Diarreia: quais são as bebidas que podem atrapalhar o tratamento em crianças?

  • +A
  • -A

Muitas pessoas relatam que sentem vontade de ir ao banheiro para fazer o famoso “número dois” após consumir algum tipo de bebida durante as refeições do dia a dia. No caso de crianças, isso se torna ainda mais chamativo para os pais quando existe a queixa e/ou a percepção de diarreia na ida ao banheiro. Existem bebidas que provocam ou atrapalham este quadro?

Leite e derivados não são recomendados durante tratamento da diarreia infantil

Algumas bebidas não colaboram com o tratamento da diarreia. Exemplos disso são bebidas açucaradas em geral e leite e seus derivados. Alimentos gordurosos, fibrosos ou muito condimentados e vegetais crus também não são recomendados.

Se a criança já está com diarreia, a melhor coisa a se fazer é trabalhar a reposição de líquido no organismo. A perda de eletrólitos leva à desidratação, que pode ser grave, principalmente em pequenos e em idosos. “Beber bastante água, água de coco, sucos naturais e soro caseiro ajuda a manter o volume de água do corpo, evitando o distúrbio hidroeletrolítico e prevenindo um quadro perigoso”, recomenda a nutricionista Ana Paula Moura.

O tratamento também envolve, em muitos casos, a suplementação de zinco, um mineral fundamental para o bom funcionamento do organismo.

E o café? Provoca diarreia nos adultos?


No caso dos adultos, que muitas vezes são consumidores de café, a bebida tradicional na mesa dos brasileiros carrega uma fama de provocadora da diarreia. Mas isso não acontece com todas as pessoas, a ingestão será prejudicial apenas em indivíduos com predisposição para o problema.  “Há pessoas sem qualquer diagnóstico de doenças intestinais que relatam diarreia no uso do café. Esta individualidade deve ser levada em consideração na hora do tratamento”, afirma Ana Paula.

A especialista aponta que alguns estudos mostram que a acidez do café provoca um estímulo no trato gastrointestinal, podendo levar à diarreia, o que explica um pouco melhor essa relação. Ainda segundo ela, pacientes com síndrome do intestino irritável também podem ficar suscetíveis a apresentar modificação nas fezes com o consumo exagerado de café.

Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Mais informações: Site oficial / Doctoralia / Facebook

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alimentacao
cafe
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Diarreia: quais são as bebidas que podem atrapalhar o tratamento em crianças?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.