Diarreia recorrente: Quais doenças podem causar esse sintoma?


  • +A
  • -A

As causas da diarreia são diversas, sendo que cada tipo da doença se associa a fatores distintos. A diarreia aguda, por exemplo, cuja duração é de menos de 14 dias, tem causa infecciosa, na maioria das vezes. Já a crônica, que ultrapassa esse período de tempo de duas semanas, pode ser tanto infecciosa quanto provocada também por outros fatores.

Causas das diarreias


A diarreia que se origina de alguma infecção costuma ser resultado da ação de parasitas, toxinas de bactérias ou vírus. Quando a causa não é infecciosa, as possibilidades aumentam bastante. Alguns exemplos: doenças do pâncreas (pancreatite crônica, fibrose cística), doenças intestinais (síndrome do intestino irritável, doença de Crohn), intolerância a certos alimentos (leite de vaca, frutose, proteína de soja) e desordens hereditárias (deficiências enzimáticas).  

“A diarreia aguda é geralmente causada por vírus, embora possa surgir também por outros microrganismos. Quando é leve, sem desidratação, geralmente se resolve sozinha e a pessoa precisa apenas se manter hidratada. De modo geral, a diarreia aguda não traz complicações a longo prazo”, afirma o gastroenterologista Stéfano Gonçalves Jorge.

Hábitos e cuidados para evitar a diarreia


Em contrapartida, o médico diz que quando a diarreia é acompanhada de vômitos, febre, sangue ou muco nas fezes e desidratação, se torna fundamental procurar atendimento médico o quanto antes para evitar complicações. O especialista também alerta para a relação da diarreia com infecções causadas por hábitos de higiene ruins.

Esses hábitos seriam: não lavar as mãos, não conservar bem os alimentos e se expor demasiadamente a doenças infecciosas por falta de saneamento básico. “Para evitar as diarreias agudas, é importante seguir as chaves para uma alimentação mais segura: manter a limpeza, separar alimentos crus de alimentos cozidos, cozinhar bem os alimentos, manter os alimentos a temperaturas seguras e usar água e matérias primas seguras”.

Dr. Stéfano Gonçalves Jorge é gastroenterologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua no Centro Clínico Castelo e no Hepcentro. CRM-SP: 88173

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

21 comentários para "Diarreia recorrente: Quais doenças podem causar esse sintoma?"

Taciana Carla

Tudo o que como me dar fortes dores na barriga e diarréia.Pode ser uma fruta me dá diarréia, já tem mais de três meses que estou com esses sintomas. E também estou perdendo peso, o que pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Taciana, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Dayna

Qual Seria o médico especialista à procurar,nesse caso?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dayna, você pode realizar uma consulta com o gastroenterologista. Abraços.

William

Oi boa noite minha mãe tá com diarreia constante e com dor abdominal e vômito folta de apetite mais sem febre oque pode ser

raquel

Apos uns 10 minutos após qualquer refeição sempre me da diarreia, isso é normal? pois tomo comprimidos de alcachofra pro colesterol.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá William e Raquel, o ideal é realizar uma consulta com o médico especialista, neste caso o gastroenterologista, assim ele irá avaliar os sintomas e indicará o tratamento adequado. Abraços.

Eu

HIV. Passei por 5 médicos e nenhum levantou essa suspeita… Só descobri quando tive pneumonia!

Gabriela

Oi boa tarde ..meu bebe de 1 ano tá com diarreia a 1 mês o que pode ser …já levei no medico falaram q era infecção do intestino (me passo antibiótico) não resolveu ..levei na farmácia me passaram outro (antibiótico) tbm não resolveu ..não sei mais o que fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gabriela, marque uma consulta com o gastroenterologista, assim ele poderá investigar o que está ocasionando estes sintomas. Melhoras.

Carlos

Olá me chamo Carlos e tenho uma filha de 11 anos e ela tem tido diarreia Constante muitas das vezes com sangue já levei a vários médicos e não obtive um parecer concreto do problema dela ,já levei a gastro não deu nada

Denis magno de sousa

Tenho esse problema raro eu fazer um coco solido nessecitando ir ao banhero varias vezes ao dia ja fiz alguns exames e n foi detectado nd

Dyego Frank

Estou com diarreia ja tem oito dias…o que devo fazer ou tomar pra melhor…ou devo procurar um especialista?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dyego, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Neia

N tenho diarreia constante,as vezes,as vezes são duas ou três vezes no mês, isto começou a dois meses,só q eu n perdendo peço,e muito menos problema respiratório,nem resfriado eu fico, fiquei até cm medo de ser algo mais grave,o q vcs me dizem,devo me preocupar ou e nervosismo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neia, marque uma consulta com o gastroenterologista, assim ele poderá investigar o que está ocasionando este sintoma. Abraços.

José Ribamar

Tenho diarréia há vários anos, toda manhã antes de ir trabalhar, defeco, quando me arrumo pra ir trabalhar, me da vontade e faço de novo. as vêzes minha barriga doi e as vêzes não. estou tomando chá de ervas como água. Como frutas como melancia, manga, maçã e laranja. As vêzes não sinto dores. Me ataca mais de dia.

Andreza Morschel

Oi! Tenho gastrite e pólipos no estômago. E diarreia à 2 anos e meio. Vários exames, e nenhum diagnóstico concreto ainda! Alguém pode me ajudar? Por favor!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Andreza, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Abraços.

Leticia Costa dos Santos

Eu tô com muita diarreia a casa 1 minuto e eu estou muito fraca

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leticia, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.