Cozinhar apropriadamente os alimentos pode eliminar micro-organismos que causam diarreia?


  • +A
  • -A

Boa parte dos casos de diarreia é causada por bactérias e outros micro-organismos que conseguem entrar no corpo humano e, depois, se multiplicar. Em muitas situações, estes seres vivos estão presentes na água e em alimentos contaminados. Este problema pode ser evitado se os ingredientes forem manipulados e preparados da forma correta.

 

Temperatura alta do cozimento mata bactérias e outros micro-organismos

 


Os cuidados devem começar antes mesmo de pegar nos alimentos.
As mãos devem estar bem limpas, assim como os utensílios utilizados para preparar as refeições. A cozinha precisa estar livre de restos de comida, as lixeiras devem estar tampadas e animais não devem ficar por perto. Preferencialmente, faça a comida perto da hora de servi-la.

A temperatura de cozimento é muito importante para eliminar os micro-organismos que causam diarreia. “Temperaturas superiores a 75ºC e a manutenção térmica dos alimentos, acima de 60°C e abaixo de 4°C, tendem a minimizar muito os riscos”, afirma o biomédico Roberto Figueiredo. As bactérias, por exemplo, tendem a se reproduzir em temperaturas entre 15°C e 70°C.

 

O uso de utensílios de plástico e polietileno reduz risco de contaminação

 


Verduras, legumes e frutas devem ser lavadas antes do preparo, utilizando o hipoclorito de sódio ou uma colher de sopa de água sanitária misturada em um litro de água. O Ministério da Saúde recomenda ainda não misturar alimentos crus com cozidos e dar preferência a colheres de plástico e tábuas de polietileno no lugar de utensílios de madeira. Além disso, evite tossir ou espirrar na direção dos alimentos.

Um alimento mal preparado e armazenado de maneira incorreta pode provocar diversos problemas de saúde. “São as chamadas DVAs, doenças veiculadas por alimentos, como salmoneloses e outras infecções bacterianas alimentares, infecções alimentares, verminoses e viroses. Clinicamente, temos processos de diarreia, vômitos, cólicas e desidratação, que podem levar o paciente à morte”, alerta o especialista.

 

Dr. Roberto Martins Figueiredo, o Doutor Bactéria, é biomédico, especializado em Saúde Pública pela Fundação Getúlio Vargas e diretor da Microbiotécnica. CRBM: 1003

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Cozinhar apropriadamente os alimentos pode eliminar micro-organismos que causam diarreia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.