Endoscopia e colonoscopia: devemos tomar remédio para eliminação dos gases?


  • +A
  • -A
Imagem do post Endoscopia e colonoscopia: devemos tomar remédio para eliminação dos gases?

Endoscopia e colonoscopia são exames que ajudam na investigação de doenças do trato digestório. Eles permitem tratar diversos problemas, visualizar a mucosa e coletar material para análise. É recomendado, antes de sua realização, o uso de medicamentos que eliminem os gases, no intuito de facilitar o procedimento.

 

Uso de medicamentos na endoscopia e colonoscopia

 


“Antes da endoscopia digestiva alta recomenda-se o uso da
dimeticona ou simeticona, um silicone antiespumante, pois ele reduz a formação de bolhas e espuma e facilita a avaliação adequada da mucosa durante o exame. Na colonoscopia não se usa rotineiramente a dimeticona durante o exame, mas ela pode ser usada depois”, explica o gastroenterologista Stéfano Gonçalves.

Segundo o médico, não há risco para a realização dos exames sem a medicação, exceto o de alguma lesão pequena não ser observada durante o exame endoscópico. “Exames endoscópicos são considerados muito seguros quando realizados por profissional capacitado, equipamentos adequados e monitorização do paciente”, explica.

 

Endoscopia e colonoscopia são seguras

 


O risco de complicações na endoscopia digestiva alta é de menos de 0,5%, com risco de mortalidade muito inferior a isso, na análise do Dr. Stéfano. “As complicações cardiopulmonares da endoscopia, embora raras, geralmente estão associadas à sedação e, principalmente, a pacientes idosos e portadores de doenças cardíacas ou pulmonares. Para esses pacientes, geralmente recomenda-se a realização do exame com a presença de anestesista”.

Apesar de um terço dos pacientes apresentarem sintomas após a realização da colonoscopia, complicações sérias em exames de rotina são muito incomuns. “Ao redor de 0,28%”, afirma Stéfano.

As complicações mais comuns na colonoscopia (hemorragia e perfuração) estão relacionadas à polipectomia, procedimento para retirada de pólipo (uma ‘verruga’) encontrado durante o exame. “Pólipos no intestino grosso podem se tornar malignos com o passar dos anos e são retirados durante a colonoscopia para prevenir o câncer colorretal”.

 

Dr. Stéfano Gonçalves Jorge é gastroenterologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua no Centro Clínico Castelo e no Hepcentro. CRM-SP: 88173

Foto: Shutterstock

TAGS
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Endoscopia e colonoscopia: devemos tomar remédio para eliminação dos gases?"

rose

Sinto dor parece gases pós colonoscopia é normal e o q devo fazer

Cuidados Pela Vida

Oi Rose, caso os sintoma persista, recomendamos que você retorne em consulta para uma reavaliação. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.