Crianças com diarreia devem ficar em repouso até a recuperação completa do quadro?


  • +A
  • -A

Vírus e outros microorganismos, medicações e até intolerâncias alimentares estão entre as principais causas de uma diarreia. Trata-se de um problema que frequentemente afeta crianças e cujas principais características são alterações na consistência das fezes e na quantidade de evacuações. Em alguns casos, a criança deve permanecer em repouso durante a recuperação.

 

Repouso acelera a recuperação do corpo depois de uma diarreia

 


“Uma criança que está com diarreia deve, preferencialmente, repousar até a recuperação completa do quadro”, afirma a pediatra Flávia Bello. A diarreia, em muitos casos, pode surgir com febre, dor na barriga, cansaço e até
desidratação. Portanto, para que o corpo se recupere adequadamente, é necessário evitar o gasto de energia.

A profissional cita ainda outras medidas que podem acelerar a recuperação das crianças em um quadro de diarreia. “Hidratação adequada e repouso”, afirma. “O pediatra pode indicar o uso de zinco ou probióticos para auxiliar, após uma avaliação clínica”.

 

Alimentos com zinco ajudam no tratamento da diarreia

 

A atenção com a alimentação deve ser redobrada durante o período de recuperação. A dieta deve permanecer sem grandes alterações para garantir que a criança receba todos os nutrientes de que precisa, mas dar destaque a alimentos ricos em zinco pode acelerar o tratamento. Deve-se evitar também alimentos gordurosos e industrializados.

Durante a recuperação, algumas atitudes e atividades podem atrapalhar a criança. O melhor é deixá-las para outro dia, quando o quadro estiver totalmente controlado. “Evitar atividades desgastantes, exposição exagerada ao sol, praia e piscina. Além do repouso ajudar na recuperação, o afastamento das atividades escolares é importante para que outras crianças não adoeçam”, explica a especialista.

 

Dra. Flávia Bello é pediatra, graduada em Medicina pela Universidade Severino Sombra e com residência em Pediatria e Infectologia Pediátrica no Hospital Federal dos Servidores do Estado. CRM-RJ: 52-85057-8

 

Foto: Shutterstock

TAGS
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Crianças com diarreia devem ficar em repouso até a recuperação completa do quadro?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.