Quais são as principais características da ascaridíase, também conhecida como lombriga?


  • +A
  • -A

As parasitoses intestinais são um grave problema de saúde ao redor do mundo, atingindo cerca de 25% da população, especialmente as crianças de países em desenvolvimento. Essas infecções são causadas por parasitas e um deles é a lombriga (Ascaris lumbricoides), o verme responsável por causar a ascaridíase.

 

Ascaridíase pode causar diarreia e desnutrição

 

“A ascaridíase é a lombriga, a parasitose intestinal mais comum. Provoca diarreia, perda de peso por desnutrição e, em casos mais graves, pode causar até obstrução intestinal”, afirma o infectologista Fernando Luiz de Andrade Maia. Outros sintomas que podem aparecer são cólicas, náuseas, febre e dores abdominais.

A lombriga é contraída por meio do consumo de alimentos e de água contaminados pelo contato com fezes humanas com os ovos do verme. No corpo humano, a larva sai do ovo no intestino delgado e pode chegar no fígado e nos pulmões, onde pode causar pneumonia. Na vida adulta, a lombriga pode medir até 30 centímetros de comprimento.

 

Lavar as mãos com frequência é importante para evitar a lombriga

 

Segundo o infectologista, existem maneiras de se prevenir da ascaridíase, como não ingerir terra. “Em primeiro lugar, consumindo apenas água tratada e alimentos bem lavados, principalmente frutas e verduras, e em segundo lugar, lavando as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro”, aconselha Maia. Além disso, defecar somente no vaso sanitário ajuda a evitar a transmissão para outras pessoas.

Quem não adotou as medidas preventivas e notou os sintomas da ascaridíase deve ir ao médico para receber o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. O combate à lombriga deverá ser feito com medicamentos orais específicos para matar o verme, mas também podem ser receitados outros remédios para aliviar os sintomas.

 

Dr. Fernando Luiz de Andrade Maia é infectologista, formado em Medicina pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), onde também fez residência médica em Infectologia. Atua em Maceió (AL). CRM-AL: 3767

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as principais características da ascaridíase, também conhecida como lombriga?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.