Diarreia em crianças: Por que o problema é muito comum na infância?


  • +A
  • -A
Imagem do post Diarreia em crianças: Por que o problema é muito comum na infância?

A diarreia infantil ocorre, principalmente, através de vírus, bactérias ou parasitas, agentes estes que configuram, mais especificamente, a diarreia aguda (duração com menos de duas semanas). Como o sistema imunológico das crianças ainda não se desenvolveu completamente, a contaminação acaba sendo facilitada. Também por isso a doença é tão comum nesta idade.

Perigos da diarreia aguda infantil


“As principais causas da diarreia aguda em crianças são as infecções por vírus. Entretanto, ela também pode ser causada por infecções bacterianas, parasitoses intestinais, toxinas, intolerâncias alimentares e alergias”, explica a pediatra Aline Fregni.  A diarreia aguda tende a ser resolvida pelo próprio organismo e tem o Rotavírus como o agente mais comum. Este afeta predominantemente crianças com menos de cinco anos de idade.

O grande perigo da diarreia aguda é a desidratação, que pode ser grave e fatal caso não seja tratada a tempo. “A perda exagerada de água e eletrólitos pelas fezes pode provocar desidratação, que é a principal complicação da diarreia. Os pacientes desnutridos, crianças portadoras de outras doenças ou que vivem em condições de pobreza, são especialmente vulneráveis a ela”.

Evitando a desidratação


A desidratação pode ser evitada com a reposição das perdas provocadas pela diarreia, a partir do uso de soluções reidratantes, como o soro de reidratação oral. “Além disso, deve-se aumentar a oferta de líquidos para a criança, como água, sucos naturais, água de coco e chás”, completa Aline.  

É fundamental que os pais estejam atentos aos sintomas da desidratação, tais como olhos fundos, boca seca, choro sem lágrimas, redução da diurese (urina) e sonolência excessiva. “Na presença destes sinais ou caso a criança não aceite os líquidos oferecidos, deve-se procurar atendimento médico imediato”.

Dra. Aline Fregni Caetano é pediatra formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). CRM-SP: 150985

Foto: Shutterstock

TAGS
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Diarreia em crianças: Por que o problema é muito comum na infância?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.