Comer muito chocolate pode provocar gases intestinais?


  • +A
  • -A

Apesar de ser adorado pela maioria das pessoas, o chocolate é um alimento que pode contribuir para a formação de gases intestinais, especialmente quando consumido em excesso. Sendo assim, pode haver indicação para que seu consumo seja limitado ou até mesmo evitado, caso a quantidade de gases produzidos traga complicações.

Gases produzidos pelo consumo de chocolate podem gerar desconforto


O excesso de gases gerado por alimentos como o chocolate resulta em um acúmulo no intestino que tende a trazer
desconforto, dor e inchaço abdominais. Consumir chocolate moderadamente pode ajudar a evitar os sintomas, mas dependendo do grau de sensibilidade da pessoa, uma ingestão mínima pode ser suficiente para que esses inconvenientes se façam presentes.

O consumo excessivo de chocolate pode provocar gases intestinais devido à fermentação de carboidratos (frutoses) presentes no alimento. A produção de gases é proporcional à quantidade de chocolate ingerida, ou seja, quanto maior o consumo, maior a probabilidade de formar mais gases”, explica o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Relação entre chocolate e gases intestinais


O efeito do chocolate em termos de produção de gases intestinais tende a variar entre as pessoas, o que significa que algumas podem ter problemas ao ingerirem uma quantidade maior do alimento, enquanto outras podem não apresentar alteração alguma. Independentemente disso, é indicado não exagerar, pois todo excesso aumenta as chances de problemas.  

A relação da alimentação com a produção de gases é tão intensa, que a ingestão de chocolate e outras comidas que geram o mesmo efeito por mulheres que estão amamentando pode provocar cólicas em seus bebês. Além do chocolate, recomenda-se que as mulheres nesta condição evitem também couve, repolho, feijão e refrigerantes.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Comer muito chocolate pode provocar gases intestinais?"

Dercio Paganini

Tenho experiência própria pois comi ontem à noite 2 bombons de chocolate um branco e outro escuro, e quando chegou às 3 horas da manhã fui obrigado a me levantar e correr ao banheiro, onde expeli muitos gases, mas isso não foi apenas uma vez, pois voltei a dormir e assim voltou a suceder às 3:45, às 4:40; às 5:30, sempre expelindo muitos gases juntamente com as fezes. Então, tome muito cuidado. Se for comer chocolate, evite comer à noite e coma apenas meio bombom.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.