Criança com excesso de gases? Talvez seja hora de mudar a dieta
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Bruno Amaral
- +A
- -A
A percepção da presença de gases está muito ligada a sintomas como distensão e dor abdominal, flatulência e ruídos abdominais, principalmente nas crianças pequenas, de acordo com o pediatra Bruno Amaral. Em crianças menores de seis meses, o problema pode surgir devido à imaturidade do trato gastrointestinal, mas em outros a causa é a própria alimentação da criança e do bebê.
Alimentação das crianças pode aumentar flatulência
“O aumento de gás pode acontecer por causa da digestão de alguns alimentos. O consumo em excesso de proteínas e gorduras, mas principalmente, de carboidratos aumenta essa produção de gás pela fermentação bacteriana no trato gastrointestinal”, explica o médico. Ele cita como exemplos o feijão, o milho, o brócolis e os derivados do leite como alimentos que produzem mais fermentação e mais ar no trato gastrointestinal de crianças, mas também de adultos.
Para tratar a flatulência em excesso, a distensão abdominal e outros sintomas causados pelos gases, assim como preveni-los, em primeiro lugar, é preciso observar se a criança realmente elimina mais gases quando come algum alimento. A partir daí, será necessário evitar esses alimentos. Na dúvida, consulte um pediatra ou um nutricionista, profissionais que poderão auxiliar na elaboração de uma dieta adequada.
Doenças podem provocar excesso de gases em crianças
Há ainda outras causas para o surgimento dos sintomas em crianças. “Algumas doenças alteram o metabolismo intestinal ou causam obstrução do trato gastrointestinal, interferindo na distribuição dos gases no trato. Tudo isso pode levar a um aumento na produção de gás”, afirma Amaral. No entanto, normalmente a quantidade se mantém estável, já que as crianças acabam eliminando mais gases.
Entre as doenças e condições estão a síndrome do cólon irritável, doença celíaca, má absorção de carboidratos e intolerância à lactose, que devem ser tratados, além da aerofagia, que é a ingestão de ar durante as refeições, a fala e até mesmo no meio da amamentação. Há também o tratamento paliativo, como aponta o pediatra: “Os remédios disponíveis pertencem à família da simeticona e dimeticona, que desfazem as bolhas que a gente tem no intestino e diminuem os sintomas, mas não alteram a produção”.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Bruno Amaral
Pediatria
CRM: 52840939 / RJ
- 84 comentários para "Criança com excesso de gases? Talvez seja hora de mudar a dieta"
-
Daniela
Oi gostaria de saber qual o problema do meu filho ele 6 anos e tem gases direto e sempre fica solto sabe quando solta pum tambem com eles vem as fezesE muito desagradavelA maioria das vezes tenho que ta trocando a cuecinha deleEle nao come feijao e toma so leite sem lactose.E mesmo assim tem gases com frequencia.Me ajude por favor.
-
Marina
Oi a minha filha tem 3 anos sofre com os gases dês de 1 ano, tem dor na barriga com frequência já feiz até lacagem pra diminuir os desconforto..
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Marina, é preciso observar se sua filha realmente elimina mais gases quando come algum alimento. A partir daí, será necessário evitar esses alimentos. Aconselhamos que consulte um pediatra ou um nutricionista, profissionais que poderão auxiliar na elaboração de uma dieta adequada. Abraços.
-
Vanessa
Oi, meu filho tem 3 anos e já tem 6 dias que ele está sentindo uma dor forte na barriga bem dorme de dor não faz Coco e também não tem soltado pum , já levei em 2 hospitais e dizem que é gases mas to receosa quanto a isso.
-
Jussara
Oi minha de 9 anos tem muito gases e fede muito e se queixa de dor na barriga direto e tem vergonha porque não consegue se controlar
-
Ilsa
Olá…minha filha tem 3 anos e 9 meses ela sofre comGases desde do primeiro dia de vida , a barriguinha fica igual um balão e vomita tudo que comeu durante o dia a noite, já levei em varios médios ,, e nada foi feito , levei em uma clínica chinesa e eles realizaram um teste de alergia, ela tem intolerância a varios grupos, como lactose, frutas ácidas, fermentos , cebolas , alhos, carne vermelha etc ,, ela estar em dieta rigorosa, não vomitou mais desde então, mais continua com os gases , não sei mais oque fazer ….. alguma dica? Se poderem me ajudar ficarei muito grata… obrigada Ilsa
-
Maria Aparecida Monteiro
olá, minha filha tem 5 anos e há dois anos tentamos descobrir pq tem dores na barriga e gases constantes. Essa noite tomou Luftal duas vezes e está com muitos gases. O que fazer de imediato?
-
Nelcireide
Meu filhos dorme bem ,acorda com dores na barriga , ele toma mingual antes de dormir ,muito difícil ele solta bum eu faço massagem pra Lívia a dor , será que é gazes
-
Suliany kezia Neco Rodrigues
Minha filha tem 1e9 meses e utimamente ele está sentido muita dor e solta uns puns e chora muito fico muito preocupada já levei em três médicos de gerentes todos três disseram que era gases .hj é um dia que ela tá sentindo muito não sei oque fazer
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Suliany, é preciso observar se sua filha elimina mais gases quando come algum alimento específico. A partir daí, será necessário evitar esses alimentos. Sugerimos que consulte um pediatra ou um nutricionista, profissionais que poderão auxiliar na elaboração de uma dieta adequada. Abraços.
