque as bactérias podem se proliferar mesmo na geladeira. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.