Criança com excesso de gases? Talvez seja hora de mudar a dieta


  • +A
  • -A

A percepção da presença de gases está muito ligada a sintomas como distensão e dor abdominal, flatulência e ruídos abdominais, principalmente nas crianças pequenas, de acordo com o pediatra Bruno Amaral. Em crianças menores de seis meses, o problema pode surgir devido à imaturidade do trato gastrointestinal, mas em outros a causa é a própria alimentação da criança e do bebê.

Alimentação das crianças pode aumentar flatulência


“O aumento de gás pode acontecer por causa da digestão de alguns alimentos.  O consumo em excesso de proteínas e gorduras, mas principalmente, de carboidratos aumenta essa produção de gás pela fermentação bacteriana no trato gastrointestinal”, explica o médico. Ele cita como exemplos o feijão, o milho, o brócolis e os derivados do leite como alimentos que produzem mais fermentação e mais ar no trato gastrointestinal de crianças, mas também de adultos.

Para tratar a flatulência em excesso, a distensão abdominal e outros sintomas causados pelos gases, assim como preveni-los, em primeiro lugar, é preciso observar se a criança realmente elimina mais gases quando come algum alimento. A partir daí, será necessário evitar esses alimentos. Na dúvida, consulte um pediatra ou um nutricionista, profissionais que poderão auxiliar na elaboração de uma dieta adequada.

Doenças podem provocar excesso de gases em crianças


Há ainda outras causas para o surgimento dos sintomas em crianças. “Algumas doenças alteram o metabolismo intestinal ou causam obstrução do trato gastrointestinal, interferindo na distribuição dos gases no trato. Tudo isso pode levar a um aumento na produção de gás”, afirma Amaral. No entanto, normalmente a quantidade se mantém estável, já que as crianças acabam eliminando mais gases.

Entre as doenças e condições estão a síndrome do cólon irritável, doença celíaca, má absorção de carboidratos e intolerância à lactose, que devem ser tratados, além da aerofagia, que é a ingestão de ar durante as refeições, a fala e até mesmo no meio da amamentação. Há também o tratamento paliativo, como aponta o pediatra: “Os remédios disponíveis pertencem à família da simeticona e dimeticona, que desfazem as bolhas que a gente tem no intestino e diminuem os sintomas, mas não alteram a produção”.

Dr. Bruno Amaral é pediatra, especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e formado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). CRM-RJ: 52-84093-9

Foto: Shutterstock

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

39 comentários para "Criança com excesso de gases? Talvez seja hora de mudar a dieta"

Daniela

Oi gostaria de saber qual o problema do meu filho ele 6 anos e tem gases direto e sempre fica solto sabe quando solta pum tambem com eles vem as fezesE muito desagradavelA maioria das vezes tenho que ta trocando a cuecinha deleEle nao come feijao e toma so leite sem lactose.E mesmo assim tem gases com frequencia.Me ajude por favor.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Daniela,é complicado diagnosticar seu filho apenas com essas informações. É necessário realizar uma avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras para ele.

Marina

Oi a minha filha tem 3 anos sofre com os gases dês de 1 ano, tem dor na barriga com frequência já feiz até lacagem pra diminuir os desconforto..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marina, é preciso observar se sua filha realmente elimina mais gases quando come algum alimento. A partir daí, será necessário evitar esses alimentos. Consulte um pediatra ou um nutricionista, profissionais que poderão auxiliar na elaboração de uma dieta adequada. Abraços.

Cleia

Olá,meu filho está com abdômen inchado e duro ,mas não vomita e nem defeca,e muito sonolento.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleia, leve-o para uma consulta no pronto atendimento mais próximo de sua residência. Melhoras para o seu filho.

Vanessa

Oi, meu filho tem 3 anos e já tem 6 dias que ele está sentindo uma dor forte na barriga bem dorme de dor não faz Coco e também não tem soltado pum , já levei em 2 hospitais e dizem que é gases mas to receosa quanto a isso.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vanessa,é complicado diagnosticar seu filho apenas com essas informações. Caso persista é necessário realizar uma nova consulta com o médico para avaliação.Melhoras para seu filho.

Jussara

Oi minha de 9 anos tem muito gases e fede muito e se queixa de dor na barriga direto e tem vergonha porque não consegue se controlar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jussara, converse com o pediatra da sua filha e exponha o que ocorre, para que ele verifique se há necessidade de alguma alteração na dieta.Abraços.

Ilsa

Olá…minha filha tem 3 anos e 9 meses ela sofre comGases desde do primeiro dia de vida , a barriguinha fica igual um balão e vomita tudo que comeu durante o dia a noite, já levei em varios médios ,, e nada foi feito , levei em uma clínica chinesa e eles realizaram um teste de alergia, ela tem intolerância a varios grupos, como lactose, frutas ácidas, fermentos , cebolas , alhos, carne vermelha etc ,, ela estar em dieta rigorosa, não vomitou mais desde então, mais continua com os gases , não sei mais oque fazer ….. alguma dica? Se poderem me ajudar ficarei muito grata… obrigada Ilsa

Maria Aparecida Monteiro

olá, minha filha tem 5 anos e há dois anos tentamos descobrir pq tem dores na barriga e gases constantes. Essa noite tomou Luftal duas vezes e está com muitos gases. O que fazer de imediato?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Aparecida, neste caso o ideal é que você leva sua filha para uma consulta com o pediatra no ps, ele poderá indicar um tratamento para aliviar os sintomas até que você possa levá-la para uma consulta com o especialista. Melhoras para sua filha.

