Como evitar novas infecções de bactérias que causam úlceras estomacais?


  • +A
  • -A

As úlceras estomacais são feridas que – como o nome sugere – aparecem na região do estômago. Elas podem ser provocadas pela ação no organismo de uma bactéria chamada Helicobacter pylori (ou simplesmente H. pylori). A infecção ocorre por meio da saliva, contato com fezes ou alimentos contaminados e tem como principal sintoma a dor intensa no estômago, resultante da úlcera formada.

Prevenção contra o H. pylori e as úlceras estomacais


Portanto, para evitar infecções – sejam elas nova ou a primeira – é importante que você evite o contato com esses elementos contaminados. Para não correr esse risco, busque ter bastante cuidado no dia a dia com a higiene pessoal e com a
ingestão de alimentos e água, principalmente, pois o contato com sujeira e o consumo de bebidas e comidas contaminadas pode ser o suficiente para acabar sofrendo com o problema.

“Deve-se ter atenção para evitar a ingestão de água e alimentos contaminados. Portanto, o consumo de água não filtrada e de alimentos crus em locais em que as condições de higienização destes não são confiáveis não pode ocorrer de maneira alguma. Além disso, lavar bem as mãos sempre após o uso do banheiro e antes do preparo e consumo de alimentos”, informa o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano.


Tratamento para controlar os efeitos da
H. pylori no organismo


Por mais que o número de pessoas infectadas pela
H. pylori seja muito grande, a infecção não deve ser tratada como se fosse algo trivial, pois pode trazer consequências sérias. Estudos apontam relação da bactéria com o desenvolvimento de câncer na região do estômago, então, todo cuidado é pouco. Assim que surgirem os primeiros indícios, busque um médico para investigar e iniciar o quanto antes o tratamento adequado.

O tratamento da infecção da H. pylori é feito com uso de antibiótico, mas outros medicamentos podem ser utilizados como auxiliares no tratamento. Por exemplo, remédios para diminuir a acidez no estômago e amenizar os sintomas da infecção, como as úlceras. Os médicos também costumam indicar mudanças na dieta, excluindo o consumo de alimentos que afetam mais o estômago, como café, refrigerantes e comidas muito gordurosas.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fabio Luiz Maximiano

Dr. Fabio Luiz Maximiano

Gastroenterologia

CRM: 117078 / SP

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como evitar novas infecções de bactérias que causam úlceras estomacais?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.