A baixa imunidade pode dificultar o tratamento de uma parasitose intestinal?

  • +A
  • -A

Amebíase, giardíase e teníase são algumas das parasitoses intestinais mais comuns. Essas infecções são causadas por micro-organismos que se instalam no intestino delgado ou grosso e se multiplicam, podendo causar febre e diarreia, por exemplo. Quem tem baixa imunidade apresenta maiores chances de ter um quadro mais complicado de parasitose intestinal, geralmente com sintomas mais graves.

“Enquanto pacientes com uma parasitose intestinal e imunidade adequada, na maioria das vezes, apresentam poucos sintomas, os pacientes com imunidade baixa podem apresentar diarreia muito importante, o que aumenta até mesmo o risco de óbito”, afirma a gastroenterologista Amanda Medeiros. 

Baixa imunidade torna tratamento da parasitose intestinal mais demorado


Esse quadro parasitose intestinal associado a problemas no funcionamento do sistema imunológico dificulta o tratamento contra o parasita. “O tratamento
pode ser mais difícil nas pessoas com imunidade baixa pois não raramente estas pessoas estão infectadas por múltiplos parasitas ao mesmo tempo”, explica a médica. 

Outra consideração fundamental a respeito das parasitoses intestinais é que o tratamento cura a doença atual, mas não impede a reinfecção. Portanto, o acompanhamento médico regular dos pacientes com imunidade baixa é essencial para diagnosticar e tratar rapidamente essas infecções causadas por parasitas. 

Medidas para melhorar a imunidade são necessárias


Além de
fazer o tratamento corretamente, com o uso do medicamento antiparasitário indicado pelo médico, é importante também adotar medidas para melhorar a imunidade. De acordo com Dra. Amanda, isso deve ser feito buscando uma rotina mais saudável. Ela cita como exemplo uma alimentação rica em frutas, verduras, fibras e carnes magras

“Evitar o uso de corticoides sem orientação médica, evitar fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, realizar atividade física regularmente, tomar sol, diminuir as fontes de estresse” são outras atitudes recomendadas pela gastroenterologista. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Medeiros

Dra. Amanda Medeiros

Gastroenterologia

CRM: 20085 / SC

TAGS
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "A baixa imunidade pode dificultar o tratamento de uma parasitose intestinal?"

Emanuel

Sinto cansaso perca de peso dor de baixo das costelas dor na boca d estômago tipo tudo q eu como depois sinto um goto da comida bem n garganta tipo q ela tá vindo i fico quente p dentro

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.