Nelcireide

Meu filhos dorme bem ,acorda com dores na barriga , ele toma mingual antes de dormir ,muito difícil ele solta bum eu faço massagem pra Lívia a dor , será que é gazes

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nelcireide, é complicado diagnosticar seu filho apenas com essas informações. É necessário levá-lo para uma avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Suliany kezia Neco Rodrigues

Minha filha tem 1e9 meses e utimamente ele está sentido muita dor e solta uns puns e chora muito fico muito preocupada já levei em três médicos de gerentes todos três disseram que era gases .hj é um dia que ela tá sentindo muito não sei oque fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Suliany, é preciso observar se sua filha elimina mais gases quando come algum alimento específico. A partir daí, será necessário evitar esses alimentos. Consulte um pediatra ou um nutricionista, profissionais que poderão auxiliar na elaboração de uma dieta adequada. Abraços.

Lariça Costa da cruz

minha Filha Tem 11 dias de Nascida.Nos primeiros dias ela não chorava,Agra chora muito pode Ser Gases? A Barriguinha dela tá muito dura e o umbigo Ainda não caiu tem haver?.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lariça, relate isso para o pediatra na próxima consulta de sua filha, assim ele poderá avaliá-la e te orientar. Abraços.

Ana luiza

Olá meu filho tem 3 anos e sofre muito com gases eu faço o tratamento dele mas não tô vendo resultado ele tem gases todos os dias constantemente por favor mim ajude.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana Luiza, caso você não observe melhora com o tratamento, retorne em consulta com o médico para uma reavaliação. Abraços.

Fabiana

Meu filho tem 10 anos quando comé alguns alimentos sente dores no peito , levei ao medico fez exames mas me disseram que ele tem muitos gases, o que faço pois ele continua sentindo dores sempre que come alguns alimentos e arrota e perda muito aí alivia.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fabiana, é preciso observar se seu filho elimina mais gases quando come algum alimento específico. A partir daí, será necessário evitar esses alimentos. Consulte um pediatra ou um nutricionista, profissionais que poderão auxiliar na elaboração de uma dieta adequada. Abraços.

Silvia

Não sei o que fazer minha bebê de 1 a o e 2 meses do nada começou a vomitar a noite depois que mamou levei vomitou por dois dias quando cessou o vomito começou a diarreia agora começou os gases se contorsse e solta muitos gases o que fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Silvia, leve-a para uma consulta com o pediatra, assim a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Melhoras para sua filha. Abraços.

Madal

Olá. A minha filha tem dois meses de vida, sempre liberta gazes, ou então, peida muito e as vezes sai fezes. O que faço com este problema?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Madal, procure observar se sua bebê está fazendo a ‘pega’ no peito de forma correta, pois isso evita que ela aspire ar junto com o leite que vai para o estômago e é eliminado em forma de gases. Na próxima consulta com o pediatra relate sobre os sintomas que você têm observado, assim ele poderá te orientar. Abraços.

Mayara

Olá meu filho tem 1 ano e 4 meses e acorda durante a noite chorando e se torcendo não deixa eu relar na barriga dele fica muito nervoso grita aí começo fazer massagem nas per as e ele solta pum aí em seguida dorme mais tem vezes q isso acontece a noite toda. Ele come de tudo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mayara, leve-o para uma consulta com o pediatra, assim ele poderá identificar o que está ocasionando esse sintoma e prescrever o tratamento adequado. Abraços.

Mirian

Oi meu filho tem 2 anos e 8 meses ele custa fazer cocô e ultimamente a barriga dele incha muito e custa fazer xixi ele até tenta mais chora que n consegue.. levamos ele no médico na emergência fizeram lavagem … mais ele continua o mesmo o que devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mirian, marque uma consulta com o pediatra para que ele possa solicitar exames necessários e assim indique o tratamento adequado. Melhoras para seu filho. Abraços.

Giseli

Olá!Meu filho tem 4 anos e esta com gases e barriga inchada, dei simeticona será que resolve?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Giseli, o ideal é que você leve-o para uma consulta com o pediatra para que ele possa avaliá-lo e assim indique o tratamento adequado. Abraços.

Dianice

Olá meu filho tem 7anos e tem uns três dias que está sentindo dores na barriga,ele não está fazendo coco nem soltando pum,ele não consegue nem andar que dói,o que eu faço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dianice, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e leve-o para uma consulta. Melhoras para o seu filho.

Liliane

Oi a minha filha tem dez anos e de tempos em tempos ela começa a soltar gases muito fedidos, ninguém aguenta ficar perto. Nesse momento mesmo ela tá assim. Já pensei até em fazer um ultrassom abdominal para ver se não tem algo errado com ela. Isso não é normal né?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Liliane, leve-a para uma consulta com o gastroenterologista, assim ele poderá investigar o que está ocasionando este sintoma. Abraços.

Evilane

Meu filho deste que ele naceu que ele tem problema de gasses ele já tem 10anos ainda cada vez mais ele sente tem dias que agente tem que ir ao hospital pra ele toma medicação na aveia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Evilane, cuidados com a alimentação pode ser um fator determinante para a melhora do seu filho. Caso os problemas persistam, consulte um pediatra para que o mesmo possa avaliar o caso do seu filho, e se necessário, prescrever medicamentos ou direcionar para um especialista. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.