Como lavar os alimentos para evitar a contaminação por bactérias?


  • +A
  • -A

Mais de 250 doenças ao redor do mundo são transmitidas por alimentos contaminados por vírus, fungos, bactérias e outros parasitas, segundo o Ministério da Saúde. Entre essas bactérias está a H. pylori, que causa dolorosas úlceras estomacais. Ter práticas corretas de higiene é uma das principais formas de se prevenir desse tipo de problema de saúde.

 

Solução com cloro ajuda a eliminar bactérias

 

A higienização dos alimentos crus antes do consumo é fundamental para evitar a contaminação por bactérias, por exemplo. “Essa higienização pode ser feita lavando ou colocando os alimentos de molho em uma solução que contenha cloro por cerca de 15 minutos”, afirma o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano.

A recomendação do Ministério da Saúde é preparar a solução com 10 ml de hipoclorito de sódio a 2,5%, ou uma colher de sopa, para cada litro de água tratada. Nela, mergulhe frutas, verduras e legumes. Já os ovos devem ser lavados em água corrente e potável antes do preparo.  É importante ainda sempre escolher alimentos frescos, com boa aparência e dentro do prazo de validade.

 

Lavar as mãos diminui risco de contaminação

 

Segundo Maximiano, quem for preparar as refeições deve ter cuidado também com a higienização das mãos, que devem ser lavadas com água e sabão antes de manusear os produtos. A mesma precaução vale para as superfícies em que serão colocados os alimentos e para utensílios como garfos, facas e colheres, que serão utilizados no preparo dos pratos.

Antes de colocar a mão na massa, é importante também verificar se os alimentos estavam armazenados na temperatura correta e em ambientes limpos. Além disso, para prevenir a contaminação das refeições prontas, é necessário evitar o contato com alimentos crus, especialmente aqueles que ainda não foram higienizados.

 

Dados do Ministério da Saúde: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/doencas-transmitidas-por-alimentos

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fabio Luiz Maximiano

Dr. Fabio Luiz Maximiano

Gastroenterologia

CRM: 117078 / SP

TAGS
alimentacao
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como lavar os alimentos para evitar a contaminação por bactérias?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.