Diarreia recorrente: Quais doenças podem causar esse sintoma?


  • +A
  • -A
Imagem do post Diarreia recorrente: Quais doenças podem causar esse sintoma?

As causas da diarreia são diversas, sendo que cada tipo da doença se associa a fatores distintos. A diarreia aguda, por exemplo, cuja duração é de menos de 14 dias, tem causa infecciosa, na maioria das vezes. Já a crônica, que ultrapassa esse período de tempo de duas semanas, pode ser tanto infecciosa quanto provocada também por outros fatores.

Causas das diarreias


A diarreia que se origina de alguma infecção costuma ser resultado da ação de parasitas, toxinas de bactérias ou vírus. Quando a causa não é infecciosa, as possibilidades aumentam bastante. Alguns exemplos: doenças do pâncreas (pancreatite crônica, fibrose cística), doenças intestinais (síndrome do intestino irritável, doença de Crohn), intolerância a certos alimentos (leite de vaca, frutose, proteína de soja) e desordens hereditárias (deficiências enzimáticas).  

“A diarreia aguda é geralmente causada por vírus, embora possa surgir também por outros microrganismos. Quando é leve, sem desidratação, geralmente se resolve sozinha e a pessoa precisa apenas se manter hidratada. De modo geral, a diarreia aguda não traz complicações a longo prazo”, afirma o gastroenterologista Stéfano Gonçalves Jorge.

Hábitos e cuidados para evitar a diarreia


Em contrapartida, o médico diz que quando a diarreia é acompanhada de vômitos, febre, sangue ou muco nas fezes e desidratação, se torna fundamental procurar atendimento médico o quanto antes para evitar complicações. O especialista também alerta para a relação da diarreia com infecções causadas por hábitos de higiene ruins.

Esses hábitos seriam: não lavar as mãos, não conservar bem os alimentos e se expor demasiadamente a doenças infecciosas por falta de saneamento básico. “Para evitar as diarreias agudas, é importante seguir as chaves para uma alimentação mais segura: manter a limpeza, separar alimentos crus de alimentos cozidos, cozinhar bem os alimentos, manter os alimentos a temperaturas seguras e usar água e matérias primas seguras”.

Dr. Stéfano Gonçalves Jorge é gastroenterologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua no Centro Clínico Castelo e no Hepcentro. CRM-SP: 88173

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Diarreia recorrente: Quais doenças podem causar esse sintoma?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.