-
Lariça Costa da cruz
minha Filha Tem 11 dias de Nascida.Nos primeiros dias ela não chorava,Agra chora muito pode Ser Gases? A Barriguinha dela tá muito dura e o umbigo Ainda não caiu tem haver?.
-
Ana luiza
Olá meu filho tem 3 anos e sofre muito com gases eu faço o tratamento dele mas não tô vendo resultado ele tem gases todos os dias constantemente por favor mim ajude.
-
Fabiana
Meu filho tem 10 anos quando comé alguns alimentos sente dores no peito , levei ao medico fez exames mas me disseram que ele tem muitos gases, o que faço pois ele continua sentindo dores sempre que come alguns alimentos e arrota e perda muito aí alivia.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Fabiana, é preciso observar se seu filho elimina mais gases quando come algum alimento específico. A partir daí, será necessário evitar esses alimentos. Sugerimos que consulte um pediatra ou um nutricionista, profissionais que poderão auxiliar na elaboração de uma dieta adequada. Abraços.
-
Silvia
Não sei o que fazer minha bebê de 1 a o e 2 meses do nada começou a vomitar a noite depois que mamou levei vomitou por dois dias quando cessou o vomito começou a diarreia agora começou os gases se contorsse e solta muitos gases o que fazer?
-
Madal
Olá. A minha filha tem dois meses de vida, sempre liberta gazes, ou então, peida muito e as vezes sai fezes. O que faço com este problema?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Madal, Sugerimos que procure observar se sua bebê está fazendo a ‘pega’ no peito de forma correta, pois isso evita que ela aspire ar junto com o leite que vai para o estômago e é eliminado em forma de gases. Na próxima consulta com o pediatra relate sobre os sintomas que você têm observado, assim ele poderá te orientar. Abraços.
-
Mayara
Olá meu filho tem 1 ano e 4 meses e acorda durante a noite chorando e se torcendo não deixa eu relar na barriga dele fica muito nervoso grita aí começo fazer massagem nas per as e ele solta pum aí em seguida dorme mais tem vezes q isso acontece a noite toda. Ele come de tudo
-
Mirian
Oi meu filho tem 2 anos e 8 meses ele custa fazer cocô e ultimamente a barriga dele incha muito e custa fazer xixi ele até tenta mais chora que n consegue.. levamos ele no médico na emergência fizeram lavagem … mais ele continua o mesmo o que devo fazer?
-
Dianice
Olá meu filho tem 7anos e tem uns três dias que está sentindo dores na barriga,ele não está fazendo coco nem soltando pum,ele não consegue nem andar que dói,o que eu faço.
-
Liliane
Oi a minha filha tem dez anos e de tempos em tempos ela começa a soltar gases muito fedidos, ninguém aguenta ficar perto. Nesse momento mesmo ela tá assim. Já pensei até em fazer um ultrassom abdominal para ver se não tem algo errado com ela. Isso não é normal né?
-
Evilane
Meu filho deste que ele naceu que ele tem problema de gasses ele já tem 10anos ainda cada vez mais ele sente tem dias que agente tem que ir ao hospital pra ele toma medicação na aveia
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Evilane, cuidados com a alimentação pode ser um fator determinante para a melhora do seu filho. Caso os problemas persistam, consulte um pediatra para que o mesmo possa avaliar o caso do seu filho, e se necessário, prescrever medicamentos ou direcionar para um especialista. Abraços!
-
Luciano
Meu filho tem um ano de vida aconteceu na madrugada ele chorava muito , e as dores parava alguns minutos e depois voltava será q pode ser gases , ele teve crises assim quando tinha três e quatro meses fiquei assustado será q pode ser algo que ele comeu?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Luciano, conforme informado pelo Dr. Bruno Amaral Algumas doenças alteram o metabolismo intestinal ou causam obstrução do trato gastrointestinal, interferindo na distribuição dos gases no trato. Tudo isso pode levar a um aumento na produção de gás. Diante desses casos é muito importante uma consulta ao pediatra para que diante de exames ela possa identificar a causa real dos sintomas. Até breve.
-
Karla Lima
Minha menina tem 10 anos e esta com excesso de gases ,dou Luftal mais ela continua com muito gases e senti dor abdominal
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Karla. A percepção da presença de gases está muito ligada a sintomas como distensão e dor abdominal, flatulência e ruídos abdominais, principalmente nas crianças pequenas, de acordo com o pediatra Bruno Amaral. Procure um pediatra para que seja identificado a causa dos sintomas e o tratamento mais adequado seja iniciado. Até a próxima.
-
Marcos Vinicio
Meu Filho tem 8 meses e caiu da cama . Depois disso percebi um aumento de gases (pum) sempre que faz algum tipo de esforço?Será que a queda afetou algum órgão ou devo observar a alimentação dele???
