Desidratação: Sintomas e riscos dessa condição associada à diarreia


  • +A
  • -A
Imagem do post Desidratação: Sintomas e riscos dessa condição associada à diarreia

A desidratação é um dos elementos mais característicos de um quadro de diarreia e representa riscos significativos à saúde. Não é por acaso que os médicos recomendam com ênfase a ingestão de líquidos em grandes quantidades quando um paciente é diagnosticado com o problema. Os sintomas da desidratação são facilmente observáveis, ainda mais se ela for intensa.

Sinais da diarreia com desidratação


Os principais sintomas de desidratação mais intensa são: boca seca, irritabilidade, cansaço, olhos fundos, urina escura, pulso fino, pressão baixa e câimbras. A forma mais grave da diarreia pode causar insuficiência renal, coma, arritmias cardíacas e morte”, aponta a gastroenterologista Amanda Buchmann.

Segundo a especialista, a doença que causa a diarreia com desidratação mais grave é a cólera. “A diarreia causada por essa doença manifesta fezes em ‘água de arroz’, que são bem características dela”. Ela conta ainda que, além da desidratação, outra complicação da diarreia é o distúrbio dos eletrólitos.

Tratamento, principais causas e duração da diarreia aguda


Quanto ao tratamento da diarreia, o fundamental, naturalmente, é repor as perdas líquidas e de eletrólitos para não desidratar. “Se a diarreia não for grave, o paciente pode beber o soro de reidratação oral (1 litro de água com 1 colher de chá de sal e duas colheres de sopa rasa de açúcar), água de coco ou sucos frescos. Além disso, deve-se fazer uma alimentação leve, evitando leite e seus derivados, cafeína, gordura e produtos condimentados”.

A maioria dos casos de diarreia aguda estão relacionados com alimentos ou água contaminados e são definidos pela ocorrência com menos de duas semanas de duração. “A maioria das diarreias agudas infecciosas são autolimitadas, isto é, o curso delas duram cerca de dois a três dias”. É importante ressaltar que cada pessoa pode ter uma manifestação diferente, mesmo diante do mesmo agente causador da diarreia.

Dra. Amanda Buchmann é gastroenterologista do Setor de Gastro-hepatologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52918555

Foto: Shutterstock

TAGS
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Desidratação: Sintomas e riscos dessa condição associada à diarreia"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.