-
Erica
Bom dia, gostaria de saber se gases causa febre ?minha filha tem 1 ano e 5 meses e está com bastante gases e também está com febre.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Erica. Conforme o manual MSD, a febre tem muitas origens, mas os gases não estão entre elas. E segundo a matéria os gases podem ser consequência da febre. Seria bom que você realiza-se uma consulta presencial com a pediatra dela, para mais informações e até uma confirmação sobre a origem dos gases. Até breve.
-
Deise alves
Bom dia meu filho tem 5 anos e há duas semanas,está soltando muito gases daquele bem fedido ,gostaria de saber o que eu posso fazer pra ajudá-lo
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Deise. O aumento de gás pode acontecer por causa da digestão de alguns alimentos, como cita na matéria. Neste caso, você pode optar por uma alimentação saudável, mas se os incômodos persistirem, é fundamental dirigir-se até uma pediatra, para que a mesma avalie e prescreva um tratamento para seu filho, se necessário. Abraços!
-
Raiane
minha bebe tem 07 meses e não ta conseguindo durmir a noite ..Notei que ela sente umas pontadas na barriguinha que ela se inclina pra trás..E quando eu coloco a minha mão na barriguinha dela sinto ums barulhos .Pode ser gazes ?Ou alguma coisa a mais grave ?
-
Paula
minha bebe tem 02 meses e vive botando gases, ela faz isso desde que nasceu, mas agora tem vindo com muito fedor, tanto as fezes como os gases que são muito frequente, não sei o que fazer, é normal uma criança de 2 meses deitar tandos gases? e outra ela fica muitos dias pra fazer coco.
-
Keilya
Oi meu filho tem 2 aninhos e sofre muito com gases desde os primeiros meses de vida, ultimamente quando ta muito forte a barriga dele fica igual um balão quando está assim quase não se alimentar com nada as vezes toma o mingal dele as 6 hrs da manhã e só vai comer a noite depois das 22 hrs o restante desse entervalo só tomar sucos, faço sucos naturais , já levei em vários médicos e nada só me receita simeticona é o que aliviar raramente solta pum . Já não sei o que fazer, quando esta bem come de tudo
-
MARIA
Boa noite, tenho um filho de 9 anos e ultimamente está com excesso de gases na barriga toda, parte superior e inferior. Tudo o que come piora os gases, já não sei o que fazer com essa situação, comecei a dá remédio de verme e a impressão que tive foi de aumento de gases, isso é normal, devo dá o remédio todo ou suspender por enquanto!? Gostaria de saber, se vcs sabem a causa dele está assim. Agradeço a atenção!
-
Lanny
Boa tarde!O meu bebê tem um ano e três meses,e ele está com muita gases e com um barulho na barriga.o que devo fazer?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Lanny. No momento do desconforto indicamos que faça massagem para eliminação desses gases, a primeira forma é colocar o bebê deitado de costas e flexionar as pernas dele, fazendo com que as coxas fiquem sobre a barriga, isso irá pressionar o abdome e facilitará a eliminação dos gases. Outra técnica é fazer massagens circulares suaves na região do abdome com as palmas das mãos de baixo para cima e em sentido horário por entre cinco e dez minutos. Alguns especialistas indicam que estimular caminhadas é uma forma de aumentar o peristaltismo (movimento natural do intestino) e isso facilita a eliminação dos gases. Mas é importante observar se isso é um problema recorrente e se for, procurar auxílio do pediatra para identificarem a causa e um tratamento adequado. Estimamos melhoras ao seu bebê. Abraços!
-
Maciel
Minha filha tem 11 meses e tem noites que ela não dormi com gases presso será que é algum alimento que minha esposa da a ela
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Maciel. Alguns alimentos aumentam a produção de gases durante a digestão, alguns exemplos são: feijão, o milho, o brócolis, os derivados do leite, excesso de gordura, proteínas e carboidratos. De acordo como o pediatra Bruno Amaral é preciso verificar se quando a criança ingere algum desses alimentos há aumento da produção de gases e se houver o ideal é restringir a ingestão, mas é bom consultar um pediatra ou nutricionista para que a criança tenha uma dieta rica e diversificada. Temos dicas de massagens para eliminação desses gases, a primeira é colocar o bebê deitado de costas e flexionar as pernas dele, fazendo com que as coxas fiquem sobre a barriga, isso irá pressionar o abdome e facilitará a eliminação dos gases. Outra técnica é fazer massagens circulares suaves na região do abdome com as palmas das mãos de baixo para cima e em sentido horário por entre cinco e dez minutos. Fica aqui uma dica de leitura: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas-digestivos/crianca-excesso-gases-dieta. Estimamos melhoras ao seu bebê. Abraços!
-
JOELMA
Bom dia! Tenho uma filha de 6 anos ela já está sentindo dores abdominais ha 2 semanas levei ela pra fazer uma ultra deu tudo ok mas as dores continuam ela solta muito gase fétidos e todos dos dias sente dores fortes. e tão dificil eliminar os gases assim, ela ta fazendo uso do simeticona constantemente
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.